Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Taifeiro (exceto militares)
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- demonstrar competências pessoais;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- preparar relatórios e ou documentação;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- agir em situações de emergência;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- trabalhar com segurança;
- atender aos passageiros;
Atividades
- abandonar a embarcação;
- providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
- declarar os pertences pessoais;
- retirar anéis e alianças;
- atualizar-se profissionalmente;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- vender alimentos e bebidas;
- relatar as condições de limpeza;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- comunicar-se em outros idiomas;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- combater fogo a bordo;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- dar provas de desprendimento;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- identificar-se com a profissão;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- participar da organização do cardápio;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- demonstrar organização;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- demonstrar empatia;
- agir com cortesia;
- lavar utensílios de mesa;
- fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- separar lixo reciclável;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
- lavar as câmaras frigoríficas;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- trabalhar em equipe;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- colocar bebidas no gelo;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
- descartar alimentos com validade vencida;
- arrumar camarotes para passageiros;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- demonstrar liderança;
- demonstrar iniciativa;
- trocar roupas de cama, mesa e banho;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- dar provas de agilidade;
- organizar os paióis (depósitos);
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
- ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- limpar os paióis da seção de câmara;
- aquecer refeições;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- usar equipamentos de proteção;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
Setores que mais contratam Taifeiro (exceto militares) no mercado de trabalho
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Agências de viagens
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte aquaviário para passeios turísticos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Escafandria e mergulho
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional
- Restaurantes e similares