Salário para o cargo de Técnico de sistemas industriais (petroquímica)
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de sistemas industriais (petroquímica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de sistemas industriais (petroquímica)

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • coordenar o processo de produção;

Atividades

  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • implementar ações corretivas;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • demonstrar criatividade;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • divulgar conhecimentos;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • compartilhar tarefas;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • implantar programas institucionais;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • comunicar-se;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • controlar o cronograma de produção;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • identificar situações de risco;
  • coletar amostras de produtos;
  • tomar decisões;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • requisitar serviços complementares;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • promover a motivação da equipe;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;


Setores que mais contratam Técnico de sistemas industriais (petroquímica) no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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