Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências sociais e humanas
- Cientistas sociais, psicólogos
- Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica trabalham, predominantemente, em órgãos da administração pública e em organismos e departamentos de pesquisas da esfera pública e privada, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Trabalham de forma individual ou em equipe interdisciplinar, sem supervisão, em ambientes fechados ou a ceu aberto, em horário diurno. Em algumas atividades podem estar sujeitos ao trabalho sob pressão que pode ocasionar estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica
O exercício desse cargo requer curso superior completo na área de atuação.
Funções e atividades do Sociólogo
Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica devem:
- gerir patrimônio histórico e cultural;
- avaliar políticas e programas públicos;
- realizar pesquisa de mercado;
- realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas;
- estudar o patrimônio arqueológico;
- organizar informações sociais, culturais e políticas;
- participar da gestão territorial e socioambiental;
- elaborar documentos técnico-científicos;
- demonstrar competências pessoais;
- participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos;
Atividades
- adaptar ao mercado local, instrumentos de pesquisa de mercado globais;
- definir metodologias de pesquisa;
- elaborar estudos etnográficos;
- identificar as informações existentes;
- avaliar a percepção do consumidor;
- realizar estudos sócio - econômicos;
- trabalhar em equipe;
- definir estratégias de implementação dos programas;
- elaborar artigos científicos;
- definir cronograma de implementação;
- capacidade de formulação teórica;
- caracterizar condições de vida da população;
- avaliar satisfação do consumidor;
- realizar pesquisas de opinião pública;
- avaliar projetos de pesquisa relativo ao patrimônio cultural;
- identificar demandas coletivas;
- recomendar ações mercadológicas;
- verificar o comportamento do consumidor no ponto de venda;
- investigar hábitos e atitudes de compras;
- delimitar terras de populações tradicionais (índios, quilombos e outras);
- levantar fontes de informação;
- estudar processos migratórios;
- inventariar patrimônio cultural;
- estudar organizações sociais;
- elaborar matérias temáticas para meios de comunicação;
- trabalhar em situações adversas;
- investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais;
- realizar educação para a preservação do patrimônio histórico e cultural;
- disseminar informações sobre o patrimônio;
- participar de estudos etno-ambientais;
- organizar uso e acesso a bens culturais;
- demonstrar rigor científico;
- capacitar agentes e multiplicadores;
- identificar perfil socioeconômico de usuários de programas públicos;
- realizar análise institucional;
- estudar identidade de grupos sociais;
- mensurar penetração e posicionamento de produtos no mercado;
- participar da implementação de projetos com populações tradicionais;
- estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas;
- participar de estudos demográficos;
- sistematizar dados primários e secundários;
- caracterizar o meio antrópico;
- subsidiar a formulação de leis de preservação;
- participar em processos de reassentamento de populações;
- realizar análise periciais;
- estruturar sistemas de informações;
- demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações;
- disponibilizar informações e dados;
- analisar resultados e impactos das políticas;
- estabelecer métodos de avaliação;
- pesquisar participarão política da sociedade;
- promover a participação das comunidades;
- fornecer subsídios para programas de zoneamento ecológico-econômico cultural;
- elaborar relatórios de avaliação;
- participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural;
- monitorar programas públicos;
- participar de programas de fiscalização de territórios tradicionais;
- pesquisar segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos sociais específicos);
- analisar processos decisórios;
- acompanhar implementação de políticas públicas;
- demonstrar capacidade analítica;
- mediar conflitos;
- estabelecer objetos e metas;
- definir indicadores de avaliação;
- elaborar instrumentos de coleta de dados;
- identificar vulnerabilidades dos programas;
- demonstrar capacidade de observação, descrição e registro;
- investigar instituições políticas;
- etnografar manifestações culturais materiais e imateriais;
- identificar terras de populações tradicionais (índios, quilombos e outras);
- analisar processos de mudança político-social;
- promover a participação da comunidade para preservação do patrimônio histórico e cultural;
- identificar atores envolvidos nos programas públicos;
- testar campanhas de publicidade;
- realizar teste de produtos junto ao consumidor;
- demonstrar capacidade de síntese;
- elaborar plano de ações;
- apontar ações corretivas;
- classificar dados coletados;
- levantar informações documentais e orais;
- capacitar equipes de pesquisa;
- pesquisar comportamento eleitoral;
- subsidiar planos de manejo;
- montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais;
- participar na definição de estratégia de campanhas políticas;
- elaborar diretrizes;
- realizar pesquisa comportamental;
Setores que mais contratam Sociólogo no mercado de trabalho
- Serviços de engenharia
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais