Quanto ganha um Professor de técnicas industriais
Um Professor de técnicas industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.608,70 e R$ 8.950,90, com a média salarial de R$ 4.390,11 e o salário mediana em R$ 3.980,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.390,11 | 52.681,33 | 1.097,53 | 27,03 |
1º Quartil | 2.608,70 | 31.304,35 | 652,17 | 16,06 |
Salário Mediana | 3.980,00 | 47.760,00 | 995,00 | 24,51 |
3º Quartil | 6.826,34 | 81.916,10 | 1.706,59 | 42,03 |
Teto Salarial | 8.950,90 | 107.410,85 | 2.237,73 | 55,12 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Limeira - SP | 2.806 - 5.470 | 3.356,67 | 2.806,00 | 3.054,50 | 4.516,33 | 5.470,32 |
Santos - SP | 3.980 - 8.838 | 6.032,82 | 3.980,00 | 7.297,00 | 7.297,00 | 8.838,35 |
Suzano - SP | 5.368 - 6.535 | 5.374,11 | 5.368,00 | 5.368,00 | 5.395,50 | 6.535,19 |
Serra - ES | 1.805 - 6.560 | 2.607,58 | 1.805,25 | 2.106,13 | 5.415,75 | 6.559,72 |
Santa Barbara D Oeste - SP | 2.022 - 6.124 | 3.736,00 | 2.022,00 | 3.709,50 | 5.056,00 | 6.123,98 |
Caeté - MG | 4.788 - 6.538 | 5.194,67 | 4.788,00 | 5.398,00 | 5.398,00 | 6.538,22 |
Fortaleza - CE | 3.187 - 7.720 | 4.370,60 | 3.187,00 | 4.132,00 | 6.374,00 | 7.720,38 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.765 - 8.297 | 4.669,05 | 2.765,44 | 4.862,00 | 6.850,33 | 8.297,33 |
Minas Gerais | 1.412 - 6.538 | 3.584,00 | 1.412,00 | 4.788,00 | 5.398,00 | 6.538,22 |
Santa Catarina | 2.350 - 4.217 | 2.770,38 | 2.350,00 | 2.500,00 | 3.481,50 | 4.216,90 |
Espírito Santo | 1.805 - 6.560 | 2.607,58 | 1.805,25 | 2.106,13 | 5.415,75 | 6.559,72 |
Ceará | 3.187 - 7.720 | 4.370,60 | 3.187,00 | 4.132,00 | 6.374,00 | 7.720,38 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor de técnicas industriais
Professores do ensino profissional devem:
Atividades
- demonstrar flexibilidade;
- definir atividades e cronograma;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- participar de intercâmbios culturais;
- divulgar o trabalho da escola;
- corrigir provas para processos seletivos;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- orientar projetos de pesquisa;
- coordenar processos de seleção;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- analisar e resolver problemas;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- redigir o plano de ensino;
- demonstrar capacidade de mudança;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- compor instrumentos de avaliação;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- assessorar tecnicamente instituições;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- integrar continuamente teoria e prática;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- demonstrar ética profissional;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- produzir laudos técnicos;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- demonstrar motivação;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- consultar diferentes fontes de informação;
- exercer liderança cooperativa;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- avaliar relatórios de estágios;
- preparar as aulas;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- conceber provas para processos seletivos;
- gerar produtos e projetos;
- aplicar provas em processo seletivos;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- participar do planejamento do curso;
- realizar certificação e qualificação;
- preencher fichas de estágios;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- realizar consultorias técnicas;
- proferir palestras e conferências;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- trabalhar em equipe;
- estimular a busca de conhecimento;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- estagiar em instituições;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- realizar parcerias;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- definir o perfil profissional pretendido;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- executar pesquisas;
- preencher requisição de serviços materiais;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- explicar conceitos e princípios;
- assessorar a própria instituição;
- selecionar conteúdos;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- preencher diários de classe;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- produzir relatórios;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- elaborar material didático impresso;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- tomar parte em colegiados;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
Setores que mais contratam Professor de técnicas industriais no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino médio
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Cursos preparatórios para concursos
- Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
- Distribuição de energia elétrica
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br