Salário para o cargo de Produtor de som (rádio)
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (rádio)

Um Produtor de som (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.754,91 e R$ 6.345,34, com a média salarial de R$ 2.893,94 e o salário mediana em R$ 2.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.893,94 34.727,23 723,48 15,23
1º Quartil 1.754,91 21.058,98 438,73 9,23
Salário Mediana 2.178,00 26.136,00 544,50 11,46
3º Quartil 4.839,23 58.070,73 1.209,81 25,46
Teto Salarial 6.345,34 76.144,09 1.586,34 33,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.615 - 14.015 6.437,79 2.615,13 5.541,00 11.571,00 14.015,14
Porto Alegre - RS 1.905 - 5.241 2.465,29 1.905,00 1.991,00 4.327,15 5.241,17
Curitiba - PR 2.043 - 7.572 3.546,14 2.043,00 2.593,00 6.251,40 7.571,88
Belo Horizonte - MG 2.199 - 5.951 3.597,41 2.199,00 3.829,00 4.913,50 5.951,38
Bento Goncalves - RS 1.585 - 2.097 1.682,20 1.585,40 1.731,00 1.731,00 2.096,64
Cachoeira Paulista - SP 1.903 - 2.379 1.933,50 1.903,00 1.933,50 1.964,00 2.378,86
Caxias do Sul - RS 1.656 - 2.097 1.703,80 1.656,30 1.724,00 1.731,00 2.096,64
Tubarão - SC 1.554 - 3.023 1.962,00 1.554,00 1.825,00 2.495,50 3.022,62
Rio de Janeiro - RJ 2.441 - 8.460 4.776,38 2.441,00 5.290,00 6.984,50 8.459,84
Passo Fundo - RS 1.500 - 2.180 1.681,00 1.500,00 1.709,50 1.800,00 2.180,21
Poços de Caldas - MG 1.867 - 2.261 1.867,00 1.867,00 1.867,00 1.867,00 2.261,37
Criciúma - SC 1.445 - 3.182 2.202,00 1.445,00 2.300,00 2.627,00 3.181,90
São Carlos - SC 1.750 - 2.746 1.853,40 1.750,00 1.750,00 2.267,00 2.745,86
Florianópolis - SC 2.800 - 7.759 3.848,60 2.800,00 3.126,00 6.406,00 7.759,14
Rio do Sul - SC 2.500 - 5.260 3.248,59 2.500,00 3.200,00 4.342,95 5.260,31
Santarém - PA 1.412 - 1.885 1.457,60 1.412,00 1.412,00 1.556,00 1.884,67


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.792 - 11.741 4.484,56 1.791,81 2.760,19 9.693,81 11.741,44
Rio Grande do Sul 1.611 - 3.432 2.011,84 1.610,57 1.731,00 2.833,32 3.431,80
Santa Catarina 1.554 - 4.611 2.494,26 1.553,91 2.367,00 3.807,27 4.611,48
Minas Gerais 1.505 - 5.153 2.750,56 1.505,36 2.500,00 4.254,16 5.152,77
Paraná 1.860 - 6.572 3.204,98 1.860,27 2.593,00 5.426,00 6.572,13
Rio de Janeiro 1.452 - 7.756 3.198,72 1.451,50 2.441,00 6.403,75 7.756,41
Goiás 1.457 - 3.024 1.816,67 1.457,00 1.715,00 2.497,00 3.024,44
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.922,00 1.412,00 1.818,00 2.700,00 3.270,32
Sergipe 2.047 - 3.783 2.536,00 2.047,00 2.511,50 3.123,00 3.782,67
Rondônia 1.500 - 3.645 2.080,17 1.500,00 2.000,00 3.009,00 3.644,59
Pará 1.412 - 2.897 1.613,33 1.412,00 1.454,00 2.392,00 2.897,26
Bahia 1.585 - 3.135 2.166,50 1.585,00 2.190,65 2.587,87 3.134,51
Espírito Santo 2.164 - 3.199 2.315,20 2.164,00 2.164,00 2.641,00 3.198,86


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (rádio)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • finalizar produção;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • adequar propostas aos recursos;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • administrar conflitos;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • definir temática;
    • definir identidade visual do projeto;
    • adequar conteúdo;
    • definir fluxograma financeiro;
    • acompanhar ensaios;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • estudar roteiro;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • construir mapa de produção;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • gerar animações;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • saldar débitos;
    • pesquisar temáticas;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • analisar qualidade do produto final;
    • distribuir tarefas;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • definir cronogramas;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • orçar projeto;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • contratar equipe técnica;
    • demonstrar paciência;
    • criar repertório;
    • controlar execução financeira;
    • mixar áudio;
    • selecionar repertório;
    • contratar elenco;
    • contratar equipamentos;
    • criar roteiro;
    • demonstrar flexibilidade;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • organizar ensaios;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • editar vídeo;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • contratar locações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • editar áudio;
    • demonstrar proatividade;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • masterizar áudio;
    • montar produto final em mídias;
    • definir equipe técnica;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • identificar público-alvo;
    • gerenciar cronograma;
    • dialogar com equipes artísticas;


    Setores que mais contratam Produtor de som (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Produção de filmes para publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Telecomunicações por satélite
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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