Quanto ganha um Professor de zootecnia do ensino superior
Um Professor de zootecnia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.403,50 e R$ 16.731,29, com a média salarial de R$ 9.068,50 e o salário mediana em R$ 10.707,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 9.068,50 | 108.822,00 | 2.267,13 | 41,22 |
1º Quartil | 6.403,50 | 76.842,00 | 1.600,88 | 29,11 |
Salário Mediana | 10.707,00 | 128.484,00 | 2.676,75 | 48,67 |
3º Quartil | 12.760,00 | 153.120,00 | 3.190,00 | 58,00 |
Teto Salarial | 16.731,29 | 200.775,54 | 4.182,82 | 76,05 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de farmácia e bioquímica
- Professor de nutrição
- Professor de clínica médica (ensino superior)
- Professor de medicina veterinária
- Professor de enfermagem do ensino superior
- Professor de fonoaudiologia
- Professor de ciências biológicas do ensino superior
- Professor de clínica cirúrgica (ensino superior)
- Professor de medicina
- Professor de odontologia
- Professor de educação física no ensino superior
- Professor de fisioterapia
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Principais locais de trabalho
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções e atividades do Professor de zootecnia do ensino superior
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:
Atividades
- participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- estabelecer intercâmbio científico;
- estimular desenvolvimento de conduta ética;
- estabelecer número de vagas;
- revisar textos;
- preparar apresentação de resultados;
- ministrar aulas práticas;
- coordenar pesquisa;
- coordenar projetos institucionais;
- revisar avaliações;
- discutir avaliação com aluno;
- atualizar literatura;
- agir com senso crítico;
- identificar demanda de mercado;
- implementar ações educativas e preventivas;
- defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
- oferecer cursos;
- coordenar seminários e grupos de discussão;
- orientar percurso acadêmico do aluno;
- definir bibliografia;
- orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- prestar assessorias e consultorias;
- ministrar atividades de campo;
- coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- elaborar projetos;
- compor apresentação final de publicações;
- obter financiamento para publicação;
- definir critérios e calendário de avaliação;
- liderar pessoas;
- estimular realização de trabalhos em grupo;
- agir com disciplina;
- elaborar pareceres diversos;
- executar consultoria ´ad hoc´;
- coletar dados;
- definir elenco de disciplinas;
- trabalhar em grupo;
- elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- selecionar metodologia de ensino;
- estimular atitude crítica;
- demonstrar capacidade de organização;
- definir carga horária;
- expressar-se oralmente;
- demonstrar capacidade de motivação;
- orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- treinar equipe de pesquisa;
- ministrar aulas expositivas;
- demonstrar criatividade;
- ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- redigir boletins;
- coordenar disciplinas;
- participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
- interpretar mensagens orais (compreensão oral);
- divulgar resultados de avaliação;
- constituir corpo docente;
- elaborar proposta de criação de curso;
- participar de bancas de concursos;
- conceder entrevistas à mídia;
- revisar literatura;
- supervisionar experimentos;
- coordenar implantação de cursos;
- participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- integrar direção de associações científicas e profissionais;
- instruir alunos na formação de atitudes;
- corrigir trabalhos acadêmicos;
- definir políticas acadêmicas;
- argumentar com clareza e consistência;
- preparar material didático;
- registrar frequência de aluno;
- estimular auto aprendizado;
- orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- integrar corpo editorial de revistas;
- estabelecer metodologia de pesquisa;
- participar de eventos científicos;
- analisar dados;
- exercer curadoria de coleções;
- difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
- demonstrar capacidade de síntese;
- propor alterações em estrutura curricular;
- redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
- preparar documentação científica;
- integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
- constituir equipe de pesquisa;
- coordenar eventos científicos;
- participar de comissões;
- providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
- elaborar ementas;
- chefiar departamento;
- desenvolver equipamentos e materiais;
- ter visão global;
- propor convênios;
- coordenar missões científicas;
- orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- partilhar conhecimento;
- adaptar equipamentos e materiais;
- expressar-se por escrito;
- definir objetivos de cursos;
- elaborar cronograma de atividades;
- prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- presidir órgãos colegiados;
- demonstrar capacidade de análise;
- captar recursos materiais e financeiros;
- esclarecer dúvidas;
- interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
- supervisionar estágios curriculares;
- proferir palestras e conferências;
- analisar processo de avaliação;
- gerenciar recursos das pesquisas;
- identificar pré-requisitos;
- selecionar conteúdo;
- organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- participar de órgãos colegiados;
- estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- registrar resultados de avaliações;
- preparar avaliações;
- submeter textos para publicação;
- instruir alunos em técnicas especiais;
- definir perfil de profissional de conclusão;
- orientar execução de tarefas;
- integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
Setores que mais contratam Professor de zootecnia do ensino superior no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br