Salário para o cargo de Produtor de som (rádio)
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (rádio)

Um Produtor de som (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.754,91 e R$ 6.345,34, com a média salarial de R$ 2.893,94 e o salário mediana em R$ 2.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.893,94 34.727,23 723,48 15,23
1º Quartil 1.754,91 21.058,98 438,73 9,23
Salário Mediana 2.178,00 26.136,00 544,50 11,46
3º Quartil 4.839,23 58.070,73 1.209,81 25,46
Teto Salarial 6.345,34 76.144,09 1.586,34 33,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.615 - 14.015 6.437,79 2.615,13 5.541,00 11.571,00 14.015,14
Porto Alegre - RS 1.905 - 5.241 2.465,29 1.905,00 1.991,00 4.327,15 5.241,17
Curitiba - PR 2.043 - 7.572 3.546,14 2.043,00 2.593,00 6.251,40 7.571,88
Belo Horizonte - MG 2.199 - 5.951 3.597,41 2.199,00 3.829,00 4.913,50 5.951,38
Bento Goncalves - RS 1.585 - 2.097 1.682,20 1.585,40 1.731,00 1.731,00 2.096,64
Cachoeira Paulista - SP 1.903 - 2.379 1.933,50 1.903,00 1.933,50 1.964,00 2.378,86
Caxias do Sul - RS 1.656 - 2.097 1.703,80 1.656,30 1.724,00 1.731,00 2.096,64
Tubarão - SC 1.554 - 3.023 1.962,00 1.554,00 1.825,00 2.495,50 3.022,62
Rio de Janeiro - RJ 2.441 - 8.460 4.776,38 2.441,00 5.290,00 6.984,50 8.459,84
Passo Fundo - RS 1.500 - 2.180 1.681,00 1.500,00 1.709,50 1.800,00 2.180,21
Poços de Caldas - MG 1.867 - 2.261 1.867,00 1.867,00 1.867,00 1.867,00 2.261,37
Criciúma - SC 1.445 - 3.182 2.202,00 1.445,00 2.300,00 2.627,00 3.181,90
São Carlos - SC 1.750 - 2.746 1.853,40 1.750,00 1.750,00 2.267,00 2.745,86
Florianópolis - SC 2.800 - 7.759 3.848,60 2.800,00 3.126,00 6.406,00 7.759,14
Rio do Sul - SC 2.500 - 5.260 3.248,59 2.500,00 3.200,00 4.342,95 5.260,31
Santarém - PA 1.412 - 1.885 1.457,60 1.412,00 1.412,00 1.556,00 1.884,67


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.792 - 11.741 4.484,56 1.791,81 2.760,19 9.693,81 11.741,44
Rio Grande do Sul 1.611 - 3.432 2.011,84 1.610,57 1.731,00 2.833,32 3.431,80
Santa Catarina 1.554 - 4.611 2.494,26 1.553,91 2.367,00 3.807,27 4.611,48
Minas Gerais 1.505 - 5.153 2.750,56 1.505,36 2.500,00 4.254,16 5.152,77
Paraná 1.860 - 6.572 3.204,98 1.860,27 2.593,00 5.426,00 6.572,13
Rio de Janeiro 1.452 - 7.756 3.198,72 1.451,50 2.441,00 6.403,75 7.756,41
Goiás 1.457 - 3.024 1.816,67 1.457,00 1.715,00 2.497,00 3.024,44
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.922,00 1.412,00 1.818,00 2.700,00 3.270,32
Sergipe 2.047 - 3.783 2.536,00 2.047,00 2.511,50 3.123,00 3.782,67
Rondônia 1.500 - 3.645 2.080,17 1.500,00 2.000,00 3.009,00 3.644,59
Pará 1.412 - 2.897 1.613,33 1.412,00 1.454,00 2.392,00 2.897,26
Bahia 1.585 - 3.135 2.166,50 1.585,00 2.190,65 2.587,87 3.134,51
Espírito Santo 2.164 - 3.199 2.315,20 2.164,00 2.164,00 2.641,00 3.198,86


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (rádio)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • finalizar produção;

  • Atividades

    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar paciência;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • editar vídeo;
    • definir cronogramas;
    • analisar qualidade do produto final;
    • definir temática;
    • demonstrar proatividade;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • distribuir tarefas;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • gerar animações;
    • masterizar áudio;
    • adequar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • estudar roteiro;
    • saldar débitos;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • gerenciar cronograma;
    • criar roteiro;
    • administrar conflitos;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • elaborar relatórios;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • demonstrar flexibilidade;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • definir equipe técnica;
    • definir identidade visual do projeto;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • mixar áudio;
    • adequar propostas aos recursos;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • pesquisar tendências;
    • contratar elenco;
    • orçar projeto;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • editar áudio;
    • definir fluxograma financeiro;
    • contratar locações;
    • controlar execução financeira;
    • contratar equipe técnica;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • pesquisar temáticas;
    • contratar equipamentos;
    • organizar ensaios;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • selecionar repertório;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • montar produto final em mídias;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • criar repertório;
    • construir mapa de produção;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • identificar público-alvo;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • acompanhar ensaios;


    Setores que mais contratam Produtor de som (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Produção de filmes para publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Telecomunicações por satélite
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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