Salário para o cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
CBO 2312-05 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 7.901,48, com a média salarial de R$ 3.279,98 e o salário mediana em R$ 2.205,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.279,98 39.359,79 820,00 20,91
1º Quartil 1.693,73 20.324,81 423,43 10,80
Salário Mediana 2.205,00 26.460,00 551,25 14,06
3º Quartil 6.026,00 72.312,04 1.506,50 38,42
Teto Salarial 7.901,48 94.817,71 1.975,37 50,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 1.412 - 9.432 3.174,39 1.412,00 1.670,00 7.786,76 9.431,55
São Paulo - SP 1.759 - 9.365 3.755,00 1.759,10 2.443,00 7.731,52 9.364,65
Brasília - DF 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Barra do Garças - MT 3.391 - 5.536 4.154,08 3.391,40 4.326,00 4.570,69 5.536,16
Rio de Janeiro - RJ 1.509 - 8.126 3.098,64 1.508,71 1.874,00 6.708,79 8.125,89
Goiânia - GO 1.591 - 8.633 3.344,12 1.590,74 2.213,00 7.127,71 8.633,29
São José dos Pinhais - PR 2.293 - 17.779 9.745,05 2.293,29 14.639,00 14.678,79 17.779,39
Salvador - BA 1.517 - 5.655 2.677,26 1.516,96 2.207,00 4.669,13 5.655,39
Sorocaba - SP 4.641 - 7.450 5.515,41 4.640,65 5.537,00 6.150,85 7.450,10
Recife - PE 1.527 - 5.128 2.620,10 1.526,52 2.425,00 4.233,57 5.127,83
Bandeirantes - PR 1.706 - 2.391 1.866,24 1.705,56 1.922,00 1.973,84 2.390,78
Curitiba - PR 1.493 - 5.129 2.326,88 1.492,88 1.681,00 4.234,87 5.129,40
Cosmópolis - SP 3.079 - 4.678 3.466,66 3.079,06 3.457,00 3.861,97 4.677,74
Manaus - AM 1.422 - 6.175 2.553,73 1.422,37 1.600,00 5.098,46 6.175,40
Natal - RN 1.412 - 11.082 3.523,66 1.412,00 1.700,00 9.149,54 11.082,19
João Pessoa - PB 1.412 - 4.362 2.027,05 1.412,00 1.588,00 3.601,00 4.361,64
Franca - SP 1.770 - 5.586 3.678,64 1.770,05 4.321,00 4.611,95 5.586,13
Aparecida de Goiânia - GO 1.717 - 44.586 11.277,61 1.716,78 2.824,00 36.810,21 44.585,64
Teresina - PI 1.412 - 8.026 2.778,00 1.412,00 1.478,00 6.626,72 8.026,49
Belo Horizonte - MG 1.576 - 4.326 2.287,39 1.575,90 2.052,00 3.571,68 4.326,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.811 - 7.200 3.477,97 1.811,15 3.127,00 5.944,09 7.199,66
Paraná 1.576 - 10.041 3.540,57 1.575,67 2.105,00 8.289,91 10.040,99
Rio de Janeiro 1.480 - 5.954 2.528,92 1.480,35 1.795,00 4.916,01 5.954,41
Ceará 1.412 - 14.080 4.101,55 1.412,00 1.562,50 11.624,74 14.080,23
Minas Gerais 1.560 - 4.905 2.462,22 1.560,15 2.074,00 4.049,35 4.904,70
Goiás 1.508 - 12.440 4.062,14 1.508,03 2.056,00 10.270,50 12.439,94
Mato Grosso 1.959 - 5.579 3.602,40 1.959,24 4.326,00 4.606,03 5.578,97
Distrito Federal 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Bahia 1.433 - 5.290 2.424,93 1.433,18 1.867,00 4.367,54 5.290,10
Pernambuco 1.419 - 7.052 2.798,62 1.418,56 1.850,00 5.822,50 7.052,38
Maranhão 1.413 - 5.131 2.381,15 1.413,09 1.985,00 4.236,22 5.131,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.149 2.619,78 1.412,00 1.500,00 5.902,67 7.149,49
Pará 1.507 - 7.918 3.390,22 1.507,49 2.989,00 6.536,84 7.917,61
Piauí 1.412 - 27.242 6.713,13 1.412,00 1.478,00 22.491,43 27.242,29
Rio Grande do Sul 1.696 - 5.179 2.689,23 1.696,19 2.400,00 4.275,64 5.178,79
Santa Catarina 1.881 - 6.708 3.181,57 1.881,34 2.582,00 5.538,52 6.708,42
Mato Grosso do Sul 1.570 - 5.077 2.694,27 1.569,63 2.495,00 4.191,46 5.076,82
Paraíba 1.412 - 4.148 2.061,39 1.412,00 1.632,00 3.424,60 4.147,98
Espírito Santo 1.471 - 5.382 2.340,85 1.471,47 1.735,00 4.443,08 5.381,60
Tocantins 2.079 - 12.395 5.123,34 2.079,32 4.011,00 10.233,45 12.395,06
Sergipe 1.412 - 5.474 2.274,51 1.412,00 1.522,50 4.519,13 5.473,71
Amazonas 1.423 - 6.174 2.552,70 1.423,44 1.600,00 5.097,09 6.173,74
Alagoas 1.419 - 4.494 2.089,09 1.419,43 1.581,00 3.710,46 4.494,22
Rondônia 1.420 - 5.788 2.645,04 1.420,40 2.200,00 4.778,79 5.788,22
Roraima 1.487 - 6.180 2.698,65 1.487,25 2.015,00 5.102,13 6.179,85
Acre 1.412 - 4.679 2.448,44 1.412,00 1.902,00 3.863,25 4.679,28
Amapá 1.412 - 3.471 1.763,41 1.412,00 1.412,00 2.866,00 3.471,39


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • comunicar-se;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar os alunos;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • ministrar aulas;

  • Atividades

    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • analisar material didático e paradidático;
    • preencher fichas descritivas;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • selecionar material didático;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • proceder com ética e moral;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • relatar evasão escolar;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • consultar legislação educacional;
    • ajustar planejamento à classe;
    • registrar frequência dos alunos;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • atuar em reuniões de pais;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • proceder com criatividade;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • organizar palestras;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • atualizar-se;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • propor trabalhos e atividades;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • definir critérios de avaliação;
    • convencionar regras de convivência;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • divulgar os eventos da escola;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • escolher temas para reuniões;
    • atuar em reuniões de professores;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • definir metodologias de ensino;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • exercer autoridade com critério;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • determinar objetivo da aula;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • criar material didático;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • dialogar com os alunos;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • programar pauta das reuniões;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • produzir material didático;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • revisar conteúdos;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • definir estratégias de ensino;
    • proceder com clareza;


    Setores que mais contratam Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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