Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Taifeiro (exceto militares)
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- preparar relatórios e ou documentação;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar competências pessoais;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- trabalhar com segurança;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- atender aos passageiros;
- agir em situações de emergência;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
Atividades
- arrumar camarotes para passageiros;
- vender alimentos e bebidas;
- colocar bebidas no gelo;
- declarar os pertences pessoais;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- demonstrar liderança;
- dar provas de agilidade;
- demonstrar iniciativa;
- limpar os paióis da seção de câmara;
- demonstrar organização;
- demonstrar empatia;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- atualizar-se profissionalmente;
- abandonar a embarcação;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- trabalhar em equipe;
- trocar roupas de cama, mesa e banho;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- combater fogo a bordo;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- relatar as condições de limpeza;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- participar da organização do cardápio;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- descartar alimentos com validade vencida;
- fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- aquecer refeições;
- agir com cortesia;
- dar provas de desprendimento;
- verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- identificar-se com a profissão;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- usar equipamentos de proteção;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- lavar as câmaras frigoríficas;
- organizar os paióis (depósitos);
- providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- lavar utensílios de mesa;
- comunicar-se em outros idiomas;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- retirar anéis e alianças;
- separar lixo reciclável;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
Setores que mais contratam Taifeiro (exceto militares) no mercado de trabalho
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Agências de viagens
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte aquaviário para passeios turísticos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Escafandria e mergulho
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional
- Restaurantes e similares