Salário para o cargo de Gerente de teleprocessamento
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de teleprocessamento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de teleprocessamento

Um Gerente de teleprocessamento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.081,29 e R$ 26.845,70, com a média salarial de R$ 9.493,84 e o salário mediana em R$ 7.367,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de teleprocessamento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.493,84 113.926,14 2.373,46 45,22
1º Quartil 2.081,29 24.975,51 520,32 9,91
Salário Mediana 7.367,50 88.410,00 1.841,88 35,09
3º Quartil 20.473,68 245.684,12 5.118,42 97,51
Teto Salarial 26.845,70 322.148,39 6.711,42 127,86


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.239 - 26.983 12.570,31 4.238,88 12.000,00 22.277,44 26.983,11
Rio de Janeiro - RJ 1.310 - 26.250 10.148,48 1.309,50 9.500,00 21.672,33 26.250,17
Barueri - SP 6.401 - 24.128 12.597,05 6.401,09 12.000,00 19.919,89 24.127,56
Belo Horizonte - MG 1.620 - 26.330 10.292,41 1.620,37 8.400,00 21.737,91 26.329,61
Brasília - DF 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Campinas - SP 2.583 - 21.882 10.287,69 2.582,63 10.500,00 18.065,62 21.881,62
Porto Alegre - RS 2.460 - 29.473 11.906,36 2.460,32 9.000,00 24.333,33 29.473,26
Curitiba - PR 3.362 - 34.258 12.922,22 3.361,58 9.000,00 28.283,33 34.257,62
Recife - PE 2.820 - 15.757 6.474,69 2.820,00 5.000,00 13.009,40 15.757,37
Goiânia - GO 2.392 - 13.495 5.165,39 2.392,24 3.500,00 11.141,52 13.494,94
Fortaleza - CE 1.880 - 12.239 4.988,87 1.880,00 4.055,78 10.104,27 12.238,59
Uberlândia - MG 5.790 - 23.489 12.779,63 5.789,69 13.000,00 19.392,63 23.488,94
São José dos Campos - SP 1.989 - 8.543 3.545,45 1.989,00 2.596,50 7.053,48 8.543,39
Salvador - BA 2.502 - 15.226 6.916,82 2.502,25 6.322,23 12.570,38 15.225,62
Joinville - SC 2.958 - 25.029 11.096,94 2.958,47 9.800,00 20.664,34 25.029,27
Niterói - RJ 2.667 - 7.267 4.198,72 2.666,67 3.750,00 6.000,00 7.267,38
Mogi das Cruzes - SP 1.859 - 19.662 7.939,09 1.859,33 9.114,41 16.232,95 19.661,84
Blumenau - SC 5.593 - 12.966 8.292,02 5.593,00 8.200,00 10.705,06 12.966,29
São Caetano do Sul - SP 2.700 - 47.191 20.630,39 2.700,00 21.500,00 38.961,61 47.191,47
Maringá - PR 2.360 - 12.658 5.955,76 2.360,08 4.785,67 10.450,52 12.657,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.108 - 25.777 11.315,80 3.107,85 10.517,89 21.281,60 25.776,91
Rio de Janeiro 1.389 - 23.475 8.195,65 1.388,89 5.500,00 19.381,34 23.475,26
Minas Gerais 1.523 - 21.698 7.981,54 1.522,82 5.824,04 17.914,13 21.698,14
Santa Catarina 1.619 - 16.003 6.426,18 1.619,07 5.008,50 13.211,89 16.002,64
Paraná 2.185 - 24.031 8.570,83 2.184,60 5.793,29 19.839,91 24.030,69
Rio Grande do Sul 1.957 - 22.779 7.971,37 1.956,53 5.488,65 18.806,57 22.779,08
Distrito Federal 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Goiás 1.511 - 11.313 4.427,35 1.510,71 3.210,00 9.340,25 11.313,20
Ceará 2.056 - 13.613 5.303,17 2.056,43 3.750,00 11.238,89 13.612,88
Pernambuco 1.960 - 95.674 21.511,16 1.959,57 5.000,00 78.989,28 95.674,19
Bahia 1.387 - 13.388 5.384,46 1.387,28 4.561,05 11.052,93 13.387,64
Mato Grosso 1.440 - 15.119 4.742,52 1.440,33 2.300,00 12.482,30 15.118,93
Pará 1.335 - 12.563 3.852,38 1.334,61 1.869,19 10.372,50 12.563,48
Espírito Santo 1.922 - 9.792 4.327,41 1.921,78 3.250,00 8.084,53 9.792,23
Mato Grosso do Sul 1.144 - 7.267 3.187,10 1.144,00 2.561,50 6.000,00 7.267,38
Sergipe 1.800 - 7.873 3.198,36 1.800,00 2.549,25 6.500,00 7.873,00
Alagoas 1.065 - 14.898 3.875,22 1.065,00 2.112,57 12.300,00 14.898,13
Amazonas 1.800 - 13.566 4.151,20 1.800,00 3.116,09 11.200,00 13.565,78
Rio Grande do Norte 1.455 - 3.876 2.110,92 1.454,60 2.000,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de teleprocessamento

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • interagir com outras Áreas;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • validar soluções;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • coordenar implantação do projeto;
    • analisar demandas;
    • garantir integração dos produtos;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • aprovar produtos do projeto;
    • registrar ocorrências;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • demonstrar organização;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • trabalhar em equipe;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • traçar plano de contingência;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • estabelecer prioridades;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • analisar escopo do negócio;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • divulgar resultados da área;
    • elaborar análise de risco;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • estabelecer metas;
    • divulgar planos e metas da área;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • demonstrar expressão verbal;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • antever cenários futuros;
    • adaptar-se a mudanças;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • identificar necessidades de clientes;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • dispensar funcionários;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • estimar benefícios de soluções;
    • controlar escopo do projeto;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • controlar situações adversas;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • relatar andamento de projetos;
    • corrigir desvios;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • negociar com fornecedores;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • conduzir reuniões;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • distribuir serviços à equipe;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • demonstrar liderança;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • promover integração da equipe;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • controlar andamento do projeto;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • tomar decisões;
    • traçar plano de comunicação;
    • demonstrar proatividade;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • monitorar resultados;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • acionar plano de contingência;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • homologar plano de contingência;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • revisar pontos auditados;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • selecionar profissionais;
    • analisar qualidade de soluções propostas;


    Setores que mais contratam Gerente de teleprocessamento no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Filólogos, tradutores ,intérpretes

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