Salário para o cargo de Professor de marketing
CBO 2348-10 > Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior

Professor de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, preparam cursos, programas, disciplinas e aulas, na área de ciências econômicas, administrativas e contábeis, do ensino superior, assistem e avaliam alunos, produzem trabalhos acadêmicos e orientam a elaboração de teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso. Participam de atividades administrativas, bancas examinadoras e eventos acadêmicos, administram departamentos de ensino, realizam atividades de extensão e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de marketing

Um Professor de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.953,64 e R$ 20.172,95, com a média salarial de R$ 7.723,20 e o salário mediana em R$ 5.649,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.723,20 92.678,43 1.930,80 58,44
1º Quartil 2.953,64 35.443,64 738,41 22,35
Salário Mediana 5.649,00 67.788,00 1.412,25 42,74
3º Quartil 15.384,76 184.617,06 3.846,19 116,41
Teto Salarial 20.172,95 242.075,43 5.043,24 152,64


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.673 - 40.425 13.156,49 1.672,73 8.956,10 33.375,15 40.424,99
Curitiba - PR 2.011 - 9.127 4.263,46 2.011,49 3.823,00 7.535,65 9.127,41
Mafra - SC 6.742 - 12.237 8.545,96 6.741,73 8.684,00 10.103,36 12.237,50
Sorocaba - SP 5.074 - 9.705 6.373,13 5.073,94 6.062,00 8.012,56 9.705,05
Rio de Janeiro - RJ 2.087 - 26.316 8.526,10 2.086,72 5.935,00 21.726,46 26.315,74
Canoinhas - SC 7.789 - 11.871 8.787,04 7.788,55 8.684,00 9.800,91 11.871,16
Varginha - MG 1.830 - 8.335 4.004,12 1.830,30 4.475,00 6.881,20 8.334,72
Belo Horizonte - MG 2.331 - 21.988 8.555,78 2.330,89 5.457,00 18.153,11 21.987,59
Concordia - SC 6.944 - 12.066 8.550,73 6.944,11 8.684,00 9.961,78 12.066,00
Goiânia - GO 4.023 - 9.748 5.190,41 4.022,50 4.395,00 8.048,38 9.748,43
Londrina - PR 1.666 - 6.935 3.193,24 1.666,43 2.300,00 5.725,43 6.934,81
Brasília - DF 1.562 - 12.468 4.888,72 1.561,67 4.030,00 10.293,50 12.467,80
Porto União - SC 8.155 - 11.592 8.788,58 8.155,33 8.684,00 9.570,33 11.591,87
Capanema - PR 5.588 - 13.856 8.108,09 5.588,40 7.700,00 11.440,00 13.856,47
Fortaleza - CE 2.754 - 12.001 5.403,04 2.753,80 4.768,00 9.908,20 12.001,11
Toledo - PR 2.499 - 6.907 4.060,56 2.499,00 3.967,00 5.702,50 6.907,04
Manaus - AM 2.834 - 10.010 5.028,86 2.834,00 5.458,00 8.264,33 10.010,01
Maringá - PR 1.850 - 5.782 3.098,32 1.849,67 3.264,50 4.774,00 5.782,41
Santo André - SP 14.019 - 26.647 19.289,71 14.018,67 20.000,00 22.000,00 26.647,06
Vassouras - RJ 10.825 - 14.313 11.220,75 10.824,92 11.115,00 11.817,00 14.313,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.783 - 34.250 10.940,04 1.783,43 6.104,00 28.276,86 34.249,79
Paraná 1.986 - 9.441 4.338,97 1.986,04 3.823,00 7.794,39 9.440,80
Santa Catarina 5.196 - 12.206 8.141,62 5.195,74 8.684,00 10.077,66 12.206,36
Minas Gerais 1.780 - 15.924 5.646,01 1.780,13 3.926,50 13.146,60 15.923,56
Rio de Janeiro 1.917 - 21.637 7.969,30 1.917,02 5.935,00 17.863,59 21.636,92
Rio Grande do Sul 2.014 - 12.920 5.910,14 2.014,23 5.689,50 10.667,07 12.920,27
Goiás 3.561 - 10.960 5.301,89 3.561,00 4.395,00 9.048,94 10.960,35
Ceará 2.432 - 14.878 5.811,82 2.431,57 4.668,00 12.283,57 14.878,23
Distrito Federal 1.562 - 12.468 4.888,72 1.561,67 4.030,00 10.293,50 12.467,80
Pará 1.447 - 13.597 5.586,89 1.447,00 3.133,50 11.226,00 13.597,27
Bahia 1.412 - 6.477 2.563,40 1.412,00 2.006,00 5.347,33 6.476,85
Amazonas 2.834 - 10.010 5.028,86 2.834,00 5.458,00 8.264,33 10.010,01
Espírito Santo 3.085 - 11.640 6.971,78 3.084,67 8.857,00 9.609,67 11.639,52
Pernambuco 1.650 - 6.109 2.885,42 1.650,33 2.209,00 5.043,33 6.108,64
Mato Grosso do Sul 1.412 - 13.001 7.024,92 1.412,00 10.322,00 10.734,00 13.001,34
Rondônia 1.787 - 5.361 2.703,92 1.787,25 2.321,00 4.426,00 5.360,90
Rio Grande do Norte 1.725 - 5.934 2.934,10 1.725,00 2.140,50 4.899,00 5.933,82
Sergipe 1.558 - 4.118 2.170,00 1.558,00 1.877,00 3.400,00 4.118,18
Amapá 1.650 - 3.391 2.091,67 1.650,00 1.825,00 2.800,00 3.391,44
Maranhão 2.733 - 10.461 4.516,17 2.733,00 3.775,00 8.637,00 10.461,39


