Salário para o cargo de Promotor de vendas
CBO 5211-15 > Operadores do comércio em lojas e mercados

Promotor de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Controlam entrada e saída de mercadorias. Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas. Informam sobre suas qualidades e vantagens de aquisição. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço. Abastecem pontos de venda, gôndolas e balcões e atendem clientes em lojas e mercados. Fazem inventário de mercadorias para reposição. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

Quanto ganha um Promotor de vendas

Um Promotor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.503,23 e R$ 2.819,94, com a média salarial de R$ 1.741,98 e o salário mediana em R$ 1.595,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.741,98 20.903,74 435,49 7,99
1º Quartil 1.503,23 18.038,82 375,81 6,90
Salário Mediana 1.595,00 19.140,00 398,75 7,32
3º Quartil 2.150,60 25.807,24 537,65 9,87
Teto Salarial 2.819,94 33.839,22 704,98 12,94


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores e demonstradores
        • Operadores do comércio em lojas e mercados

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.487 - 2.954 1.795,50 1.486,58 1.600,00 2.439,03 2.954,22
Rio de Janeiro - RJ 1.455 - 3.135 1.801,60 1.455,48 1.590,00 2.587,95 3.134,60
Curitiba - PR 1.467 - 2.621 1.740,72 1.466,80 1.636,00 2.164,16 2.621,29
Belo Horizonte - MG 1.440 - 2.542 1.668,93 1.439,62 1.562,00 2.098,76 2.542,08
Barueri - SP 1.479 - 2.893 1.762,60 1.478,52 1.590,00 2.388,65 2.893,20
Brasília - DF 1.421 - 2.368 1.597,48 1.420,97 1.500,00 1.955,07 2.368,04
Santo André - SP 1.459 - 3.013 1.825,63 1.459,42 1.657,00 2.487,66 3.013,13
Fortaleza - CE 1.419 - 2.254 1.567,78 1.418,91 1.486,00 1.860,58 2.253,59
Recife - PE 1.431 - 2.356 1.604,53 1.430,61 1.517,00 1.945,09 2.355,95
Guarulhos - SP 1.503 - 2.759 1.785,42 1.503,35 1.650,00 2.277,74 2.758,86
Campinas - SP 1.485 - 2.950 1.821,02 1.484,85 1.628,50 2.435,58 2.950,05
Salvador - BA 1.412 - 2.261 1.565,93 1.412,00 1.489,00 1.867,00 2.261,36
Porto Alegre - RS 1.537 - 2.530 1.728,19 1.536,57 1.643,00 2.088,53 2.529,68
Campo Grande - MS 1.504 - 2.313 1.666,79 1.504,17 1.647,00 1.909,35 2.312,66
Goiânia - GO 1.414 - 3.011 1.740,73 1.414,47 1.500,00 2.486,27 3.011,44
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.415 - 2.148 1.533,30 1.414,89 1.461,00 1.773,14 2.147,68
Contagem - MG 1.438 - 2.265 1.588,02 1.438,44 1.526,00 1.870,29 2.265,35
Londrina - PR 1.504 - 2.453 1.757,56 1.504,45 1.747,00 2.025,05 2.452,80
Uberlândia - MG 1.448 - 2.280 1.593,96 1.448,06 1.523,00 1.882,47 2.280,11
Camaçari - BA 1.421 - 2.024 1.523,39 1.421,45 1.492,00 1.670,62 2.023,51


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.491 - 2.956 1.811,37 1.491,28 1.620,00 2.440,48 2.955,98
Minas Gerais 1.427 - 2.402 1.618,58 1.427,17 1.523,00 1.982,73 2.401,54
Paraná 1.507 - 2.637 1.792,88 1.507,44 1.758,00 2.176,88 2.636,70
Rio de Janeiro 1.444 - 2.852 1.741,68 1.444,39 1.590,00 2.354,95 2.852,39
Rio Grande do Sul 1.542 - 2.687 1.784,33 1.542,41 1.691,00 2.218,06 2.686,59
Santa Catarina 1.633 - 2.854 1.933,18 1.632,69 1.845,00 2.356,51 2.854,28
Pernambuco 1.418 - 2.223 1.560,86 1.417,85 1.494,00 1.835,62 2.223,36
Bahia 1.412 - 2.248 1.557,82 1.412,00 1.480,00 1.856,14 2.248,21
Ceará 1.417 - 2.247 1.560,59 1.417,16 1.484,00 1.855,34 2.247,24
Goiás 1.412 - 2.881 1.707,32 1.412,00 1.500,00 2.378,48 2.880,89
Distrito Federal 1.421 - 2.368 1.597,48 1.420,97 1.500,00 1.955,07 2.368,04
Espírito Santo 1.439 - 2.442 1.641,08 1.439,09 1.528,00 2.016,23 2.442,12
Mato Grosso do Sul 1.501 - 2.332 1.672,06 1.500,78 1.647,00 1.925,42 2.332,12
Mato Grosso 1.419 - 2.710 1.689,46 1.419,45 1.525,95 2.237,79 2.710,47
Pará 1.423 - 2.289 1.617,10 1.423,45 1.586,00 1.890,20 2.289,47
Maranhão 1.415 - 2.225 1.571,90 1.414,82 1.486,64 1.836,95 2.224,97
Paraíba 1.419 - 2.057 1.527,45 1.419,33 1.510,00 1.698,06 2.056,74
Amazonas 1.414 - 2.171 1.525,81 1.414,16 1.425,00 1.792,52 2.171,15
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.963 1.471,66 1.412,00 1.422,00 1.620,85 1.963,23
Alagoas 1.412 - 2.106 1.505,16 1.412,00 1.442,00 1.738,39 2.105,60
Piauí 1.413 - 2.085 1.509,73 1.412,67 1.441,00 1.721,70 2.085,38
Sergipe 1.412 - 2.107 1.514,71 1.412,00 1.458,00 1.739,39 2.106,80
Rondônia 1.427 - 2.329 1.606,79 1.427,22 1.528,50 1.923,08 2.329,30
Tocantins 1.417 - 2.369 1.568,92 1.417,18 1.440,00 1.955,81 2.368,94
Amapá 1.412 - 1.892 1.454,15 1.412,00 1.412,00 1.562,00 1.891,95
Roraima 1.412 - 2.156 1.532,87 1.412,00 1.482,00 1.779,98 2.155,96
Acre 1.412 - 1.964 1.472,09 1.412,00 1.412,00 1.621,35 1.963,83


