Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Taifeiro (exceto militares)
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- demonstrar competências pessoais;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- atender aos passageiros;
- trabalhar com segurança;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- preparar relatórios e ou documentação;
- agir em situações de emergência;
Atividades
- retirar anéis e alianças;
- limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
- demonstrar iniciativa;
- arrumar camarotes para passageiros;
- demonstrar liderança;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- demonstrar empatia;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- aquecer refeições;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- usar equipamentos de proteção;
- ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
- relatar as condições de limpeza;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- separar lixo reciclável;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
- agir com cortesia;
- dar provas de desprendimento;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- combater fogo a bordo;
- lavar utensílios de mesa;
- organizar os paióis (depósitos);
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- abandonar a embarcação;
- vender alimentos e bebidas;
- comunicar-se em outros idiomas;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- atualizar-se profissionalmente;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- identificar-se com a profissão;
- dar provas de agilidade;
- colocar bebidas no gelo;
- participar da organização do cardápio;
- fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- demonstrar organização;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- descartar alimentos com validade vencida;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- trabalhar em equipe;
- limpar os paióis da seção de câmara;
- declarar os pertences pessoais;
- providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- lavar as câmaras frigoríficas;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- trocar roupas de cama, mesa e banho;
Setores que mais contratam Taifeiro (exceto militares) no mercado de trabalho
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Agências de viagens
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte aquaviário para passeios turísticos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Escafandria e mergulho
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional
- Restaurantes e similares