Quanto ganha um Professor de tecnologia e cálculo técnico
Um Professor de tecnologia e cálculo técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.551,90 e R$ 13.233,56, com a média salarial de R$ 5.433,80 e o salário mediana em R$ 4.246,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.433,80 | 65.205,56 | 1.358,45 | 33,79 |
1º Quartil | 2.551,90 | 30.622,79 | 637,97 | 15,87 |
Salário Mediana | 4.246,50 | 50.958,00 | 1.061,63 | 26,41 |
3º Quartil | 10.092,48 | 121.109,72 | 2.523,12 | 62,76 |
Teto Salarial | 13.233,56 | 158.802,70 | 3.308,39 | 82,30 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Fortaleza - CE | 2.534 - 7.396 | 4.326,37 | 2.534,00 | 4.606,00 | 6.106,04 | 7.395,82 |
Campos dos Goytacazes - RJ | 15.840 - 19.186 | 15.840,00 | 15.840,00 | 15.840,00 | 15.840,00 | 19.185,88 |
São Paulo - SP | 1.527 - 13.161 | 4.526,41 | 1.527,00 | 3.212,35 | 10.866,00 | 13.161,23 |
Conselheiro Lafaiete - MG | 6.927 - 8.676 | 7.072,23 | 6.927,00 | 7.163,00 | 7.163,00 | 8.676,04 |
Recife - PE | 3.300 - 7.994 | 4.924,69 | 3.300,00 | 5.280,00 | 6.600,00 | 7.994,12 |
Belo Horizonte - MG | 1.619 - 2.665 | 1.818,00 | 1.619,00 | 1.653,00 | 2.200,00 | 2.664,71 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.667 - 6.498 | 3.625,10 | 1.666,67 | 3.688,00 | 5.365,00 | 6.498,25 |
Jundiaí - SP | 2.468 - 4.014 | 2.693,50 | 2.468,00 | 2.504,00 | 3.314,00 | 4.014,02 |
Diadema - SP | 2.000 - 3.634 | 2.366,67 | 2.000,00 | 2.300,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Ceará | 2.534 - 7.396 | 4.326,37 | 2.534,00 | 4.606,00 | 6.106,04 | 7.395,82 |
São Paulo | 1.738 - 10.831 | 4.073,88 | 1.738,25 | 2.662,00 | 8.942,00 | 10.830,82 |
Rio de Janeiro | 3.390 - 19.186 | 12.721,32 | 3.390,46 | 15.840,00 | 15.840,00 | 19.185,88 |
Minas Gerais | 1.601 - 9.451 | 4.915,38 | 1.600,83 | 6.927,00 | 7.802,50 | 9.450,62 |
Pernambuco | 2.978 - 7.594 | 4.539,50 | 2.977,75 | 4.714,00 | 6.270,00 | 7.594,41 |
Paraná | 1.693 - 6.179 | 2.762,70 | 1.692,50 | 2.268,50 | 5.101,50 | 6.179,09 |
Rio Grande do Sul | 1.941 - 6.365 | 3.402,67 | 1.941,00 | 3.636,00 | 5.255,00 | 6.365,01 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor de tecnologia e cálculo técnico
Professores do ensino profissional devem:
Atividades
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- divulgar o trabalho da escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- demonstrar capacidade de mudança;
- realizar certificação e qualificação;
- aplicar provas em processo seletivos;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- selecionar conteúdos;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- participar de intercâmbios culturais;
- elaborar material didático impresso;
- executar pesquisas;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- preencher fichas de estágios;
- integrar continuamente teoria e prática;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- orientar projetos de pesquisa;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- trabalhar em equipe;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- demonstrar motivação;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- compor instrumentos de avaliação;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- proferir palestras e conferências;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- participar do planejamento do curso;
- estimular a busca de conhecimento;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- avaliar relatórios de estágios;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- demonstrar flexibilidade;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- produzir laudos técnicos;
- estagiar em instituições;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- assessorar tecnicamente instituições;
- consultar diferentes fontes de informação;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- produzir relatórios;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- realizar parcerias;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- demonstrar ética profissional;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- definir atividades e cronograma;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- explicar conceitos e princípios;
- conceber provas para processos seletivos;
- preencher diários de classe;
- definir o perfil profissional pretendido;
- redigir o plano de ensino;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- gerar produtos e projetos;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- corrigir provas para processos seletivos;
- coordenar processos de seleção;
- tomar parte em colegiados;
- exercer liderança cooperativa;
- preparar as aulas;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- realizar consultorias técnicas;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- analisar e resolver problemas;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- preencher requisição de serviços materiais;
- assessorar a própria instituição;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
Setores que mais contratam Professor de tecnologia e cálculo técnico no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível tecnológico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br