Salário para o cargo de Professor de química no ensino médio
CBO 2321-65 > Professores do ensino médio

Professor de química no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de química no ensino médio

Um Professor de química no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,06 e R$ 13.400,71, com a média salarial de R$ 4.998,71 e o salário mediana em R$ 2.928,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.998,71 59.984,55 1.249,68 45,17
1º Quartil 2.016,06 24.192,75 504,02 18,22
Salário Mediana 2.928,00 35.136,00 732,00 26,46
3º Quartil 10.219,96 122.639,49 2.554,99 92,35
Teto Salarial 13.400,71 160.808,58 3.350,18 121,09


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.852 - 17.211 6.104,70 1.852,49 4.040,00 14.209,37 17.210,81
Rio de Janeiro - RJ 1.662 - 13.890 4.935,60 1.662,20 3.134,00 11.467,80 13.890,14
Belém - PA 1.684 - 42.838 11.769,20 1.683,60 5.509,00 35.367,73 42.838,45
Goiânia - GO 1.705 - 8.119 3.760,55 1.704,62 3.730,00 6.703,44 8.119,41
Brasília - DF 2.127 - 11.265 4.809,26 2.126,88 3.762,00 9.300,63 11.265,20
Recife - PE 1.668 - 12.994 5.682,35 1.667,86 5.084,00 10.727,57 12.993,56
Belo Horizonte - MG 1.740 - 14.453 4.798,99 1.739,97 2.582,00 11.932,43 14.452,92
Aracaju - SE 1.657 - 6.776 3.198,44 1.657,00 2.759,50 5.594,25 6.775,92
Feira de Santana - BA 1.812 - 5.372 3.045,65 1.812,25 2.705,00 4.434,75 5.371,50
Uberlândia - MG 1.550 - 4.951 2.617,88 1.549,75 2.739,00 4.087,25 4.950,60
Manaus - AM 1.560 - 7.753 3.083,50 1.560,25 1.804,50 6.401,25 7.753,39
Ribeirão Preto - SP 1.537 - 4.549 2.368,25 1.537,00 2.100,50 3.755,50 4.548,77
Salvador - BA 1.635 - 7.767 3.127,79 1.634,68 2.096,50 6.412,75 7.767,32
Curitiba - PR 1.703 - 11.727 4.425,53 1.702,67 2.958,00 9.681,67 11.726,73
Campinas - SP 1.916 - 17.680 6.205,20 1.916,00 3.886,00 14.596,33 17.679,52
São José dos Campos - SP 1.552 - 8.857 3.292,69 1.552,00 2.106,00 7.312,33 8.856,92
São Bernardo do Campo - SP 1.980 - 5.408 2.859,31 1.979,67 2.314,00 4.465,00 5.408,14
Taubaté - SP 1.459 - 4.862 2.285,38 1.459,33 1.924,00 4.014,00 4.861,88
João Pessoa - PB 2.032 - 10.816 5.175,83 2.031,67 4.340,50 8.929,67 10.815,88
Jundiaí - SP 1.737 - 4.227 2.397,75 1.737,33 2.224,50 3.490,00 4.227,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.721 - 13.226 4.849,26 1.721,23 3.260,50 10.919,59 13.226,14
Rio de Janeiro 1.728 - 12.973 4.818,14 1.727,94 3.109,50 10.710,76 12.973,20
Minas Gerais 1.600 - 9.299 3.578,05 1.599,75 2.454,00 7.677,62 9.299,36
Pará 1.649 - 28.460 8.428,99 1.648,73 3.758,20 23.497,07 28.460,36
Goiás 1.662 - 9.831 3.868,90 1.662,41 2.537,50 8.116,44 9.830,87
Bahia 1.588 - 6.865 3.022,58 1.588,05 2.343,00 5.667,47 6.864,61
Pernambuco 1.601 - 25.040 7.348,90 1.601,43 2.970,00 20.672,93 25.039,67
Paraná 1.506 - 12.251 3.981,56 1.506,46 2.154,50 10.114,77 12.251,31
Rio Grande do Sul 1.577 - 8.670 3.339,31 1.577,12 2.241,50 7.157,82 8.669,76
Santa Catarina 1.823 - 7.694 3.542,34 1.822,90 2.706,00 6.352,40 7.694,22
Distrito Federal 2.127 - 11.265 4.809,26 2.126,88 3.762,00 9.300,63 11.265,20
Paraíba 1.945 - 12.359 5.272,57 1.944,57 3.735,50 10.203,43 12.358,70
Rio Grande do Norte 2.142 - 12.749 4.785,09 2.142,20 3.589,00 10.525,60 12.748,92
Sergipe 1.657 - 6.776 3.225,26 1.657,00 2.769,00 5.594,25 6.775,92
Mato Grosso 1.499 - 8.558 3.508,09 1.499,11 2.358,00 7.065,75 8.558,25
Espírito Santo 1.696 - 22.927 7.988,89 1.695,75 3.708,00 18.929,00 22.927,37
Ceará 1.804 - 43.948 12.460,83 1.804,00 6.270,00 36.284,00 43.948,27
Amazonas 1.560 - 7.753 3.083,50 1.560,25 1.804,50 6.401,25 7.753,39
Mato Grosso do Sul 1.491 - 14.909 4.691,14 1.491,33 1.923,00 12.308,67 14.908,63
Piauí 2.060 - 84.849 22.004,00 2.059,67 4.017,00 70.052,33 84.849,49
Amapá 1.445 - 7.195 3.682,00 1.445,00 4.290,00 5.940,00 7.194,71
Maranhão 1.528 - 5.095 2.662,40 1.527,67 2.736,00 4.206,73 5.095,32
Alagoas 1.637 - 7.252 3.063,75 1.636,50 2.387,50 5.987,50 7.252,24
Tocantins 2.114 - 17.686 7.450,75 2.114,00 4.700,00 14.602,00 17.686,38
Roraima 1.596 - 3.561 2.142,17 1.596,00 1.911,50 2.940,00 3.561,02


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de química no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • participar de atividades institucionais;

  • Atividades

    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • medir o conhecimento específico;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • administrar conflitos;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • escolher livro didático;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • dialogar com os alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • interagir com os alunos;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • atender pais e alunos;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • definir o calendário;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • requisitar material pedagógico;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;


    Setores que mais contratam Professor de química no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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