Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio · CBO 2331-10
Professores do ensino profissional / Complexidade 6 de 8

Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio · CBO 2331-10

CBO 233110 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o des

Também chamado de Professor de desenho técnico

O ofício do Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio em uma frase CBO 233110

Síntese

O Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio (CBO 2331-10) ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações. Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Como o CBO 2331-10 se traduz na rotina

Planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial. Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho. Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional. Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Pulso do mercado para CBO Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2331-10 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Baixa rotatividade, com bons indicadores de retenção
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeBaixa rotatividade, com bons indicadores de retenção
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaJornada parcial, abaixo das 29h semanais

Quem emprega o CBO 2331-10

Os principais empregadores concentram-se em: Ensino Tecnológico, Escolas Técnicas, Escolas de Ensino Fundamental, ONGs, Faculdades (Graduação e Pós).

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Caminho de formação mais comum

O curso de Licenciatura intercultural indígena é a porta de entrada mais comum (licenciatura), com duração típica de 60 meses.

Saberes que sustentam o CBO 2331-10

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 164 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências exatas e da terraCiência da computaçãoMetodologia e técnicas da computação344
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) introdução à computação gráfica344
Sistema de computação555
Software básico555
MatemáticaÁlgebra555
Geometria algébrica555
Geometria e topologia555
Geometria diferencial555
Geometria e topologia555
Topologia algébrica555
Matemática aplicada344
Física matemática344
Matemática aplicada555
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada ao desenho técnico555
Matemática aplicada555
Outros elementos (matemática aplicada) sistema intenacional de medidas - si555
Matemática aplicada555
Outros elementos (matemática aplicada) unidades de medida555
Probabilidade e estatísticaProbabilidade e estatística aplicadas555
Probabilidade aplicada555
Probabilidade e estatística aplicadas444
Estatística aplicada444
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática555
Informática555
Internet555
Internet555
Internet344
Internet das coisas344
Software específico555
Software - cad-cam555
Software específico444
Outros elementos (software específico) softwares educacionais444
Ciências humanasEducaçãoFundamentos da educação333
Filosofia da educação333
Fundamentos da educação344
História da educação344
Fundamentos da educação333
Sociologia da educação333
Fundamentos da educação445
Outros elementos (fundamentos da educação) educação brasileira:organização e políticas públicas445
Fundamentos da educação344
Outros elementos (fundamentos da educação) fundamentos de psicologia da educação344
Fundamentos da educação444
Outros elementos (fundamentos da educação) fundamentos sócio-histórico-filosóficos da educação profissional444
Fundamentos da educação445
Outros elementos (fundamentos da educação) legislação da educação profissional e tecnológica445
Planejamento e avaliação educacional555
Planejamento educacional555
Planejamento e avaliação educacional445
Política educacional445
Ensino-aprendizagem555
Avaliação da aprendizagem555
Ensino-aprendizagem555
Métodos e técnicas de ensino555
Ensino-aprendizagem555
Tecnologia educacional555
Ensino-aprendizagem555
Teorias da instrução555
Ensino-aprendizagem455
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática455
Ensino-aprendizagem444
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologias para o ensino de desenho técnico444
Ensino-aprendizagem455
Outros elementos (ensino-aprendizagem) teoria e prática pedagógica455
Currículo344
Currículos específicos para níveis e tipos de educação344
Currículo444
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular444
Tópicos específicos de educação333
Educação de adultos333
Tópicos específicos de educação555
Ensino profissionalizante555
Ciências sociais aplicadasComunicaçãoTeoria da comunicação344
Outros elementos (teoria da comunicação) teorias da arte e da comunicação344
Comunicação visual444
Comunicação visual444
Comunicação visual334
Outros elementos (comunicação visual) fundamentos básicos do ensino da arte334
Desenho industrialProgramação visual344
Programação visual344
Programação visual555
Outros elementos (programação visual) fundamentos da linguagem visual555
Desenho de produto555
Desenho de produto555
Desenho de produto444
Outros elementos (desenho de produto) ambientes cad, bim e desenho paramétrico444
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) aplicação de efeitos de luz e sombra, tramas e texturas no desenho555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) caligrafia técnica555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) construções geométricas555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) desenho de observação: contornos e linhas555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) desenho em 2d e 3d555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) desenho técnico e de figuras planas555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) figuras planas555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) fundamentos de desenho geométrico555
Desenho de produto455
Outros elementos (desenho de produto) fundamentos de design de produtos455
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) geometria descritiva e desenho técnico555
Desenho de produto344
Outros elementos (desenho de produto) história do design344
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) instrumentos e materiais de desenho555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) normatização e normas brasileiras de desenho técnico555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) objetos tridimensionais e perspectivas555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) percepção tridimensional555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) perspectiva555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) perspectiva cônica, cavaleira e isométrica555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) planicidade, paralelismo, perpendicularismo, proporções555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) plantas e leiautes555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) ponto de fuga555
Desenho de produto444
Outros elementos (desenho de produto) processos projetuais444
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) projeção ortogonal555
Desenho de produto455
Outros elementos (desenho de produto) prototipagem em 3d455
Desenho de produto444
Outros elementos (desenho de produto) representação e expressão gráfica444
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) sólidos geométricos555
Desenho de produto344
Outros elementos (desenho de produto) tecnologia específica aplicada ao desenho técnico de produto344
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) teoria das imagens técnicas555
Desenho de produto555
Outros elementos (desenho de produto) vistas, cortes, escalas e cotagem555
Outros elementos do campo desenho industrial444
Outros elementos (desenho industrial) laboratório de desenho e design de produtos444
Linguística, letras e artesArtesArtes plásticas344
Desenho344
LetrasLíngua portuguesa455
Língua portuguesa455
Língua brasileira de sinais (libras) e sistema braïlle333
Língua brasileira de sinais (libras)333
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)444
Metodologia científica444
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)333
Metodologia de pesquisa333
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)444
Técnicas de pesquisa444
Metodologia de projetos555
Desenvolvimento de projetos555
Metodologia de projetos555
Elaboração de projeto555
Outros elementos do campo métodos e procedimentos científicos555
Outros elementos (métodos e procedimentos científicos) projetos e desenhos de produtos555
Outros elementos do campo métodos e procedimentos científicos445
Outros elementos (métodos e procedimentos científicos) projetos integradores e interdisciplinares445

