Salário para o cargo de Técnico em petroquímica
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico em petroquímica - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico em petroquímica

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar o processo de produção;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;

Atividades

  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • comunicar-se;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • divulgar conhecimentos;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • promover a motivação da equipe;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • requisitar serviços complementares;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • distribuir tarefas à equipe;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • implantar programas institucionais;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • compartilhar tarefas;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • identificar necessidades de treinamento;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • controlar o cronograma de produção;
  • identificar situações de risco;
  • tomar decisões;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • implementar ações corretivas;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • coletar amostras de produtos;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • planejar desenvolvimento da equipe;


Setores que mais contratam Técnico em petroquímica no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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