Principais locais de trabalho

Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Professor de marketing

Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior devem:

  • produzir trabalhos acadêmicos;
  • participar de bancas examinadoras;
  • ministrar aula;
  • participar de eventos acadêmicos;
  • administrar departamentos de ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de extensão;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar alunos;
  • assistir alunos;
  • preparar cursos, programas, disciplinas e aulas;
  • orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso;

  • Atividades

    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • utilizar recursos técnicos para exposição;
    • direcionar na obtenção de bolsas de estudo;
    • auxiliar na definição de temas de pesquisa;
    • participar de atividades administrativas;
    • interpretar textos em línguas estrangeiras;
    • orientar na publicação de trabalho;
    • preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade;
    • expressar-se oralmente;
    • orientar monitores;
    • organizar grade curricular e horária;
    • atribuir tarefas;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • indicar uso de softwares específicos e calculadoras;
    • analisar dados;
    • aplicar recursos didáticos;
    • cumprir deveres e compromissos com pontualidade;
    • criticar versões dos trabalhos;
    • definir temas e escopo da pesquisa;
    • elaborar projetos;
    • esclarecer dúvidas de alunos;
    • expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira;
    • propor trabalhos para publicação;
    • auxiliar na escolha da disciplina;
    • orientar aluno quanto à estruturação do pensamento;
    • elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade;
    • demonstrar capacidade de análise crítica;
    • motivar;
    • avaliar participação em aula;
    • adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade);
    • expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade;
    • debater trabalhos;
    • avaliar teses, monografias e dissertações;
    • dar parecer em publicações científicas e acadêmicas;
    • assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade;
    • analisar propostas de pesquisa;
    • definir cronograma;
    • selecionar recursos técnicos para exposição;
    • auxiliar na obtenção de estágio;
    • registrar frequência dos alunos;
    • coletar dados;
    • organizar equipes;
    • organizar eventos;
    • orientar pesquisa de campo;
    • indicar professor para contratação;
    • participar de comissões editoriais;
    • elaborar teses e dissertações;
    • adequar o conteúdo programático à realidade;
    • elaborar artigos científicos e acadêmicos;
    • elaborar prestação de contas;
    • coordenar mesas de debates;
    • atualizar o conteúdo programático;
    • coordenar execução do projeto;
    • preparar material didático;
    • expressar-se por escrito com fluência;
    • auxiliar na definição de metodologias;
    • orientar utilização de normas e formas de apresentação;
    • propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas;
    • assistir a eventos;
    • propor alterações em teses e dissertações;
    • auxiliar elaboração de base de dados;
    • aplicar prova escrita e oral;
    • manter-se atualizado;
    • participar de painéis;
    • definir conteúdo programático;
    • julgar trabalhos acadêmicos e científicos;
    • participação de programas de orientação profissional;
    • preparar conteúdo da aula;
    • agir com responsabilidade;
    • apresentar trabalhos, artigos e comunicações;
    • definir bibliografia;
    • orientar coleta de dados;
    • orientar pesquisa teórica;
    • selecionar trabalhos acadêmicos para eventos;
    • participar da avaliação de cursos;
    • preparar exames;
    • fornecer orientação acadêmica e profissional;
    • definir metodologia;
    • proferir palestras;
    • elaborar relatórios;
    • sugerir composição da banca examinadora;
    • aferir provas e trabalhos;
    • orientar empresa júnior e incubadoras de empresas;
    • orientar pesquisa bibliográfica;
    • classificar dados;
    • procurar fontes de financiamentos;
    • demonstrar dinamismo;


    Setores que mais contratam Professor de marketing no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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