Salário para o cargo de Supervisor de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bar

Um Supervisor de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.759,05 e R$ 4.996,94, com a média salarial de R$ 2.515,51 e o salário mediana em R$ 2.064,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.515,51 30.186,10 628,88 11,87
1º Quartil 1.759,05 21.108,61 439,76 8,30
Salário Mediana 2.064,00 24.768,00 516,00 9,74
3º Quartil 3.810,88 45.730,58 952,72 17,99
Teto Salarial 4.996,94 59.963,31 1.249,24 23,59


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.846 - 9.201 3.643,14 1.845,53 2.500,00 7.596,26 9.200,82
Rio de Janeiro - RJ 1.649 - 6.012 2.960,53 1.649,21 2.500,00 4.963,35 6.011,76
Brasília - DF 1.487 - 3.013 1.858,78 1.487,22 1.732,77 2.487,28 3.012,67
Belo Horizonte - MG 1.480 - 3.179 1.931,83 1.479,97 1.800,00 2.624,52 3.178,90
Curitiba - PR 1.738 - 3.632 2.236,49 1.738,30 2.061,00 2.998,96 3.632,44
Porto Alegre - RS 1.561 - 3.242 1.985,77 1.560,74 1.800,00 2.676,98 3.242,44
Goiânia - GO 1.479 - 3.101 1.895,40 1.479,45 1.800,00 2.560,26 3.101,06
Campinas - SP 1.827 - 3.482 2.207,08 1.826,75 2.000,50 2.874,54 3.481,72
Florianópolis - SC 1.754 - 3.667 2.215,02 1.753,78 2.000,00 3.027,84 3.667,41
Salvador - BA 1.477 - 2.913 1.831,30 1.477,04 1.700,00 2.405,23 2.913,28
Fortaleza - CE 1.449 - 3.185 1.914,27 1.449,18 1.800,00 2.629,43 3.184,84
Guarulhos - SP 1.734 - 3.384 2.220,18 1.734,05 2.151,00 2.793,85 3.383,99
Recife - PE 1.484 - 3.161 1.920,50 1.483,95 1.800,00 2.609,53 3.160,74
Ribeirão Preto - SP 1.762 - 3.307 2.164,77 1.762,08 2.100,00 2.730,28 3.306,99
Duque de Caxias - RJ 2.859 - 5.580 3.587,72 2.859,29 3.454,00 4.607,18 5.580,35
Porto Seguro - BA 1.675 - 3.962 2.234,36 1.674,82 1.924,00 3.270,88 3.961,79
Maringá - PR 1.680 - 3.285 2.128,78 1.680,31 2.076,00 2.711,81 3.284,63
Sorocaba - SP 1.951 - 3.593 2.457,69 1.951,47 2.500,00 2.966,67 3.593,32
Vitoria - ES 1.547 - 3.108 1.994,14 1.546,71 1.958,00 2.565,64 3.107,58
Londrina - PR 1.769 - 2.787 1.949,22 1.768,85 1.850,00 2.300,69 2.786,67


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.804 - 6.682 2.989,86 1.804,15 2.300,00 5.517,05 6.682,41
Rio de Janeiro 1.620 - 5.576 2.773,98 1.620,01 2.202,50 4.603,33 5.575,70
Minas Gerais 1.501 - 3.201 1.960,01 1.500,78 1.800,00 2.643,16 3.201,47
Santa Catarina 1.784 - 3.811 2.305,52 1.784,31 2.110,00 3.146,66 3.811,32
Paraná 1.708 - 3.433 2.137,07 1.707,91 2.000,00 2.833,99 3.432,61
Rio Grande do Sul 1.584 - 3.471 2.065,15 1.583,87 1.900,00 2.865,74 3.471,06
Goiás 1.485 - 3.382 2.001,89 1.485,32 1.851,00 2.791,90 3.381,63
Bahia 1.499 - 3.814 2.079,53 1.499,12 1.800,00 3.148,93 3.814,08
Distrito Federal 1.487 - 3.013 1.858,78 1.487,22 1.732,77 2.487,28 3.012,67
Espírito Santo 1.516 - 3.135 1.976,51 1.515,72 1.928,00 2.588,47 3.135,23
Mato Grosso 1.519 - 4.178 2.213,64 1.519,31 1.980,00 3.449,20 4.177,77
Pernambuco 1.485 - 3.189 1.931,11 1.485,13 1.800,00 2.632,58 3.188,66
Ceará 1.454 - 3.376 1.972,82 1.453,94 1.800,00 2.787,07 3.375,79
Pará 1.413 - 2.788 1.709,67 1.412,75 1.582,00 2.302,02 2.788,28
Rio Grande do Norte 1.441 - 2.729 1.734,42 1.441,33 1.626,00 2.253,06 2.728,97
Mato Grosso do Sul 1.483 - 3.079 1.884,20 1.482,93 1.785,00 2.542,20 3.079,18
Alagoas 1.479 - 4.036 2.110,33 1.479,12 1.808,00 3.331,88 4.035,68
Amazonas 1.498 - 2.680 1.799,36 1.497,92 1.696,50 2.212,83 2.680,25
Paraíba 1.473 - 2.941 1.846,81 1.472,98 1.713,00 2.428,50 2.941,47
Maranhão 1.425 - 2.711 1.735,33 1.425,33 1.600,00 2.237,89 2.710,60
Sergipe 1.417 - 2.688 1.745,06 1.417,43 1.700,00 2.219,14 2.687,89
Tocantins 1.446 - 2.471 1.701,24 1.445,50 1.720,00 2.040,00 2.470,91
Rondônia 1.425 - 3.036 1.745,57 1.425,00 1.500,00 2.506,66 3.036,14
Roraima 1.412 - 2.292 1.609,50 1.412,00 1.570,00 1.892,00 2.291,65
Piauí 1.457 - 4.070 2.073,88 1.457,00 1.700,00 3.360,00 4.069,73
Amapá 1.412 - 1.990 1.518,00 1.412,00 1.495,00 1.643,00 1.990,05


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • orientar execução dos serviços;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • executar preparação de bebidas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • manter boa postura pessoal;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • recepcionar clientes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • executar trabalho de subordinados;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar bom senso;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • planejar operações para datas especiais;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • registrar pedido do cliente;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • liderar equipe;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • verificar estado das instalações;
    • controlar emissão de comandas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • atender reclamações;
    • programar abastecimento dos setores;
    • demonstrar agilidade;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • manter-se atualizado;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • motivar funcionários;


    Setores que mais contratam Supervisor de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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