Salário para o cargo de Professor de técnicas industriais
CBO 2331-30 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas industriais

Um Professor de técnicas industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.608,70 e R$ 8.950,90, com a média salarial de R$ 4.390,11 e o salário mediana em R$ 3.980,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.390,11 52.681,33 1.097,53 27,03
1º Quartil 2.608,70 31.304,35 652,17 16,06
Salário Mediana 3.980,00 47.760,00 995,00 24,51
3º Quartil 6.826,34 81.916,10 1.706,59 42,03
Teto Salarial 8.950,90 107.410,85 2.237,73 55,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Limeira - SP 2.806 - 5.470 3.356,67 2.806,00 3.054,50 4.516,33 5.470,32
Santos - SP 3.980 - 8.838 6.032,82 3.980,00 7.297,00 7.297,00 8.838,35
Suzano - SP 5.368 - 6.535 5.374,11 5.368,00 5.368,00 5.395,50 6.535,19
Serra - ES 1.805 - 6.560 2.607,58 1.805,25 2.106,13 5.415,75 6.559,72
Santa Barbara D Oeste - SP 2.022 - 6.124 3.736,00 2.022,00 3.709,50 5.056,00 6.123,98
Caeté - MG 4.788 - 6.538 5.194,67 4.788,00 5.398,00 5.398,00 6.538,22
Fortaleza - CE 3.187 - 7.720 4.370,60 3.187,00 4.132,00 6.374,00 7.720,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.765 - 8.297 4.669,05 2.765,44 4.862,00 6.850,33 8.297,33
Minas Gerais 1.412 - 6.538 3.584,00 1.412,00 4.788,00 5.398,00 6.538,22
Santa Catarina 2.350 - 4.217 2.770,38 2.350,00 2.500,00 3.481,50 4.216,90
Espírito Santo 1.805 - 6.560 2.607,58 1.805,25 2.106,13 5.415,75 6.559,72
Ceará 3.187 - 7.720 4.370,60 3.187,00 4.132,00 6.374,00 7.720,38


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas industriais

Professores do ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover educação ambiental;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • comunicar-se;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • pesquisar;
  • ensinar;
  • planejar o trabalho docente;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;

  • Atividades

    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • tomar parte em colegiados;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • redigir o plano de ensino;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • executar pesquisas;
    • preparar as aulas;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • demonstrar motivação;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • demonstrar ética profissional;
    • preencher fichas de estágios;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • realizar certificação e qualificação;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • proferir palestras e conferências;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • assessorar a própria instituição;
    • explicar conceitos e princípios;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • realizar consultorias técnicas;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar material didático impresso;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • participar do planejamento do curso;
    • produzir relatórios;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • exercer liderança cooperativa;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • estagiar em instituições;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • coordenar processos de seleção;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • selecionar conteúdos;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • analisar e resolver problemas;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • produzir laudos técnicos;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • realizar parcerias;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • preencher diários de classe;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • definir atividades e cronograma;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • gerar produtos e projetos;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas industriais no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Distribuição de energia elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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