Salário para o cargo de Professor de geofísica
CBO 2343-15 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geofísica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geofísica

Um Professor de geofísica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.987,20 e R$ 16.552,09, com a média salarial de R$ 7.880,60 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geofísica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.880,60 94.567,20 1.970,15 40,62
1º Quartil 4.987,20 59.846,40 1.246,80 25,71
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 41,24
3º Quartil 12.623,33 151.480,00 3.155,83 65,07
Teto Salarial 16.552,09 198.625,12 4.138,02 85,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Niterói - RJ 4.700 - 11.386 7.838,00 4.700,00 8.000,00 9.400,00 11.385,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 4.700 - 11.386 7.838,00 4.700,00 8.000,00 9.400,00 11.385,56


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geofísica

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • realizar avaliações;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • participar de atividades administrativas;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • planejar cursos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • preparar aulas e recursos didáticos;

  • Atividades

    • montar laboratórios de ensino;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • processar as informações levantadas;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • associar ensino e pesquisa;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • ensinar através do projeto;
    • elaborar projetos institucionais;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • ministrar aulas expositivas;
    • propor novas disciplinas;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • participar da avaliação de cursos;
    • dar entrevistas;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • realizar projetos de extensão;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • escrever livros didáticos;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • preparar exercícios e provas;
    • orientar monitores;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • coordenar projetos;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • discutir resultados em equipe;
    • realizar visitas técnicas;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • preparar material multimeios;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • preparar textos, apostilas;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • preparar acervo técnico;
    • ministrar palestras;
    • ministrar aulas de campo;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • participar de entidades de classe;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • elaborar plano de orientação;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • coordenar laboratórios;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • associar ensino e extensão;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • analisar informações coletadas;
    • preparar aula de laboratório;
    • participar de exposições e mostras;
    • planejar aulas de campo;
    • participar de órgãos colegiados;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • executar levantamento de campo;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • participar de comissões;
    • disponibilizar informações na internet;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • trabalhar em equipe;
    • ministrar cursos de extensão;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • criar página na internet para disciplina;
    • orientar estagiários;
    • elaborar pareceres;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • supervisionar estágios;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • buscar recursos financeiros;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • coordenar convênios;
    • promover seminários e discussões;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • participar de bancas de concursos;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • executar experimentos e observações;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • preparar material audiovisual;
    • chefiar departamento;
    • prestar consultoria;
    • definir linhas de pesquisa;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • reestruturar disciplinas;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);


    Setores que mais contratam Professor de geofísica no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - pós-graduação e extensão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: