Salário para o cargo de Técnico em petroquímica
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico em petroquímica - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico em petroquímica

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • coordenar o processo de produção;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • implementar ações corretivas;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • implantar programas institucionais;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • desenvolver relações interpessoais;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • comunicar-se;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • demonstrar criatividade;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • admitir opiniões da equipe;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • divulgar conhecimentos;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • promover a motivação da equipe;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • controlar o cronograma de produção;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • compartilhar tarefas;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • identificar situações de risco;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • coletar amostras de produtos;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • requisitar serviços complementares;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • tomar decisões;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;


Setores que mais contratam Técnico em petroquímica no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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