Quanto ganha um Professor de química no ensino médio
Um Professor de química no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,06 e R$ 13.400,71, com a média salarial de R$ 4.998,71 e o salário mediana em R$ 2.928,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.998,71 | 59.984,55 | 1.249,68 | 45,17 |
1º Quartil | 2.016,06 | 24.192,75 | 504,02 | 18,22 |
Salário Mediana | 2.928,00 | 35.136,00 | 732,00 | 26,46 |
3º Quartil | 10.219,96 | 122.639,49 | 2.554,99 | 92,35 |
Teto Salarial | 13.400,71 | 160.808,58 | 3.350,18 | 121,09 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
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- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.852 - 17.211 | 6.104,70 | 1.852,49 | 4.040,00 | 14.209,37 | 17.210,81 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.662 - 13.890 | 4.935,60 | 1.662,20 | 3.134,00 | 11.467,80 | 13.890,14 |
Belém - PA | 1.684 - 42.838 | 11.769,20 | 1.683,60 | 5.509,00 | 35.367,73 | 42.838,45 |
Goiânia - GO | 1.705 - 8.119 | 3.760,55 | 1.704,62 | 3.730,00 | 6.703,44 | 8.119,41 |
Brasília - DF | 2.127 - 11.265 | 4.809,26 | 2.126,88 | 3.762,00 | 9.300,63 | 11.265,20 |
Recife - PE | 1.668 - 12.994 | 5.682,35 | 1.667,86 | 5.084,00 | 10.727,57 | 12.993,56 |
Belo Horizonte - MG | 1.740 - 14.453 | 4.798,99 | 1.739,97 | 2.582,00 | 11.932,43 | 14.452,92 |
Aracaju - SE | 1.657 - 6.776 | 3.198,44 | 1.657,00 | 2.759,50 | 5.594,25 | 6.775,92 |
Feira de Santana - BA | 1.812 - 5.372 | 3.045,65 | 1.812,25 | 2.705,00 | 4.434,75 | 5.371,50 |
Uberlândia - MG | 1.550 - 4.951 | 2.617,88 | 1.549,75 | 2.739,00 | 4.087,25 | 4.950,60 |
Manaus - AM | 1.560 - 7.753 | 3.083,50 | 1.560,25 | 1.804,50 | 6.401,25 | 7.753,39 |
Ribeirão Preto - SP | 1.537 - 4.549 | 2.368,25 | 1.537,00 | 2.100,50 | 3.755,50 | 4.548,77 |
Salvador - BA | 1.635 - 7.767 | 3.127,79 | 1.634,68 | 2.096,50 | 6.412,75 | 7.767,32 |
Curitiba - PR | 1.703 - 11.727 | 4.425,53 | 1.702,67 | 2.958,00 | 9.681,67 | 11.726,73 |
Campinas - SP | 1.916 - 17.680 | 6.205,20 | 1.916,00 | 3.886,00 | 14.596,33 | 17.679,52 |
São José dos Campos - SP | 1.552 - 8.857 | 3.292,69 | 1.552,00 | 2.106,00 | 7.312,33 | 8.856,92 |
São Bernardo do Campo - SP | 1.980 - 5.408 | 2.859,31 | 1.979,67 | 2.314,00 | 4.465,00 | 5.408,14 |
Taubaté - SP | 1.459 - 4.862 | 2.285,38 | 1.459,33 | 1.924,00 | 4.014,00 | 4.861,88 |
João Pessoa - PB | 2.032 - 10.816 | 5.175,83 | 2.031,67 | 4.340,50 | 8.929,67 | 10.815,88 |
Jundiaí - SP | 1.737 - 4.227 | 2.397,75 | 1.737,33 | 2.224,50 | 3.490,00 | 4.227,19 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.721 - 13.226 | 4.849,26 | 1.721,23 | 3.260,50 | 10.919,59 | 13.226,14 |
Rio de Janeiro | 1.728 - 12.973 | 4.818,14 | 1.727,94 | 3.109,50 | 10.710,76 | 12.973,20 |
Minas Gerais | 1.600 - 9.299 | 3.578,05 | 1.599,75 | 2.454,00 | 7.677,62 | 9.299,36 |
Pará | 1.649 - 28.460 | 8.428,99 | 1.648,73 | 3.758,20 | 23.497,07 | 28.460,36 |
Goiás | 1.662 - 9.831 | 3.868,90 | 1.662,41 | 2.537,50 | 8.116,44 | 9.830,87 |
Bahia | 1.588 - 6.865 | 3.022,58 | 1.588,05 | 2.343,00 | 5.667,47 | 6.864,61 |
