Salário para o cargo de Técnico em petroquímica
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico em petroquímica - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico em petroquímica

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • coordenar o processo de produção;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;

Atividades

  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • promover a motivação da equipe;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • distribuir tarefas à equipe;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • admitir opiniões da equipe;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • compartilhar tarefas;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • identificar situações de risco;
  • controlar o cronograma de produção;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • coletar amostras de produtos;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • demonstrar criatividade;
  • implementar ações corretivas;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • divulgar conhecimentos;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • comunicar-se;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • implantar programas institucionais;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • requisitar serviços complementares;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • tomar decisões;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;


Setores que mais contratam Técnico em petroquímica no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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