Salário para o cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico
CBO 2331-35 > Professores do ensino profissional

Professor de tecnologia e cálculo técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de tecnologia e cálculo técnico

Um Professor de tecnologia e cálculo técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.551,90 e R$ 13.233,56, com a média salarial de R$ 5.433,80 e o salário mediana em R$ 4.246,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.433,80 65.205,56 1.358,45 33,79
1º Quartil 2.551,90 30.622,79 637,97 15,87
Salário Mediana 4.246,50 50.958,00 1.061,63 26,41
3º Quartil 10.092,48 121.109,72 2.523,12 62,76
Teto Salarial 13.233,56 158.802,70 3.308,39 82,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.534 - 7.396 4.326,37 2.534,00 4.606,00 6.106,04 7.395,82
Campos dos Goytacazes - RJ 15.840 - 19.186 15.840,00 15.840,00 15.840,00 15.840,00 19.185,88
São Paulo - SP 1.527 - 13.161 4.526,41 1.527,00 3.212,35 10.866,00 13.161,23
Conselheiro Lafaiete - MG 6.927 - 8.676 7.072,23 6.927,00 7.163,00 7.163,00 8.676,04
Recife - PE 3.300 - 7.994 4.924,69 3.300,00 5.280,00 6.600,00 7.994,12
Belo Horizonte - MG 1.619 - 2.665 1.818,00 1.619,00 1.653,00 2.200,00 2.664,71
Rio de Janeiro - RJ 1.667 - 6.498 3.625,10 1.666,67 3.688,00 5.365,00 6.498,25
Jundiaí - SP 2.468 - 4.014 2.693,50 2.468,00 2.504,00 3.314,00 4.014,02
Diadema - SP 2.000 - 3.634 2.366,67 2.000,00 2.300,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.534 - 7.396 4.326,37 2.534,00 4.606,00 6.106,04 7.395,82
São Paulo 1.738 - 10.831 4.073,88 1.738,25 2.662,00 8.942,00 10.830,82
Rio de Janeiro 3.390 - 19.186 12.721,32 3.390,46 15.840,00 15.840,00 19.185,88
Minas Gerais 1.601 - 9.451 4.915,38 1.600,83 6.927,00 7.802,50 9.450,62
Pernambuco 2.978 - 7.594 4.539,50 2.977,75 4.714,00 6.270,00 7.594,41
Paraná 1.693 - 6.179 2.762,70 1.692,50 2.268,50 5.101,50 6.179,09
Rio Grande do Sul 1.941 - 6.365 3.402,67 1.941,00 3.636,00 5.255,00 6.365,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de tecnologia e cálculo técnico

Professores do ensino profissional devem:

  • pesquisar;
  • promover educação ambiental;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho docente;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • ensinar;

  • Atividades

    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • realizar certificação e qualificação;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • selecionar conteúdos;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • elaborar material didático impresso;
    • executar pesquisas;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • preencher fichas de estágios;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • trabalhar em equipe;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • demonstrar motivação;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • proferir palestras e conferências;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • participar do planejamento do curso;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • produzir laudos técnicos;
    • estagiar em instituições;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • produzir relatórios;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • realizar parcerias;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • demonstrar ética profissional;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • definir atividades e cronograma;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • explicar conceitos e princípios;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • preencher diários de classe;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • redigir o plano de ensino;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • gerar produtos e projetos;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • coordenar processos de seleção;
    • tomar parte em colegiados;
    • exercer liderança cooperativa;
    • preparar as aulas;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • realizar consultorias técnicas;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • analisar e resolver problemas;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • assessorar a própria instituição;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;


    Setores que mais contratam Professor de tecnologia e cálculo técnico no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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