Salário para o cargo de Promotor de vendas
CBO 5211-15 > Operadores do comércio em lojas e mercados

Promotor de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Controlam entrada e saída de mercadorias. Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas. Informam sobre suas qualidades e vantagens de aquisição. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço. Abastecem pontos de venda, gôndolas e balcões e atendem clientes em lojas e mercados. Fazem inventário de mercadorias para reposição. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

Quanto ganha um Promotor de vendas

Um Promotor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.162,36 e R$ 2.555,31, com a média salarial de R$ 1.448,32 e o salário mediana em R$ 1.265,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.448,32 17.379,83 362,08 6,73
1º Quartil 1.162,36 13.948,31 290,59 5,40
Salário Mediana 1.265,00 15.180,00 316,25 5,87
3º Quartil 1.948,79 23.385,49 487,20 9,05
Teto Salarial 2.555,31 30.663,75 638,83 11,87


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores e demonstradores
        • Operadores do comércio em lojas e mercados

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.173 - 2.746 1.518,23 1.172,79 1.300,00 2.267,49 2.746,45
Rio de Janeiro - RJ 1.176 - 2.088 1.372,03 1.176,46 1.300,00 1.724,08 2.088,26
Curitiba - PR 1.085 - 2.097 1.334,47 1.084,62 1.250,00 1.731,60 2.097,36
Belo Horizonte - MG 1.092 - 2.192 1.326,54 1.091,69 1.200,00 1.809,63 2.191,88
Fortaleza - CE 1.068 - 1.753 1.207,16 1.067,77 1.166,00 1.447,47 1.753,22
Brasília - DF 1.070 - 1.994 1.281,21 1.069,94 1.200,00 1.646,20 1.993,93
Recife - PE 1.081 - 2.216 1.325,47 1.081,45 1.205,00 1.829,15 2.215,53
Salvador - BA 1.057 - 2.483 1.348,88 1.056,87 1.144,00 2.050,05 2.483,08
Barueri - SP 1.174 - 4.635 1.896,02 1.174,07 1.261,91 3.826,91 4.635,27
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.074 - 1.578 1.161,63 1.073,99 1.142,87 1.303,15 1.578,42
Porto Alegre - RS 1.132 - 2.213 1.371,88 1.131,67 1.275,74 1.826,73 2.212,59
Guarulhos - SP 1.169 - 4.996 2.022,97 1.168,84 1.378,00 4.124,87 4.996,16
Camaçari - BA 1.076 - 1.577 1.182,82 1.075,50 1.196,41 1.301,62 1.576,57
Florianópolis - SC 1.073 - 1.960 1.294,27 1.073,18 1.209,77 1.617,87 1.959,62
Contagem - MG 1.073 - 1.728 1.197,11 1.073,35 1.134,65 1.426,60 1.727,94
Goiânia - GO 1.064 - 3.093 1.528,02 1.064,44 1.245,30 2.553,75 3.093,18
Campinas - SP 1.194 - 3.166 1.652,62 1.194,37 1.449,00 2.614,22 3.166,42
Campo Grande - MS 1.158 - 1.809 1.278,07 1.157,69 1.230,00 1.493,50 1.808,97
Santa Barbara D Oeste - SP 1.083 - 1.612 1.198,39 1.082,94 1.209,77 1.330,81 1.611,92
Londrina - PR 1.223 - 1.925 1.367,71 1.223,26 1.320,00 1.589,69 1.925,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.172 - 3.142 1.606,34 1.172,29 1.312,00 2.594,31 3.142,30
Rio de Janeiro 1.176 - 2.039 1.359,71 1.176,47 1.288,00 1.683,51 2.039,11
Minas Gerais 1.073 - 1.949 1.251,21 1.073,33 1.157,52 1.609,12 1.949,01
Paraná 1.128 - 2.078 1.373,20 1.128,48 1.324,92 1.715,64 2.078,03
Santa Catarina 1.160 - 2.176 1.435,79 1.160,09 1.377,20 1.796,34 2.175,78
Pernambuco 1.060 - 1.834 1.219,06 1.059,51 1.150,60 1.514,34 1.834,21
Bahia 1.055 - 1.952 1.240,79 1.054,89 1.144,00 1.611,24 1.951,58
Rio Grande do Sul 1.164 - 2.256 1.415,09 1.164,02 1.313,38 1.862,37 2.255,76
Ceará 1.059 - 2.139 1.278,26 1.059,16 1.157,07 1.765,58 2.138,53
Distrito Federal 1.070 - 1.994 1.281,21 1.069,94 1.200,00 1.646,20 1.993,93
Goiás 1.053 - 2.857 1.449,49 1.052,65 1.182,77 2.358,78 2.857,02
Pará 1.051 - 1.825 1.232,02 1.051,42 1.200,00 1.507,14 1.825,49
Espírito Santo 1.100 - 1.767 1.230,60 1.099,52 1.188,31 1.459,15 1.767,37
Mato Grosso 1.088 - 2.347 1.355,49 1.087,69 1.200,00 1.937,94 2.347,29
Maranhão 1.060 - 2.185 1.302,41 1.059,57 1.185,00 1.804,17 2.185,26
Mato Grosso do Sul 1.146 - 1.819 1.277,39 1.146,26 1.230,00 1.502,08 1.819,37
Paraíba 1.067 - 1.627 1.169,24 1.067,39 1.148,70 1.343,63 1.627,45
Amazonas 1.073 - 1.872 1.229,00 1.073,27 1.139,16 1.545,78 1.872,30
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.543 1.114,48 1.042,12 1.065,76 1.273,70 1.542,74
Sergipe 1.062 - 1.716 1.170,21 1.061,67 1.100,00 1.416,47 1.715,68
Alagoas 1.044 - 1.573 1.126,84 1.044,06 1.078,50 1.299,04 1.573,43
Piauí 1.070 - 1.644 1.170,97 1.069,76 1.136,00 1.357,13 1.643,80
Rondônia 1.102 - 1.864 1.243,39 1.101,65 1.178,00 1.538,96 1.864,04
Tocantins 1.051 - 1.691 1.159,84 1.051,24 1.087,68 1.395,75 1.690,57
Amapá 1.045 - 1.507 1.103,84 1.045,00 1.053,00 1.244,08 1.506,86
Roraima 1.045 - 1.537 1.120,19 1.044,65 1.071,00 1.268,71 1.536,70
Acre 1.076 - 1.515 1.147,11 1.075,96 1.128,60 1.250,44 1.514,57


