Salário para o cargo de Professor de zootecnia do ensino superior
CBO 2344-60 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de zootecnia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de zootecnia do ensino superior

Um Professor de zootecnia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.403,50 e R$ 16.731,29, com a média salarial de R$ 9.068,50 e o salário mediana em R$ 10.707,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de zootecnia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.068,50 108.822,00 2.267,13 41,22
1º Quartil 6.403,50 76.842,00 1.600,88 29,11
Salário Mediana 10.707,00 128.484,00 2.676,75 48,67
3º Quartil 12.760,00 153.120,00 3.190,00 58,00
Teto Salarial 16.731,29 200.775,54 4.182,82 76,05


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de zootecnia do ensino superior

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • divulgar produção acadêmica;
  • ministrar atividades didáticas;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades de extensão;
  • participar da administração universitária;
  • desenvolver pesquisas;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;

  • Atividades

    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • estabelecer número de vagas;
    • revisar textos;
    • preparar apresentação de resultados;
    • ministrar aulas práticas;
    • coordenar pesquisa;
    • coordenar projetos institucionais;
    • revisar avaliações;
    • discutir avaliação com aluno;
    • atualizar literatura;
    • agir com senso crítico;
    • identificar demanda de mercado;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • oferecer cursos;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • definir bibliografia;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • ministrar atividades de campo;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • elaborar projetos;
    • compor apresentação final de publicações;
    • obter financiamento para publicação;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • liderar pessoas;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • agir com disciplina;
    • elaborar pareceres diversos;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • coletar dados;
    • definir elenco de disciplinas;
    • trabalhar em grupo;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • estimular atitude crítica;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • definir carga horária;
    • expressar-se oralmente;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • ministrar aulas expositivas;
    • demonstrar criatividade;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • redigir boletins;
    • coordenar disciplinas;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • divulgar resultados de avaliação;
    • constituir corpo docente;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • participar de bancas de concursos;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • revisar literatura;
    • supervisionar experimentos;
    • coordenar implantação de cursos;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • definir políticas acadêmicas;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • preparar material didático;
    • registrar frequência de aluno;
    • estimular auto aprendizado;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • participar de eventos científicos;
    • analisar dados;
    • exercer curadoria de coleções;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • preparar documentação científica;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • coordenar eventos científicos;
    • participar de comissões;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • elaborar ementas;
    • chefiar departamento;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • ter visão global;
    • propor convênios;
    • coordenar missões científicas;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • partilhar conhecimento;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • expressar-se por escrito;
    • definir objetivos de cursos;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • presidir órgãos colegiados;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • esclarecer dúvidas;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • supervisionar estágios curriculares;
    • proferir palestras e conferências;
    • analisar processo de avaliação;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • identificar pré-requisitos;
    • selecionar conteúdo;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • participar de órgãos colegiados;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • registrar resultados de avaliações;
    • preparar avaliações;
    • submeter textos para publicação;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • orientar execução de tarefas;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;


    Setores que mais contratam Professor de zootecnia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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