Salário para o cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
CBO 2312-05 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 7.901,48, com a média salarial de R$ 3.279,98 e o salário mediana em R$ 2.205,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.279,98 39.359,79 820,00 20,91
1º Quartil 1.693,73 20.324,81 423,43 10,80
Salário Mediana 2.205,00 26.460,00 551,25 14,06
3º Quartil 6.026,00 72.312,04 1.506,50 38,42
Teto Salarial 7.901,48 94.817,71 1.975,37 50,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 1.412 - 9.432 3.174,39 1.412,00 1.670,00 7.786,76 9.431,55
São Paulo - SP 1.759 - 9.365 3.755,00 1.759,10 2.443,00 7.731,52 9.364,65
Brasília - DF 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Barra do Garças - MT 3.391 - 5.536 4.154,08 3.391,40 4.326,00 4.570,69 5.536,16
Rio de Janeiro - RJ 1.509 - 8.126 3.098,64 1.508,71 1.874,00 6.708,79 8.125,89
Goiânia - GO 1.591 - 8.633 3.344,12 1.590,74 2.213,00 7.127,71 8.633,29
São José dos Pinhais - PR 2.293 - 17.779 9.745,05 2.293,29 14.639,00 14.678,79 17.779,39
Salvador - BA 1.517 - 5.655 2.677,26 1.516,96 2.207,00 4.669,13 5.655,39
Sorocaba - SP 4.641 - 7.450 5.515,41 4.640,65 5.537,00 6.150,85 7.450,10
Recife - PE 1.527 - 5.128 2.620,10 1.526,52 2.425,00 4.233,57 5.127,83
Bandeirantes - PR 1.706 - 2.391 1.866,24 1.705,56 1.922,00 1.973,84 2.390,78
Curitiba - PR 1.493 - 5.129 2.326,88 1.492,88 1.681,00 4.234,87 5.129,40
Cosmópolis - SP 3.079 - 4.678 3.466,66 3.079,06 3.457,00 3.861,97 4.677,74
Manaus - AM 1.422 - 6.175 2.553,73 1.422,37 1.600,00 5.098,46 6.175,40
Natal - RN 1.412 - 11.082 3.523,66 1.412,00 1.700,00 9.149,54 11.082,19
João Pessoa - PB 1.412 - 4.362 2.027,05 1.412,00 1.588,00 3.601,00 4.361,64
Franca - SP 1.770 - 5.586 3.678,64 1.770,05 4.321,00 4.611,95 5.586,13
Aparecida de Goiânia - GO 1.717 - 44.586 11.277,61 1.716,78 2.824,00 36.810,21 44.585,64
Teresina - PI 1.412 - 8.026 2.778,00 1.412,00 1.478,00 6.626,72 8.026,49
Belo Horizonte - MG 1.576 - 4.326 2.287,39 1.575,90 2.052,00 3.571,68 4.326,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.811 - 7.200 3.477,97 1.811,15 3.127,00 5.944,09 7.199,66
Paraná 1.576 - 10.041 3.540,57 1.575,67 2.105,00 8.289,91 10.040,99
Rio de Janeiro 1.480 - 5.954 2.528,92 1.480,35 1.795,00 4.916,01 5.954,41
Ceará 1.412 - 14.080 4.101,55 1.412,00 1.562,50 11.624,74 14.080,23
Minas Gerais 1.560 - 4.905 2.462,22 1.560,15 2.074,00 4.049,35 4.904,70
Goiás 1.508 - 12.440 4.062,14 1.508,03 2.056,00 10.270,50 12.439,94
Mato Grosso 1.959 - 5.579 3.602,40 1.959,24 4.326,00 4.606,03 5.578,97
Distrito Federal 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Bahia 1.433 - 5.290 2.424,93 1.433,18 1.867,00 4.367,54 5.290,10
Pernambuco 1.419 - 7.052 2.798,62 1.418,56 1.850,00 5.822,50 7.052,38
Maranhão 1.413 - 5.131 2.381,15 1.413,09 1.985,00 4.236,22 5.131,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.149 2.619,78 1.412,00 1.500,00 5.902,67 7.149,49
Pará 1.507 - 7.918 3.390,22 1.507,49 2.989,00 6.536,84 7.917,61
Piauí 1.412 - 27.242 6.713,13 1.412,00 1.478,00 22.491,43 27.242,29
Rio Grande do Sul 1.696 - 5.179 2.689,23 1.696,19 2.400,00 4.275,64 5.178,79
Santa Catarina 1.881 - 6.708 3.181,57 1.881,34 2.582,00 5.538,52 6.708,42
Mato Grosso do Sul 1.570 - 5.077 2.694,27 1.569,63 2.495,00 4.191,46 5.076,82
Paraíba 1.412 - 4.148 2.061,39 1.412,00 1.632,00 3.424,60 4.147,98
Espírito Santo 1.471 - 5.382 2.340,85 1.471,47 1.735,00 4.443,08 5.381,60
Tocantins 2.079 - 12.395 5.123,34 2.079,32 4.011,00 10.233,45 12.395,06
Sergipe 1.412 - 5.474 2.274,51 1.412,00 1.522,50 4.519,13 5.473,71
Amazonas 1.423 - 6.174 2.552,70 1.423,44 1.600,00 5.097,09 6.173,74
Alagoas 1.419 - 4.494 2.089,09 1.419,43 1.581,00 3.710,46 4.494,22
Rondônia 1.420 - 5.788 2.645,04 1.420,40 2.200,00 4.778,79 5.788,22
Roraima 1.487 - 6.180 2.698,65 1.487,25 2.015,00 5.102,13 6.179,85
Acre 1.412 - 4.679 2.448,44 1.412,00 1.902,00 3.863,25 4.679,28
Amapá 1.412 - 3.471 1.763,41 1.412,00 1.412,00 2.866,00 3.471,39


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas;
  • avaliar os alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas;

  • Atividades

    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • programar pauta das reuniões;
    • selecionar material didático;
    • atuar em reuniões de professores;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • analisar material didático e paradidático;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • definir critérios de avaliação;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • dialogar com os alunos;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • definir metodologias de ensino;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • convencionar regras de convivência;
    • exercer autoridade com critério;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • produzir material didático;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • revisar conteúdos;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • proceder com clareza;
    • atualizar-se;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • propor trabalhos e atividades;
    • consultar legislação educacional;
    • preencher fichas descritivas;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • proceder com ética e moral;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • criar material didático;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • escolher temas para reuniões;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • relatar evasão escolar;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • divulgar os eventos da escola;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • ajustar planejamento à classe;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • proceder com criatividade;
    • registrar frequência dos alunos;
    • atuar em reuniões de pais;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • determinar objetivo da aula;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • organizar palestras;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • definir estratégias de ensino;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;


    Setores que mais contratam Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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