Principais locais de trabalho

Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores do comércio em lojas e mercados

Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas

Operadores do comércio em lojas e mercados devem:

  • expor mercadorias nos pontos de venda;
  • controlar entrada e saída de mercadorias;
  • trabalhar com segurança;
  • preparar mercadorias para venda;
  • demonstrar produtos;
  • promover a venda de produtos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes;
  • vender produtos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • utilizar ferramentais manuais e utensílios;
    • lidar com diversidade;
    • fazer amarração em pilhas de mercadorias;
    • preencher relatório de degustação e de distribuição de brindes;
    • fracionar mercadorias;
    • isolar áreas de empilhamento de mercadorias;
    • visitar concorrência;
    • abastecer balcão;
    • embalar mercadorias;
    • etiquetar mercadorias;
    • demonstrar habilidade sensorial (olfato, paladar);
    • emitir pedidos, notas ou cupons fiscais;
    • abrir embalagens de transporte;
    • oferecer brindes;
    • estabelecer relacionamento com os clientes;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • montar pontos de exposição em lojas e mercados;
    • abastecer veículos;
    • preencher relatório de abordagens e sugestões de clientes;
    • aplicar noções básicas de enfermagem;
    • definir local para expor as mercadorias;
    • realizar televendas;
    • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
    • zelar pela limpeza do ponto de exposição;
    • manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio;
    • participar da definição do leiaute dos pontos de venda;
    • auxiliar clientes na prova de mercadorias e produtos (roupas, calçados, maquiagem, etc);
    • trocar mercadorias;
    • preencher relatório de pesquisas de preços;
    • pesar mercadorias;
    • encaminhar solicitações;
    • contatar clientes para eventuais cobranças;
    • preencher relatório de vendas;
    • recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida;
    • conduzir clientes até a mercadoria desejada;
    • sinalizar mercadorias em promoção;
    • demonstrar dinamismo;
    • evidenciar as mercadorias em promoção;
    • oferecer produtos para degustação;
    • organizar os produtos conforme leiaute da loja;
    • operar extintor de incêndio;
    • alertar clientes sobre riscos;
    • manusear objetos cortantes;
    • demonstrar objetividade;
    • informar tempo de garantia do produto;
    • examinar condições das mercadorias (validade e estado físico);
    • demonstrar capacidade retórica;
    • descrever qualidades e vantagens do produto;
    • preparar produtos para degustação;
    • checar encomendas;
    • fixar material promocional;
    • anotar pedidos;
    • atender reclamações e sugestões dos clientes;
    • transmitir confiança;
    • fotografar pontos de venda;
    • negociar pontos de venda;
    • apresentar produtos;
    • demonstrar credibilidade;
    • distribuir amostras de produtos;
    • colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras;
    • conferir mercadorias mediante nota fiscal e pedido;
    • receber mercadorias;
    • contar mercadorias;
    • requisitar mercadorias;
    • pesquisar preços do mercado;
    • informar o cliente sobre a entrega do produto;
    • listar mercadorias para reposição;
    • informar preços e formas de pagamento;
    • transportar mercadorias;
    • sugerir opções de produtos;
    • checar lista de alteração de preços;
    • comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento;
    • comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias;
    • orientar clientes;
    • colher informações sobre as características e benefícios do produto;
    • abastecer pontos de venda e gôndolas;
    • oferecer produtos;
    • preencher relatório de visitas;
    • operar equipamentos;
    • orçar produtos para clientes;
    • preencher relatório de perda de produtos;
    • estocar mercadorias;
    • visitar clientes;
    • abordar clientes;
    • descartar materiais de destinação adequada;
    • distribuir folhetos;
    • contornar situações adversas;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • utilizar materiais descartáveis;
    • registrar entrada e saída de mercadorias;
    • higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios;
    • identificar as necessidades do cliente;
    • verificar nível de fluidos dos veículos;
    • separar mercadorias para balanço;
    • trocar fluidos dos veículos;
    • cadastrar clientes;
    • conferir quantidade de mercadorias;
    • trabalhar em equipe;
    • decorar pontos de venda;
    • fazer assepsia da sala de aplicação de injeções;
    • retirar material promocional;
    • checar lista de mercadorias em promoção;
    • avisar o cliente sobre promoções;
    • lidar com o público;
    • devolver mercadorias rejeitadas;
    • repor mercadorias nos pontos de venda;
    • arrumar mercadorias no depósito;
    • oferecer garantia suplementar;
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Promoção de vendas
    • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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