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 23 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral55
Escuta ativa55
Expressão oral55
Compreensão escrita55
Expressão escrita55
Estratégias de aprendizagem55
Aprendizado ativo55
Habilidade de orientar serviços44
Habilidade de ensinar55
Outras habilidades de cognitivas (especificar...)Outras - visão espacial55
Outras - atenção a detalhes55
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções55
Raciocínio abstrato para resolução de problemas55
Raciocínio analítico55
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocíonio científico44
Trabalho com númerosTranscrição de dados55
Comparação de dados55
Classificação de dados55
Compreensão numérica55
Expressão numérica55
Análise de dados55
Sintetização de dados55
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 18 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão55
Precisão de controle55
Destreza dos dedos (ou digital)55
Destreza manual55
Taxa de controle44
Tempo de reação (ou de resposta)44
Resposta de orientação44
Velocidade de pulso-dedos​​  55
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Localização de som44
Reconhecimento de fala55
Clareza de fala55
Sensibilidade auditiva44
Sensibilidade ao brilho44
Percepção de profundidade44
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Discriminação de cor visual44
Habilidades práticas 16 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...55
Troca de informações55
Fornecimento de informações55
Cooperação50
Orientação de pessoas55
Facilitação e mediação de aprendizagem55
Coordenação44
Percepção da realidade social44
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras55
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas55
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas55
Aplicação de habilidades artísticas44
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade55
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas55
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 6 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças5
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Verbos do dia a dia do CBO 233110

O que se faz na prática
Selecionar conteúdos
Demonstrar capacidade de gerenciamento da informação
Demonstrar motivação
Fomentar ações de preservação ambiental
Preencher requisição de serviços materiais
Exercer atividades de coordenação e gestão
Consultar diferentes fontes de informação
Coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional
Orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos
Analisar especificações técnicas de equipamentos para compra
Selecionar material didático e bibliográfico
Efetuar avaliação diagnóstica dos alunos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio (CBO 2331-10) pertence à família dos Professores do ensino profissional, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
233 Professores e instrutores do ensino profissional
2331 Professores do ensino profissional
233110 Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio

Profissões irmãs na família CBO 2331

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio

CBO 233110

Qual é o CBO do Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio?

O código é CBO 2331-10 (ou CBO 233110 sem o hífen), dentro da família 2331 (Professores do ensino profissional), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio?

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas…

Que formação é necessária para o CBO 2331-10?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Ensino Tecnológico, Escolas Técnicas, Escolas de Ensino Fundamental, ONGs.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 29 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2331-10

Mesmo subgrupo · CBO 233