Salário para o cargo de Professor de técnicas industriais
CBO 2331-30 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas industriais

Um Professor de técnicas industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.608,70 e R$ 8.950,90, com a média salarial de R$ 4.390,11 e o salário mediana em R$ 3.980,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.390,11 52.681,33 1.097,53 27,03
1º Quartil 2.608,70 31.304,35 652,17 16,06
Salário Mediana 3.980,00 47.760,00 995,00 24,51
3º Quartil 6.826,34 81.916,10 1.706,59 42,03
Teto Salarial 8.950,90 107.410,85 2.237,73 55,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Limeira - SP 2.806 - 5.470 3.356,67 2.806,00 3.054,50 4.516,33 5.470,32
Santos - SP 3.980 - 8.838 6.032,82 3.980,00 7.297,00 7.297,00 8.838,35
Suzano - SP 5.368 - 6.535 5.374,11 5.368,00 5.368,00 5.395,50 6.535,19
Serra - ES 1.805 - 6.560 2.607,58 1.805,25 2.106,13 5.415,75 6.559,72
Santa Barbara D Oeste - SP 2.022 - 6.124 3.736,00 2.022,00 3.709,50 5.056,00 6.123,98
Caeté - MG 4.788 - 6.538 5.194,67 4.788,00 5.398,00 5.398,00 6.538,22
Fortaleza - CE 3.187 - 7.720 4.370,60 3.187,00 4.132,00 6.374,00 7.720,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.765 - 8.297 4.669,05 2.765,44 4.862,00 6.850,33 8.297,33
Minas Gerais 1.412 - 6.538 3.584,00 1.412,00 4.788,00 5.398,00 6.538,22
Santa Catarina 2.350 - 4.217 2.770,38 2.350,00 2.500,00 3.481,50 4.216,90
Espírito Santo 1.805 - 6.560 2.607,58 1.805,25 2.106,13 5.415,75 6.559,72
Ceará 3.187 - 7.720 4.370,60 3.187,00 4.132,00 6.374,00 7.720,38


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas industriais

Professores do ensino profissional devem:

  • ensinar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover educação ambiental;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • pesquisar;
  • comunicar-se;
  • planejar o trabalho docente;

  • Atividades

    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • proferir palestras e conferências;
    • demonstrar flexibilidade;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • produzir relatórios;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • selecionar conteúdos;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • preencher fichas de estágios;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • tomar parte em colegiados;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • preparar as aulas;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • coordenar processos de seleção;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • executar pesquisas;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • explicar conceitos e princípios;
    • exercer liderança cooperativa;
    • assessorar a própria instituição;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • participar do planejamento do curso;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • preencher diários de classe;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • trabalhar em equipe;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • elaborar material didático impresso;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • realizar consultorias técnicas;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • redigir o plano de ensino;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • produzir laudos técnicos;
    • gerar produtos e projetos;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • demonstrar ética profissional;
    • demonstrar motivação;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • estagiar em instituições;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • analisar e resolver problemas;
    • realizar certificação e qualificação;
    • definir atividades e cronograma;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • realizar parcerias;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas industriais no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Distribuição de energia elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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