Salário para o cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico
CBO 2331-35 > Professores do ensino profissional

Professor de tecnologia e cálculo técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de tecnologia e cálculo técnico

Um Professor de tecnologia e cálculo técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.551,90 e R$ 13.233,56, com a média salarial de R$ 5.433,80 e o salário mediana em R$ 4.246,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.433,80 65.205,56 1.358,45 33,79
1º Quartil 2.551,90 30.622,79 637,97 15,87
Salário Mediana 4.246,50 50.958,00 1.061,63 26,41
3º Quartil 10.092,48 121.109,72 2.523,12 62,76
Teto Salarial 13.233,56 158.802,70 3.308,39 82,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.534 - 7.396 4.326,37 2.534,00 4.606,00 6.106,04 7.395,82
Campos dos Goytacazes - RJ 15.840 - 19.186 15.840,00 15.840,00 15.840,00 15.840,00 19.185,88
São Paulo - SP 1.527 - 13.161 4.526,41 1.527,00 3.212,35 10.866,00 13.161,23
Conselheiro Lafaiete - MG 6.927 - 8.676 7.072,23 6.927,00 7.163,00 7.163,00 8.676,04
Recife - PE 3.300 - 7.994 4.924,69 3.300,00 5.280,00 6.600,00 7.994,12
Belo Horizonte - MG 1.619 - 2.665 1.818,00 1.619,00 1.653,00 2.200,00 2.664,71
Rio de Janeiro - RJ 1.667 - 6.498 3.625,10 1.666,67 3.688,00 5.365,00 6.498,25
Jundiaí - SP 2.468 - 4.014 2.693,50 2.468,00 2.504,00 3.314,00 4.014,02
Diadema - SP 2.000 - 3.634 2.366,67 2.000,00 2.300,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.534 - 7.396 4.326,37 2.534,00 4.606,00 6.106,04 7.395,82
São Paulo 1.738 - 10.831 4.073,88 1.738,25 2.662,00 8.942,00 10.830,82
Rio de Janeiro 3.390 - 19.186 12.721,32 3.390,46 15.840,00 15.840,00 19.185,88
Minas Gerais 1.601 - 9.451 4.915,38 1.600,83 6.927,00 7.802,50 9.450,62
Pernambuco 2.978 - 7.594 4.539,50 2.977,75 4.714,00 6.270,00 7.594,41
Paraná 1.693 - 6.179 2.762,70 1.692,50 2.268,50 5.101,50 6.179,09
Rio Grande do Sul 1.941 - 6.365 3.402,67 1.941,00 3.636,00 5.255,00 6.365,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de tecnologia e cálculo técnico

Professores do ensino profissional devem:

  • ensinar;
  • promover educação ambiental;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • pesquisar;
  • planejar o trabalho docente;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;

  • Atividades

    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • preencher diários de classe;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • demonstrar ética profissional;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • demonstrar motivação;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • produzir laudos técnicos;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • explicar conceitos e princípios;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • tomar parte em colegiados;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • proferir palestras e conferências;
    • definir atividades e cronograma;
    • executar pesquisas;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • assessorar a própria instituição;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • preparar as aulas;
    • elaborar material didático impresso;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • realizar parcerias;
    • trabalhar em equipe;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • redigir o plano de ensino;
    • preencher fichas de estágios;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • produzir relatórios;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • estagiar em instituições;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • coordenar processos de seleção;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • exercer liderança cooperativa;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • gerar produtos e projetos;
    • analisar e resolver problemas;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • realizar consultorias técnicas;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • participar do planejamento do curso;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • realizar certificação e qualificação;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • selecionar conteúdos;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;


    Setores que mais contratam Professor de tecnologia e cálculo técnico no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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