Salário para o cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior
CBO 2347-15 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de biblioteconomia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de biblioteconomia do ensino superior

Um Professor de biblioteconomia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,00 e R$ 7.211,77, com a média salarial de R$ 3.500,00 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.500,00 42.000,00 875,00 16,41
1º Quartil 1.500,00 18.000,00 375,00 7,03
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,41
3º Quartil 5.500,00 66.000,00 1.375,00 25,78
Teto Salarial 7.211,77 86.541,18 1.802,94 33,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de biblioteconomia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • construir projetos político-pedagógicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • preparar aulas;
  • supervisionar estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • ministrar aula;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • supervisionar atividades de campo;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • comentar resultados de avaliações;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • identificar demandas da sociedade;
    • coordenar cursos;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • selecionar bibliografia;
    • construir currículo do curso;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • elaborar material didático;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • formular questões;
    • prestar consultoria;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • pesquisar bibliografia;
    • coordenar programas de estágio;
    • avaliar ementas e programas;
    • realizar leituras;
    • sugerir bibliografia;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • montar cronograma;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • identificar campos de estágio;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • construir política de estágio;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • elaborar relatórios;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • definir objetivos da disciplina;
    • orientar formulação do projeto;
    • exercer papéis de cidadania;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • definir atividades extra-sala;
    • realizar experiências extra-sala;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • indicar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • rever bibliografia;
    • elaborar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • orientar formação de acervos;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • verificar frequência;
    • manter-se atualizado;
    • examinar produto final;
    • participar de órgãos colegiados;
    • analisar resultados de avaliações;
    • assessorar projetos de instituições;
    • organizar atividades didáticas;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • prever formas de avaliação;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • divulgar resultados;
    • trabalhar com a comunidade;
    • definir perfil dos docentes;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • integrar comissões;
    • avaliar provas;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • acompanhar execução do projeto;
    • rever prática docente;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • examinar relatórios de campo;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • definir perfil dos alunos;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • identificar perfil dos docentes;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • provocar reflexões;
    • organizar seminários;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • definir ementas e programas;
    • discutir textos;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • organizar publicações;
    • responder perguntas;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • avaliar produção do orientado;
    • arguir candidatos à titulação;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • definir critérios de avaliação;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • executar pesquisas;
    • realizar reuniões de orientação;
    • promover debates;
    • definir metodologia;
    • elaborar plano de aula;
    • orientar pesquisadores;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar textos;
    • dar entrevistas;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • definir política de capacitação docente;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • definir perfil profissional;
    • selecionar recursos humanos;
    • controlar frequência;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • acompanhar atividades de estágio;


    Setores que mais contratam Professor de biblioteconomia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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