Salário para o cargo de Professor de técnicas industriais
CBO 2331-30 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas industriais

Um Professor de técnicas industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.608,70 e R$ 8.950,90, com a média salarial de R$ 4.390,11 e o salário mediana em R$ 3.980,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.390,11 52.681,33 1.097,53 27,03
1º Quartil 2.608,70 31.304,35 652,17 16,06
Salário Mediana 3.980,00 47.760,00 995,00 24,51
3º Quartil 6.826,34 81.916,10 1.706,59 42,03
Teto Salarial 8.950,90 107.410,85 2.237,73 55,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Limeira - SP 2.806 - 5.470 3.356,67 2.806,00 3.054,50 4.516,33 5.470,32
Santos - SP 3.980 - 8.838 6.032,82 3.980,00 7.297,00 7.297,00 8.838,35
Suzano - SP 5.368 - 6.535 5.374,11 5.368,00 5.368,00 5.395,50 6.535,19
Serra - ES 1.805 - 6.560 2.607,58 1.805,25 2.106,13 5.415,75 6.559,72
Santa Barbara D Oeste - SP 2.022 - 6.124 3.736,00 2.022,00 3.709,50 5.056,00 6.123,98
Caeté - MG 4.788 - 6.538 5.194,67 4.788,00 5.398,00 5.398,00 6.538,22
Fortaleza - CE 3.187 - 7.720 4.370,60 3.187,00 4.132,00 6.374,00 7.720,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.765 - 8.297 4.669,05 2.765,44 4.862,00 6.850,33 8.297,33
Minas Gerais 1.412 - 6.538 3.584,00 1.412,00 4.788,00 5.398,00 6.538,22
Santa Catarina 2.350 - 4.217 2.770,38 2.350,00 2.500,00 3.481,50 4.216,90
Espírito Santo 1.805 - 6.560 2.607,58 1.805,25 2.106,13 5.415,75 6.559,72
Ceará 3.187 - 7.720 4.370,60 3.187,00 4.132,00 6.374,00 7.720,38


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas industriais

Professores do ensino profissional devem:

  • pesquisar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • ensinar;
  • comunicar-se;
  • planejar o trabalho docente;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • promover educação ambiental;

  • Atividades

    • demonstrar flexibilidade;
    • definir atividades e cronograma;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • coordenar processos de seleção;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • analisar e resolver problemas;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • redigir o plano de ensino;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • demonstrar ética profissional;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • produzir laudos técnicos;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • demonstrar motivação;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • exercer liderança cooperativa;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • preparar as aulas;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • gerar produtos e projetos;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • participar do planejamento do curso;
    • realizar certificação e qualificação;
    • preencher fichas de estágios;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • realizar consultorias técnicas;
    • proferir palestras e conferências;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • estagiar em instituições;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • realizar parcerias;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • executar pesquisas;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • explicar conceitos e princípios;
    • assessorar a própria instituição;
    • selecionar conteúdos;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • preencher diários de classe;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • produzir relatórios;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • elaborar material didático impresso;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • tomar parte em colegiados;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas industriais no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Distribuição de energia elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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