Principais locais de trabalho

Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores do comércio em lojas e mercados

Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas

Operadores do comércio em lojas e mercados devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar entrada e saída de mercadorias;
  • comunicar-se;
  • preparar mercadorias para venda;
  • promover a venda de produtos;
  • vender produtos;
  • trabalhar com segurança;
  • expor mercadorias nos pontos de venda;
  • atender clientes;
  • demonstrar produtos;

  • Atividades

    • checar lista de alteração de preços;
    • orientar clientes;
    • transportar mercadorias;
    • manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio;
    • demonstrar objetividade;
    • fixar material promocional;
    • distribuir folhetos;
    • estabelecer relacionamento com os clientes;
    • estocar mercadorias;
    • listar mercadorias para reposição;
    • atender reclamações e sugestões dos clientes;
    • abastecer balcão;
    • demonstrar habilidade sensorial (olfato, paladar);
    • embalar mercadorias;
    • definir local para expor as mercadorias;
    • utilizar materiais descartáveis;
    • cadastrar clientes;
    • etiquetar mercadorias;
    • examinar condições das mercadorias (validade e estado físico);
    • conduzir clientes até a mercadoria desejada;
    • comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias;
    • sinalizar mercadorias em promoção;
    • contatar clientes para eventuais cobranças;
    • preencher relatório de pesquisas de preços;
    • fazer amarração em pilhas de mercadorias;
    • colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras;
    • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
    • identificar as necessidades do cliente;
    • preencher relatório de visitas;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • descrever qualidades e vantagens do produto;
    • oferecer brindes;
    • apresentar produtos;
    • conferir mercadorias mediante nota fiscal e pedido;
    • contornar situações adversas;
    • lidar com diversidade;
    • preencher relatório de abordagens e sugestões de clientes;
    • oferecer produtos para degustação;
    • oferecer garantia suplementar;
    • avisar o cliente sobre promoções;
    • emitir pedidos, notas ou cupons fiscais;
    • utilizar ferramentais manuais e utensílios;
    • separar mercadorias para balanço;
    • abastecer veículos;
    • distribuir amostras de produtos;
    • transmitir confiança;
    • abrir embalagens de transporte;
    • encaminhar solicitações;
    • aplicar noções básicas de enfermagem;
    • demonstrar dinamismo;
    • informar tempo de garantia do produto;
    • preparar produtos para degustação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar preços do mercado;
    • evidenciar as mercadorias em promoção;
    • auxiliar clientes na prova de mercadorias e produtos (roupas, calçados, maquiagem, etc);
    • fazer assepsia da sala de aplicação de injeções;
    • isolar áreas de empilhamento de mercadorias;
    • visitar clientes;
    • montar pontos de exposição em lojas e mercados;
    • comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento;
    • contar mercadorias;
    • preencher relatório de vendas;
    • registrar entrada e saída de mercadorias;
    • verificar nível de fluidos dos veículos;
    • fotografar pontos de venda;
    • trocar mercadorias;
    • devolver mercadorias rejeitadas;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar televendas;
    • recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • checar encomendas;
    • abordar clientes;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • informar o cliente sobre a entrega do produto;
    • requisitar mercadorias;
    • abastecer pontos de venda e gôndolas;
    • pesar mercadorias;
    • participar da definição do leiaute dos pontos de venda;
    • organizar os produtos conforme leiaute da loja;
    • lidar com o público;
    • decorar pontos de venda;
    • higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios;
    • preencher relatório de perda de produtos;
    • colher informações sobre as características e benefícios do produto;
    • alertar clientes sobre riscos;
    • oferecer produtos;
    • descartar materiais de destinação adequada;
    • conferir quantidade de mercadorias;
    • repor mercadorias nos pontos de venda;
    • retirar material promocional;
    • demonstrar credibilidade;
    • visitar concorrência;
    • informar preços e formas de pagamento;
    • fracionar mercadorias;
    • manusear objetos cortantes;
    • trocar fluidos dos veículos;
    • preencher relatório de degustação e de distribuição de brindes;
    • orçar produtos para clientes;
    • receber mercadorias;
    • sugerir opções de produtos;
    • checar lista de mercadorias em promoção;
    • arrumar mercadorias no depósito;
    • operar extintor de incêndio;
    • zelar pela limpeza do ponto de exposição;
    • operar equipamentos;
    • negociar pontos de venda;
    • anotar pedidos;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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