Salário para o cargo de Recepcionista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista

Um Recepcionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.486,45 e R$ 2.701,77, com a média salarial de R$ 1.707,63 e o salário mediana em R$ 1.609,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.707,63 20.491,52 426,91 8,00
1º Quartil 1.486,45 17.837,46 371,61 6,97
Salário Mediana 1.609,00 19.308,00 402,25 7,54
3º Quartil 2.060,49 24.725,83 515,12 9,66
Teto Salarial 2.701,77 32.421,25 675,44 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.518 - 2.988 1.862,14 1.517,58 1.726,00 2.467,15 2.988,29
Rio de Janeiro - RJ 1.438 - 2.722 1.713,52 1.437,89 1.588,00 2.247,71 2.722,49
Belo Horizonte - MG 1.443 - 2.923 1.777,88 1.443,36 1.626,00 2.413,12 2.922,84
Brasília - DF 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Curitiba - PR 1.538 - 2.601 1.791,38 1.538,36 1.741,00 2.147,31 2.600,89
Salvador - BA 1.418 - 2.369 1.606,24 1.418,07 1.533,00 1.955,93 2.369,08
Goiânia - GO 1.423 - 2.502 1.647,24 1.422,55 1.520,00 2.065,39 2.501,66
Fortaleza - CE 1.412 - 2.466 1.609,26 1.412,00 1.493,00 2.036,23 2.466,34
Santo André - SP 1.533 - 2.787 1.820,57 1.532,69 1.726,00 2.300,81 2.786,81
Porto Alegre - RS 1.486 - 2.592 1.748,67 1.485,84 1.676,00 2.139,76 2.591,74
Campinas - SP 1.532 - 2.693 1.813,03 1.532,01 1.759,00 2.223,73 2.693,45
Recife - PE 1.418 - 2.173 1.552,01 1.418,24 1.502,00 1.793,84 2.172,75
Barueri - SP 1.532 - 2.806 1.811,48 1.532,02 1.700,00 2.316,82 2.806,20
Florianópolis - SC 1.550 - 2.930 1.923,03 1.549,77 1.844,00 2.419,01 2.929,98
Lauro de Freitas - BA 1.422 - 2.313 1.596,42 1.421,61 1.533,00 1.909,92 2.313,35
Belém - PA 1.412 - 2.376 1.604,02 1.412,00 1.500,00 1.961,61 2.375,96
São Bernardo do Campo - SP 1.535 - 3.544 1.997,02 1.535,36 1.750,00 2.925,81 3.543,83
Ribeirão Preto - SP 1.534 - 2.713 1.812,10 1.534,10 1.722,00 2.240,26 2.713,47
Joinville - SC 1.507 - 2.575 1.783,53 1.507,14 1.746,25 2.125,87 2.574,92
Guarulhos - SP 1.512 - 2.713 1.794,67 1.512,27 1.703,00 2.239,49 2.712,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.785 1.807,89 1.511,02 1.703,00 2.299,66 2.785,42
Minas Gerais 1.414 - 2.507 1.642,55 1.413,78 1.550,00 2.069,78 2.506,98
Rio de Janeiro 1.429 - 2.540 1.667,32 1.428,56 1.565,00 2.097,05 2.540,02
Santa Catarina 1.551 - 2.740 1.858,02 1.550,74 1.800,00 2.262,53 2.740,44
Paraná 1.481 - 2.544 1.757,11 1.480,94 1.740,00 2.100,49 2.544,18
Rio Grande do Sul 1.488 - 2.590 1.749,37 1.487,56 1.688,00 2.138,42 2.590,12
Bahia 1.412 - 2.296 1.571,66 1.412,00 1.490,00 1.895,54 2.295,93
Goiás 1.412 - 2.428 1.607,47 1.412,00 1.500,00 2.004,75 2.428,21
Distrito Federal 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Pernambuco 1.413 - 2.119 1.527,42 1.413,44 1.489,00 1.749,27 2.118,77
Ceará 1.412 - 2.406 1.584,79 1.412,00 1.458,00 1.986,65 2.406,29
Mato Grosso 1.412 - 2.506 1.647,37 1.412,30 1.522,00 2.068,85 2.505,85
Espírito Santo 1.419 - 2.302 1.581,91 1.418,56 1.485,00 1.900,22 2.301,60
Pará 1.412 - 2.274 1.564,13 1.412,00 1.475,00 1.877,62 2.274,23
Mato Grosso do Sul 1.421 - 2.371 1.622,34 1.421,05 1.550,00 1.957,25 2.370,68
Paraíba 1.412 - 2.233 1.539,14 1.412,00 1.429,00 1.843,41 2.232,80
Maranhão 1.412 - 2.148 1.526,96 1.412,00 1.455,00 1.773,00 2.147,51
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.155 1.513,11 1.412,00 1.427,00 1.779,12 2.154,92
Rondônia 1.413 - 2.311 1.591,03 1.412,71 1.500,00 1.907,73 2.310,70
Piauí 1.412 - 2.058 1.498,44 1.412,00 1.430,00 1.699,01 2.057,89
Amazonas 1.412 - 2.270 1.550,27 1.412,00 1.448,00 1.873,93 2.269,76
Alagoas 1.412 - 2.178 1.527,07 1.412,00 1.445,00 1.797,96 2.177,74
Sergipe 1.412 - 2.123 1.501,31 1.412,00 1.412,00 1.752,91 2.123,17
Tocantins 1.412 - 2.300 1.565,90 1.412,00 1.440,00 1.899,06 2.300,20
Amapá 1.412 - 2.210 1.564,02 1.412,00 1.476,00 1.824,56 2.209,96
Acre 1.412 - 2.476 1.602,84 1.412,00 1.477,00 2.044,36 2.476,19
Roraima 1.412 - 1.988 1.472,18 1.412,00 1.412,00 1.641,52 1.988,26


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • anunciar a chegada do cliente;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • realizar câmbio de moedas;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar interesse;
    • circular informações internas;
    • fornecer serviço de cofre;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • distribuir malotes;
    • registrar acompanhantes;
    • emitir extrato de contas;
    • conferir documentos com identificação;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • demonstrar empatia;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • anotar telefonemas e recados;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • organizar malotes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • coordenar equipe;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • demonstrar entusiasmo;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • receber pagamentos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • interagir com os outros departamentos;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • ouvir com atenção;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • internar o paciente;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • agir com bom senso;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar autonomia;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • atualizar conta;
    • encerrar a conta no sistema;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • transmitir recados e fax;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • bloquear apartamento;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar paciência;
    • lançar despesas em contas;
    • fechar contas masters;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • efetuar acertos em contas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar eficiência;
    • verificar o pedido de internação;
    • organizar materiais de trabalho;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • demonstrar senso de organização;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • imprimir relatórios de controle;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar pró atividade;


    Setores que mais contratam Recepcionista no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Hotéis
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Cabeleireiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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