Quanto ganha um Professor de farmácia e bioquímica
Um Professor de farmácia e bioquímica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.435,91 e R$ 11.493,48, com a média salarial de R$ 4.807,89 e o salário mediana em R$ 3.568,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.807,89 | 57.694,63 | 1.201,97 | 40,56 |
1º Quartil | 2.435,91 | 29.230,98 | 608,98 | 20,55 |
Salário Mediana | 3.568,00 | 42.816,00 | 892,00 | 30,10 |
3º Quartil | 8.765,42 | 105.185,02 | 2.191,35 | 73,94 |
Teto Salarial | 11.493,48 | 137.921,75 | 2.873,37 | 96,95 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de medicina veterinária
- Professor de medicina
- Professor de fisioterapia
- Professor de odontologia
- Professor de educação física no ensino superior
- Professor de ciências biológicas do ensino superior
- Professor de enfermagem do ensino superior
- Professor de zootecnia do ensino superior
- Professor de clínica cirúrgica (ensino superior)
- Professor de fonoaudiologia
- Professor de nutrição
- Professor de clínica médica (ensino superior)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Blumenau - SC | 9.290 - 11.703 | 9.461,69 | 9.290,00 | 9.290,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Passo Fundo - RS | 1.713 - 8.689 | 3.588,88 | 1.713,00 | 2.595,50 | 7.174,00 | 8.689,36 |
Maringá - PR | 1.889 - 7.901 | 3.348,13 | 1.889,00 | 2.390,50 | 6.523,50 | 7.901,46 |
Governador Valadares - MG | 1.440 - 11.405 | 4.285,80 | 1.440,00 | 3.616,00 | 9.416,00 | 11.404,94 |
Curitiba - PR | 1.992 - 4.042 | 2.944,80 | 1.992,00 | 3.136,00 | 3.337,00 | 4.041,87 |
Frederico Westphalen - RS | 1.896 - 8.612 | 3.590,40 | 1.896,00 | 2.844,00 | 7.110,00 | 8.611,85 |
Nova Iguaçu - RJ | 4.334 - 8.258 | 5.056,00 | 4.334,00 | 4.853,00 | 6.818,00 | 8.258,17 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio Grande do Sul | 1.932 - 12.073 | 4.417,32 | 1.931,83 | 2.844,00 | 9.967,67 | 12.073,14 |
Paraná | 1.659 - 6.856 | 3.023,58 | 1.658,50 | 2.469,00 | 5.660,75 | 6.856,47 |
Santa Catarina | 5.291 - 11.703 | 8.429,69 | 5.290,75 | 9.290,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Minas Gerais | 1.637 - 10.612 | 3.768,36 | 1.636,67 | 2.824,00 | 8.761,67 | 10.612,39 |
São Paulo | 2.673 - 8.973 | 4.829,08 | 2.673,45 | 4.549,00 | 7.408,00 | 8.972,79 |
Rio de Janeiro | 3.759 - 8.258 | 4.977,22 | 3.759,00 | 4.853,00 | 6.818,00 | 8.258,17 |
Pará | 1.412 - 14.656 | 7.682,00 | 1.412,00 | 9.171,00 | 12.100,00 | 14.655,88 |
Pernambuco | 3.571 - 8.963 | 4.644,40 | 3.571,00 | 4.340,00 | 7.400,00 | 8.963,10 |
Principais locais de trabalho
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções e atividades do Professor de farmácia e bioquímica
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:
Atividades
- orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- treinar equipe de pesquisa;
- definir critérios e calendário de avaliação;
- instruir alunos na formação de atitudes;
- prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- liderar pessoas;
- orientar execução de tarefas;
- identificar demanda de mercado;
- estabelecer metodologia de pesquisa;
- elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- preparar documentação científica;
- definir elenco de disciplinas;
- divulgar resultados de avaliação;
- organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
- defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
- orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- estimular auto aprendizado;
- estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- expressar-se oralmente;
- ministrar aulas práticas;
- orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- integrar corpo editorial de revistas;
- coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- elaborar pareceres diversos;
- chefiar departamento;
- estimular atitude crítica;
- trabalhar em grupo;
- orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- gerenciar recursos das pesquisas;
- obter financiamento para publicação;
- participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- constituir corpo docente;
- redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
- demonstrar capacidade de síntese;
- demonstrar capacidade de motivação;
- desenvolver equipamentos e materiais;
- definir políticas acadêmicas;
- propor alterações em estrutura curricular;
- definir perfil de profissional de conclusão;
- exercer curadoria de coleções;
- elaborar ementas;
- definir bibliografia;
- propor convênios;
- estimular desenvolvimento de conduta ética;
- agir com disciplina;
- implementar ações educativas e preventivas;
- corrigir trabalhos acadêmicos;
- coordenar missões científicas;
- argumentar com clareza e consistência;
- participar de eventos científicos;
- interpretar mensagens orais (compreensão oral);
- analisar dados;
- proferir palestras e conferências;
- esclarecer dúvidas;
- identificar pré-requisitos;
- supervisionar estágios curriculares;
- definir objetivos de cursos;
- selecionar conteúdo;
- revisar literatura;
- registrar frequência de aluno;
- ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- coordenar implantação de cursos;
- estimular realização de trabalhos em grupo;
- analisar processo de avaliação;
- coordenar disciplinas;
- preparar material didático;
- coordenar pesquisa;
- submeter textos para publicação;
- partilhar conhecimento;
- executar consultoria ´ad hoc´;
- preparar avaliações;
- revisar textos;
- conceder entrevistas à mídia;
- definir carga horária;
- atualizar literatura;
- redigir boletins;
- orientar percurso acadêmico do aluno;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de organização;
- registrar resultados de avaliações;
- instruir alunos em técnicas especiais;
- participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
- demonstrar capacidade de análise;
- preparar apresentação de resultados;
- estabelecer número de vagas;
- coordenar projetos institucionais;
- redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- revisar avaliações;
- coordenar seminários e grupos de discussão;
- constituir equipe de pesquisa;
- presidir órgãos colegiados;
- produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- coletar dados;
- adaptar equipamentos e materiais;
- expressar-se por escrito;
- ter visão global;
- difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
- oferecer cursos;
- interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
- participar de órgãos colegiados;
- ministrar atividades de campo;
- captar recursos materiais e financeiros;
- integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
- prestar assessorias e consultorias;
- selecionar metodologia de ensino;
- participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- participar de bancas de concursos;
- participar de comissões;
- coordenar eventos científicos;
- orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- supervisionar experimentos;
- discutir avaliação com aluno;
- estabelecer intercâmbio científico;
- ministrar aulas expositivas;
- elaborar projetos;
- integrar direção de associações científicas e profissionais;
- agir com senso crítico;
- elaborar cronograma de atividades;
- compor apresentação final de publicações;
- elaborar proposta de criação de curso;
- providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
Setores que mais contratam Professor de farmácia e bioquímica no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino fundamental
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Laboratórios clínicos
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br