Salário para o cargo de Técnico petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • coordenar o processo de produção;
  • programar atividades de produção petroquímica;

Atividades

  • distribuir tarefas à equipe;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • implantar programas institucionais;
  • divulgar conhecimentos;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • comunicar-se;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • identificar situações de risco;
  • promover a motivação da equipe;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • demonstrar criatividade;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • identificar necessidades de treinamento;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • implementar ações corretivas;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • coletar amostras de produtos;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • controlar o cronograma de produção;
  • compartilhar tarefas;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • requisitar serviços complementares;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • tomar decisões;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;


Setores que mais contratam Técnico petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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