Salário para o cargo de Reparador de linhas e aparelhos
CBO 7313-20 > Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

Reparador de linhas e aparelhos - Descrição, atividades e funções do cargo

Preparam, instalam e reparam - em estabelecimentos comerciais, industriais, residenciais, rurais, urbanos e órgãos públicos - linhas e aparelhos de telecomunicações, equipamentos de comutação e telefonia, de transmissão e telefonia e de energia em telefonia. Reparam aparelhos de telecomunicações em laboratório. Instalam e mantêm redes de cabos. Controlam resultados de funcionamento de linhas, aparelhos, redes de cabos e equipamentos instalados, testando, analisando indicadores de desempenho e registrando informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica
      • Montadores e instaladores de equipamentos eletroeletrônicos em geral
        • Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).


O que é preciso para trabalhar na área dos Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

O exercício desse cargo requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Reparador de linhas e aparelhos

Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações devem:

  • controlar resultados de funcionamento;
  • reparar linhas e aparelhos de telecomunicações;
  • trabalhar com segurança;
  • preparar instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
  • instalar linhas e aparelhos de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • levantar material gasto;
  • apresentar soluções;
  • instalar telefones públicos;
  • zelar pelo patrimônio;
  • atualizar distribuidor geral (dg);
  • comunicar-se;
  • jampear armário de distribuição (ard);
  • identificar terminais telefônicos;
  • controlar-se emocionalmente;
  • fechar ordens de serviço;
  • utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo;
  • instalar linhas privadas (lp) e linhas privadas para comunicação de dados (lpcd);
  • disponibilizar documentação técnica;
  • identificar as causas dos defeitos;
  • instalar fiação interna;
  • aceitar ideias;
  • jampear terminais;
  • instalar telefones com sistemas de ondas portadoras;
  • seguir métodos e procedimentos;
  • atualizar armários de distribuição;
  • eliminar causas dos defeitos;
  • proteger o meio ambiente contra soluções tóxicas (baterias);
  • redirecionar ordem de serviços;
  • identificar conexões, pares, cabos e terminais;
  • aceitar materiais, serviços e equipamentos;
  • lidar com clientes;
  • armazenar equipamentos de energia;
  • substituir jumpers;
  • analisar indicadores de desempenho;
  • demonstrar organização;
  • transportar equipamentos de energia;
  • resolver situações inesperadas;
  • obedecer as normas de higiene e segurança no trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • interpretar ordens de serviço;
  • programar telefones públicos;
  • instalar fiação externa;
  • interpretar projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
  • prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia;
  • identificar pares em caixas terminais;
  • elaborar relatório final;
  • testar linhas telefônicas;
  • dirigir veículo, obedecendo as regras de trânsito;
  • planejar a instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
  • manter equipamentos de proteção limpos;
  • jampear distribuidor geral (dg);
  • instalar equipamentos terminais de assinantes;
  • selecionar materiais, ferramentas e equipamentos;


Setores que mais contratam Reparador de linhas e aparelhos no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Construção de edifícios
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Atividades de teleatendimento
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas




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