Pernambuco | 1.601 - 25.040 | 7.348,90 | 1.601,43 | 2.970,00 | 20.672,93 | 25.039,67 |
Paraná | 1.506 - 12.251 | 3.981,56 | 1.506,46 | 2.154,50 | 10.114,77 | 12.251,31 |
Rio Grande do Sul | 1.577 - 8.670 | 3.339,31 | 1.577,12 | 2.241,50 | 7.157,82 | 8.669,76 |
Santa Catarina | 1.823 - 7.694 | 3.542,34 | 1.822,90 | 2.706,00 | 6.352,40 | 7.694,22 |
Distrito Federal | 2.127 - 11.265 | 4.809,26 | 2.126,88 | 3.762,00 | 9.300,63 | 11.265,20 |
Paraíba | 1.945 - 12.359 | 5.272,57 | 1.944,57 | 3.735,50 | 10.203,43 | 12.358,70 |
Rio Grande do Norte | 2.142 - 12.749 | 4.785,09 | 2.142,20 | 3.589,00 | 10.525,60 | 12.748,92 |
Sergipe | 1.657 - 6.776 | 3.225,26 | 1.657,00 | 2.769,00 | 5.594,25 | 6.775,92 |
Mato Grosso | 1.499 - 8.558 | 3.508,09 | 1.499,11 | 2.358,00 | 7.065,75 | 8.558,25 |
Espírito Santo | 1.696 - 22.927 | 7.988,89 | 1.695,75 | 3.708,00 | 18.929,00 | 22.927,37 |
Ceará | 1.804 - 43.948 | 12.460,83 | 1.804,00 | 6.270,00 | 36.284,00 | 43.948,27 |
Amazonas | 1.560 - 7.753 | 3.083,50 | 1.560,25 | 1.804,50 | 6.401,25 | 7.753,39 |
Mato Grosso do Sul | 1.491 - 14.909 | 4.691,14 | 1.491,33 | 1.923,00 | 12.308,67 | 14.908,63 |
Piauí | 2.060 - 84.849 | 22.004,00 | 2.059,67 | 4.017,00 | 70.052,33 | 84.849,49 |
Amapá | 1.445 - 7.195 | 3.682,00 | 1.445,00 | 4.290,00 | 5.940,00 | 7.194,71 |
Maranhão | 1.528 - 5.095 | 2.662,40 | 1.527,67 | 2.736,00 | 4.206,73 | 5.095,32 |
Alagoas | 1.637 - 7.252 | 3.063,75 | 1.636,50 | 2.387,50 | 5.987,50 | 7.252,24 |
Tocantins | 2.114 - 17.686 | 7.450,75 | 2.114,00 | 4.700,00 | 14.602,00 | 17.686,38 |
Roraima | 1.596 - 3.561 | 2.142,17 | 1.596,00 | 1.911,50 | 2.940,00 | 3.561,02 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de química no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- medir o conhecimento específico;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- administrar conflitos;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- escolher livro didático;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- preparar-se para concursos docentes;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- influir na definição dos planos de carreira;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- dialogar com os alunos;
- propor a contratação de serviços especializados;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- interagir com os alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- adequar o planejamento às aulas;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- constituir comissões de sindicância;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- atender pais e alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- definir o calendário;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- estabelecer empatia com os alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- requisitar material pedagógico;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
Setores que mais contratam Professor de química no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br