Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Taifeiro (exceto militares)
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- preparar relatórios e ou documentação;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- atender aos passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- agir em situações de emergência;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- trabalhar com segurança;
Atividades
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- demonstrar organização;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- abandonar a embarcação;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- comunicar-se em outros idiomas;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- arrumar camarotes para passageiros;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- limpar os paióis da seção de câmara;
- declarar os pertences pessoais;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- lavar as câmaras frigoríficas;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- descartar alimentos com validade vencida;
- organizar os paióis (depósitos);
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- retirar anéis e alianças;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- colocar bebidas no gelo;
- participar da organização do cardápio;
- agir com cortesia;
- lavar utensílios de mesa;
- usar equipamentos de proteção;
- ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
- atualizar-se profissionalmente;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- vender alimentos e bebidas;
- demonstrar liderança;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- combater fogo a bordo;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- separar lixo reciclável;
- providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
- aquecer refeições;
- trabalhar em equipe;
- identificar-se com a profissão;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- demonstrar empatia;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- relatar as condições de limpeza;
- fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- dar provas de desprendimento;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
- demonstrar iniciativa;
- verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
- dar provas de agilidade;
- trocar roupas de cama, mesa e banho;
Setores que mais contratam Taifeiro (exceto militares) no mercado de trabalho
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Agências de viagens
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte aquaviário para passeios turísticos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Escafandria e mergulho
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional
- Restaurantes e similares