Salário para o cargo de Professor de farmácia e bioquímica
CBO 2344-20 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de farmácia e bioquímica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de farmácia e bioquímica

Um Professor de farmácia e bioquímica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.435,91 e R$ 11.493,48, com a média salarial de R$ 4.807,89 e o salário mediana em R$ 3.568,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de farmácia e bioquímica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.807,89 57.694,63 1.201,97 40,56
1º Quartil 2.435,91 29.230,98 608,98 20,55
Salário Mediana 3.568,00 42.816,00 892,00 30,10
3º Quartil 8.765,42 105.185,02 2.191,35 73,94
Teto Salarial 11.493,48 137.921,75 2.873,37 96,95


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.461,69 9.290,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Passo Fundo - RS 1.713 - 8.689 3.588,88 1.713,00 2.595,50 7.174,00 8.689,36
Maringá - PR 1.889 - 7.901 3.348,13 1.889,00 2.390,50 6.523,50 7.901,46
Governador Valadares - MG 1.440 - 11.405 4.285,80 1.440,00 3.616,00 9.416,00 11.404,94
Curitiba - PR 1.992 - 4.042 2.944,80 1.992,00 3.136,00 3.337,00 4.041,87
Frederico Westphalen - RS 1.896 - 8.612 3.590,40 1.896,00 2.844,00 7.110,00 8.611,85
Nova Iguaçu - RJ 4.334 - 8.258 5.056,00 4.334,00 4.853,00 6.818,00 8.258,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 1.932 - 12.073 4.417,32 1.931,83 2.844,00 9.967,67 12.073,14
Paraná 1.659 - 6.856 3.023,58 1.658,50 2.469,00 5.660,75 6.856,47
Santa Catarina 5.291 - 11.703 8.429,69 5.290,75 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Minas Gerais 1.637 - 10.612 3.768,36 1.636,67 2.824,00 8.761,67 10.612,39
São Paulo 2.673 - 8.973 4.829,08 2.673,45 4.549,00 7.408,00 8.972,79
Rio de Janeiro 3.759 - 8.258 4.977,22 3.759,00 4.853,00 6.818,00 8.258,17
Pará 1.412 - 14.656 7.682,00 1.412,00 9.171,00 12.100,00 14.655,88
Pernambuco 3.571 - 8.963 4.644,40 3.571,00 4.340,00 7.400,00 8.963,10


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de farmácia e bioquímica

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • ministrar atividades didáticas;
  • realizar atividades de extensão;
  • desenvolver pesquisas;
  • planejar cursos;
  • participar da administração universitária;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • comunicar-se;
  • divulgar produção acadêmica;
  • preparar aulas teóricas e práticas;

  • Atividades

    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • liderar pessoas;
    • orientar execução de tarefas;
    • identificar demanda de mercado;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • preparar documentação científica;
    • definir elenco de disciplinas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • estimular auto aprendizado;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • expressar-se oralmente;
    • ministrar aulas práticas;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • elaborar pareceres diversos;
    • chefiar departamento;
    • estimular atitude crítica;
    • trabalhar em grupo;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • obter financiamento para publicação;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • constituir corpo docente;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • definir políticas acadêmicas;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • exercer curadoria de coleções;
    • elaborar ementas;
    • definir bibliografia;
    • propor convênios;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • agir com disciplina;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • coordenar missões científicas;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • participar de eventos científicos;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • analisar dados;
    • proferir palestras e conferências;
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar pré-requisitos;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • definir objetivos de cursos;
    • selecionar conteúdo;
    • revisar literatura;
    • registrar frequência de aluno;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • coordenar implantação de cursos;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • analisar processo de avaliação;
    • coordenar disciplinas;
    • preparar material didático;
    • coordenar pesquisa;
    • submeter textos para publicação;
    • partilhar conhecimento;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • preparar avaliações;
    • revisar textos;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • definir carga horária;
    • atualizar literatura;
    • redigir boletins;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • registrar resultados de avaliações;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • demonstrar capacidade de análise;
    • preparar apresentação de resultados;
    • estabelecer número de vagas;
    • coordenar projetos institucionais;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • revisar avaliações;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • presidir órgãos colegiados;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • coletar dados;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • expressar-se por escrito;
    • ter visão global;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • oferecer cursos;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • participar de órgãos colegiados;
    • ministrar atividades de campo;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • participar de bancas de concursos;
    • participar de comissões;
    • coordenar eventos científicos;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • supervisionar experimentos;
    • discutir avaliação com aluno;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • ministrar aulas expositivas;
    • elaborar projetos;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • agir com senso crítico;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • compor apresentação final de publicações;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;


    Setores que mais contratam Professor de farmácia e bioquímica no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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