Salário para o cargo de Vendedor porta a porta
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor porta a porta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor porta a porta

Um Vendedor porta a porta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.115,46 e R$ 2.673,48, com a média salarial de R$ 1.454,42 e o salário mediana em R$ 1.236,27 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor porta a porta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.454,42 17.453,03 363,60 6,77
1º Quartil 1.115,46 13.385,53 278,87 5,19
Salário Mediana 1.236,27 14.835,24 309,07 5,75
3º Quartil 2.038,91 24.466,96 509,73 9,48
Teto Salarial 2.673,48 32.081,81 668,37 12,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.171 - 4.687 1.953,03 1.171,48 1.356,06 3.869,84 4.687,27
Curitiba - PR 1.055 - 2.658 1.382,99 1.055,42 1.100,00 2.194,08 2.657,53
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.661 1.438,03 1.093,96 1.195,43 2.196,95 2.661,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.434 1.704,25 1.160,08 1.375,01 2.835,29 3.434,18
Santa Luzia - MG 1.057 - 1.361 1.074,90 1.057,45 1.059,18 1.123,44 1.360,74
Contagem - MG 1.075 - 1.840 1.191,56 1.074,57 1.077,00 1.518,83 1.839,65
Goiânia - GO 995 - 2.242 1.283,08 995,42 1.130,00 1.851,05 2.242,04
Porto Alegre - RS 1.108 - 2.647 1.455,27 1.108,06 1.228,00 2.185,14 2.646,70
Fortaleza - CE 1.044 - 1.884 1.197,26 1.044,20 1.100,00 1.555,30 1.883,83
Campinas - SP 1.277 - 2.831 1.579,07 1.276,75 1.344,00 2.337,30 2.831,00
Salvador - BA 1.051 - 2.100 1.280,16 1.051,28 1.200,00 1.734,12 2.100,41
Montes Claros - MG 1.045 - 1.359 1.064,32 1.045,00 1.045,00 1.122,29 1.359,36
Brasília - DF 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Recife - PE 1.048 - 2.023 1.258,01 1.047,72 1.150,00 1.670,08 2.022,86
Ribeirão Preto - SP 1.086 - 2.384 1.393,15 1.086,08 1.262,09 1.968,36 2.384,13
Londrina - PR 1.049 - 2.131 1.322,21 1.048,99 1.290,00 1.759,40 2.131,04
São José dos Pinhais - PR 1.258 - 2.527 1.558,21 1.258,35 1.398,00 2.086,34 2.527,04
São José dos Campos - SP 1.319 - 2.158 1.483,14 1.319,15 1.401,00 1.781,74 2.158,10
João Pessoa - PB 1.072 - 1.960 1.234,45 1.072,23 1.110,00 1.618,02 1.959,79
Aracaju - SE 1.051 - 1.629 1.145,26 1.051,05 1.093,00 1.344,72 1.628,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.145 - 3.532 1.702,27 1.144,81 1.356,06 2.916,05 3.532,01
Minas Gerais 1.052 - 2.144 1.263,58 1.051,96 1.108,00 1.770,04 2.143,93
Paraná 1.068 - 2.539 1.443,86 1.067,86 1.366,00 2.096,07 2.538,82
Rio Grande do Sul 1.142 - 2.701 1.507,97 1.142,16 1.316,50 2.230,24 2.701,33
Santa Catarina 1.225 - 2.859 1.602,23 1.224,78 1.391,00 2.360,34 2.858,91
Rio de Janeiro 1.170 - 2.803 1.532,77 1.170,17 1.295,00 2.314,03 2.802,83
Bahia 1.043 - 1.862 1.208,56 1.043,40 1.124,00 1.537,56 1.862,33
Goiás 1.006 - 2.157 1.267,57 1.006,11 1.120,00 1.780,45 2.156,53
Pernambuco 1.040 - 1.883 1.209,91 1.039,99 1.100,00 1.554,32 1.882,64
Ceará 1.044 - 1.780 1.173,52 1.044,30 1.099,00 1.469,76 1.780,21
Espírito Santo 1.085 - 2.000 1.261,87 1.084,79 1.143,93 1.651,34 2.000,15
Maranhão 1.065 - 1.566 1.151,57 1.065,13 1.110,71 1.293,27 1.566,45
Pará 1.040 - 1.723 1.189,07 1.040,29 1.153,21 1.422,73 1.723,26
Paraíba 1.062 - 2.394 1.318,67 1.062,49 1.110,00 1.976,22 2.393,66
Mato Grosso 1.067 - 2.700 1.436,83 1.067,13 1.171,00 2.229,46 2.700,38
Mato Grosso do Sul 1.130 - 2.302 1.381,53 1.130,44 1.226,00 1.900,30 2.301,71
Distrito Federal 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Sergipe 1.034 - 1.618 1.138,46 1.034,27 1.093,00 1.336,08 1.618,30
Rondônia 1.110 - 1.890 1.251,11 1.110,47 1.178,00 1.560,80 1.890,49
Piauí 1.074 - 1.611 1.153,95 1.073,66 1.105,58 1.330,41 1.611,43
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.715 1.147,43 1.041,71 1.055,00 1.416,14 1.715,28
Amazonas 1.051 - 6.051 2.086,18 1.051,39 1.155,00 4.995,81 6.051,07
Alagoas 1.046 - 2.663 1.359,94 1.046,01 1.100,00 2.198,89 2.663,36
Acre 1.028 - 1.485 1.110,75 1.027,88 1.100,00 1.226,43 1.485,49
Amapá 1.041 - 1.479 1.092,19 1.041,18 1.045,00 1.220,81 1.478,68
Tocantins 1.070 - 1.712 1.169,85 1.070,28 1.087,68 1.413,84 1.712,48
Roraima 1.060 - 1.477 1.106,61 1.059,98 1.076,25 1.219,48 1.477,07


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor porta a porta

Vendedores em domicílio devem:

  • levantar o perfil do consumidor;
  • fechar contratos de venda;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes no pós-venda;
  • visitar consumidor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • relacionar-se com setores da empresa;
  • planejar vendas;

  • Atividades

    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • contatar consumidor por telefone;
    • dar provas de responsabilidade;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • explicar as características dos produtos;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • fazer itinerário de visitas;
    • organizar-se;
    • receber pagamento do produto;
    • comunicar-se;
    • requisitar material de consumo;
    • fazer entrega de produtos;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • agendar horários para visitas;
    • agir com ética;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • enviar brindes;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • protocolar contrato;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • explicar formas de pagamento;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • calcular o custo do produto;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • definir formas de pagamento;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • programar execução de serviços;
    • visitar clientes no período de garantia;
    • dar provas de controle emocional;
    • demonstrar empatia;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • utilizar noções de informática;
    • solicitar dados do cliente;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • verificar necessidades;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • motivar-se;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • explicar objetivos da visita;
    • comprar produtos para demonstração;
    • demonstrar persuasão;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • atualizar tabela de valores;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • dar provas de boa dicção;
    • discriminar tipos de produto;
    • manter boa apresentação pessoal;


    Setores que mais contratam Vendedor porta a porta no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços de funerárias
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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