Salário para o cargo de Técnico de sistemas industriais (petroquímica)
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de sistemas industriais (petroquímica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de sistemas industriais (petroquímica)

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar o processo de produção;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;

Atividades

  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • comunicar-se;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • compartilhar tarefas;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • promover a motivação da equipe;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • coletar amostras de produtos;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • identificar situações de risco;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • implementar ações corretivas;
  • implantar programas institucionais;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • divulgar conhecimentos;
  • demonstrar criatividade;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • requisitar serviços complementares;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • controlar o cronograma de produção;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • admitir opiniões da equipe;
  • tomar decisões;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • desenvolver relações interpessoais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;


Setores que mais contratam Técnico de sistemas industriais (petroquímica) no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




Profissões em Destaque: