Salário para o cargo de Professor de química no ensino médio
CBO 2321-65 > Professores do ensino médio

Professor de química no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de química no ensino médio

Um Professor de química no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.541,90 e R$ 23.659,67, com a média salarial de R$ 7.228,18 e o salário mediana em R$ 2.247,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.228,18 86.738,17 1.807,05 64,72
1º Quartil 1.541,90 18.502,79 385,47 13,81
Salário Mediana 2.247,00 26.964,00 561,75 20,12
3º Quartil 18.043,88 216.526,54 4.510,97 161,56
Teto Salarial 23.659,67 283.916,09 5.914,92 211,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.503 - 18.446 5.557,14 1.503,02 2.438,35 15.229,19 18.446,05
Rio de Janeiro - RJ 1.335 - 7.683 3.068,77 1.334,90 2.495,61 6.342,75 7.682,53
Belém - PA 1.541 - 11.706 4.534,03 1.540,64 3.358,30 9.664,65 11.706,11
Recife - PE 3.474 - 12.885 7.219,91 3.473,93 7.700,00 10.638,34 12.885,47
Fortaleza - CE 1.415 - 92.867 18.519,54 1.415,44 3.107,88 76.671,47 92.866,78
Belo Horizonte - MG 1.172 - 12.387 3.969,80 1.172,36 2.580,08 10.226,78 12.386,98
Brasília - DF 1.255 - 23.452 6.522,59 1.254,75 2.724,13 19.362,30 23.452,20
Manaus - AM 1.321 - 6.864 3.468,40 1.320,85 2.997,40 5.666,67 6.863,64
Goiânia - GO 1.323 - 13.390 4.044,45 1.322,73 2.689,65 11.055,03 13.390,18
João Pessoa - PB 1.782 - 9.553 5.031,34 1.782,00 5.970,26 7.887,00 9.552,97
Curitiba - PR 1.300 - 8.254 3.138,53 1.299,87 2.452,78 6.814,30 8.253,68
São Jose - SC 1.045 - 7.190 2.435,84 1.045,00 1.799,81 5.935,89 7.189,73
Campinas - SP 1.354 - 15.685 6.890,21 1.353,70 6.336,00 12.949,60 15.684,94
Santo André - SP 1.249 - 10.543 3.598,65 1.248,83 2.393,49 8.704,12 10.542,69
Ribeirão Preto - SP 1.077 - 1.702 1.243,28 1.077,45 1.173,60 1.405,16 1.701,97
Duque de Caxias - RJ 1.313 - 102.543 16.130,98 1.313,38 5.366,61 84.660,00 102.542,73
Cuiabá - MT 1.852 - 5.996 3.379,16 1.852,20 3.284,80 4.950,00 5.995,59
São Gonçalo - RJ 3.373 - 4.962 3.597,23 3.372,60 3.525,90 4.096,40 4.961,68
Barueri - SP 1.377 - 7.177 3.037,74 1.377,30 1.805,40 5.925,71 7.177,40
Maringá - PR 1.527 - 3.882 2.448,28 1.526,92 2.530,83 3.205,00 3.881,99


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.271 - 52.572 12.390,97 1.270,79 2.248,65 43.403,77 52.571,95
Rio de Janeiro 1.253 - 12.810 4.206,44 1.252,61 2.377,61 10.575,88 12.809,83
Minas Gerais 1.197 - 8.398 3.207,19 1.196,93 2.020,74 6.933,42 8.397,97
Paraná 1.291 - 8.124 3.051,41 1.290,78 2.101,29 6.707,32 8.124,11
Pará 1.218 - 9.702 3.490,60 1.217,86 2.057,75 8.009,69 9.701,58
Pernambuco 2.684 - 46.524 14.388,12 2.683,91 8.324,80 38.410,77 46.524,28
Rio Grande do Sul 1.180 - 6.241 2.387,50 1.179,54 1.765,20 5.152,64 6.241,03
Santa Catarina 1.239 - 5.121 2.244,87 1.239,14 1.799,81 4.227,95 5.121,02
Mato Grosso 1.477 - 8.926 4.133,92 1.476,59 4.573,00 7.369,73 8.926,43
Paraíba 1.164 - 9.317 4.188,81 1.163,52 3.636,60 7.691,93 9.316,70
Ceará 1.415 - 92.867 17.417,97 1.415,44 2.961,20 76.671,47 92.866,78
Goiás 1.283 - 10.541 3.614,93 1.282,60 2.458,85 8.702,65 10.540,91
Distrito Federal 1.255 - 23.452 6.522,59 1.254,75 2.724,13 19.362,30 23.452,20
Amazonas 1.321 - 6.864 3.468,40 1.320,85 2.997,40 5.666,67 6.863,64
Bahia 704 - 5.597 1.931,49 704,14 1.283,33 4.621,18 5.597,31
Espírito Santo 1.138 - 26.987 9.843,68 1.137,65 6.025,00 22.281,00 26.987,42
Maranhão 1.293 - 3.078 2.098,74 1.293,00 2.189,55 2.541,25 3.078,04
Sergipe 1.568 - 53.431 11.132,12 1.567,80 3.190,00 44.112,60 53.430,50
Mato Grosso do Sul 1.449 - 11.991 3.337,69 1.448,70 1.788,71 9.900,00 11.991,18


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de química no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • preparar aulas;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • dialogar com os alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • requisitar material pedagógico;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • administrar conflitos;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • medir o conhecimento específico;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • escolher livro didático;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • interagir com os alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • expressar-se com clareza;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir o calendário;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • constituir comissões de sindicância;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • atender pais e alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;


    Setores que mais contratam Professor de química no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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