Salário para o cargo de Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior)
CBO 2341-05 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Quanto ganha um Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior)

Um Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.145,65 e R$ 14.680,27, com a média salarial de R$ 5.472,36 e o salário mediana em R$ 3.580,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.472,36 65.668,32 1.368,09 48,43
1º Quartil 2.145,65 25.747,78 536,41 18,99
Salário Mediana 3.580,00 42.960,00 895,00 31,68
3º Quartil 11.195,80 134.349,60 2.798,95 99,08
Teto Salarial 14.680,27 176.163,23 3.670,07 129,91


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.427 - 4.962 2.441,07 1.427,00 2.141,00 4.096,67 4.962,01
São Paulo - SP 1.487 - 19.618 5.586,43 1.487,00 2.941,00 16.197,00 19.618,29
Engenheiro Coelho - SP 2.624 - 22.745 7.108,62 2.623,67 3.816,00 18.778,67 22.745,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.714 - 20.505 6.451,97 1.713,57 3.786,00 16.929,00 20.504,91
Minas Gerais 1.427 - 10.493 3.679,82 1.427,00 2.214,00 8.662,75 10.492,58


Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • comunicar-se;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • elaborar cursos de especialização;
    • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
    • participar de comissões de organização de eventos;
    • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
    • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
    • investigar o estado da arte do tema proposto;
    • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
    • orientar doutorandos;
    • relacionar teoria à prática;
    • editar livros e revistas;
    • elaborar projetos pedagógicos;
    • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
    • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
    • implantar laboratórios;
    • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
    • disponibilizar material didático ´on line´;
    • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
    • chefiar departamentos;
    • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
    • assessorar as atividades das empresas-júniores;
    • participar da administração de associações científicas;
    • orientar alunos para a criação de novos empreendimentos;
    • produzir software e hardware;
    • avaliar o desempenho do aluno;
    • coletar e analisar dados;
    • elaborar cursos de extensão;
    • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
    • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
    • reformular suas ideias;
    • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
    • construir protótipos de modelos e produtos;
    • orientar mestrandos;
    • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
    • produzir textos didáticos;
    • demonstrar objetividade;
    • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
    • implementar laboratórios de ensino;
    • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
    • assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais;
    • manifestar empatia;
    • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
    • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
    • orientar a vida acadêmica dos alunos;
    • coordenar cursos de graduação;
    • assessorar a criação de empresas-júniores;
    • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
    • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
    • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
    • orientar monografias de conclusão de curso;
    • coordenar cursos de pós-graduação;
    • dominar sua área de conhecimento;
    • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
    • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
    • coordenar cursos de extensão;
    • participar da organização de processos de seleção;
    • elaborar critérios para admissão de alunos;
    • empreender projetos em negócios;
    • planejar disciplinas;
    • escrever artigos de opinião na imprensa;
    • avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar estágios de pós-doutorado;
    • interpretar resultados;
    • montar bancos de dados;
    • coordenar a política científica de bibliotecas;
    • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
    • realizar diagnósticos sociodemográficos;
    • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
    • preparar aulas e avaliações;
    • averiguar adequação de modelos visando à validação;
    • orientar estágios;
    • coordenar a política científica de laboratórios;
    • propor novos métodos de ensino;
    • buscar fontes de financiamento;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
    • proferir palestras;
    • orientar estágios docentes (ped-capes);
    • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
    • orientar estudantes para competições acadêmicas;
    • assessorar profissionais de diversas áreas;
    • realizar intercâmbios técnico-científicos;
    • escrever resenhas;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
    • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
    • coordenar eventos científicos;
    • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
    • orientar alunos monitores (graduandos);
    • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
    • realizar visitas científicas;
    • assessorar pesquisas da comunidade;
    • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
    • assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
    • participar de comissões;
    • criar lista de discussão;
    • dirigir unidades acadêmicas;
    • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
    • manter-se atualizado;
    • participar da administração de órgãos de classe;
    • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
    • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
    • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
    • representar a categoria em órgãos colegiados;
    • projetar laboratórios de ensino;
    • escrever artigos técnicos científicos;
    • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
    • trabalhar em equipe;
    • disseminar resultados de pesquisa;
    • levantar questões a serem investigadas;
    • revisar periodicamente a grade curricular;
    • desenvolver teorias;
    • dar concretude aos conceitos abstratos;
    • assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
    • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
    • testar hipóteses;
    • participar de eventos científicos;
    • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
    • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
    • assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa;
    • modelar fenômenos, dados e processos;
    • orientar auxiliares de ensino (graduados);
    • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
    • transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
    • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
    • assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados;
    • utilizar correio eletrônico (e-mail);
    • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
    • definir o perfil do corpo docente e discente;
    • utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
    • elaborar projetos;
    • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
    • desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais;
    • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
    • assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;


    Setores que mais contratam Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Educação superior - graduação
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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