Cenógrafo de eventos · CBO 2623-15
Cenógrafos / Complexidade 6 de 8

Cenógrafo de eventos · CBO 2623-15

CBO 262315 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Elabora o conceito artístico da cenografia de eventos, a partir do tipo e características do evento, pesquisando os objetivos do cliente, temáticas, perfil dos participantes e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da cenografia, visando criar a ambientação

O ofício do Cenógrafo de eventos em uma frase CBO 262315

Síntese

O Cenógrafo de eventos (CBO 2623-15) elabora o conceito artístico da cenografia de eventos, a partir do tipo e características do evento, pesquisando os objetivos do cliente, temáticas, perfil dos participantes e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da cenografia, visando criar a ambientação adequada para receber as pessoas e contribuir para que a experiência seja positiva. Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica e de produção. Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outros envolvidos na montagem. Reelabora o projeto cenográfico para adaptação ao local de realização do evento. Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.

Como o CBO 2623-15 se traduz na rotina

Formula o conceito artístico da cenografia de diferentes tipos de eventos, como feiras, conferências, festivais de música, shows, casamentos, formaturas, aniversários e outros, considerando suas características, sugestões fornecidas pela empresa produtora e tendências de cenografia de eventos. Pesquisa os objetivos do cliente, temáticas, perfil dos participantes e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da cenografia, visando criar a ambientação adequada para receber as pessoas e possibilitar uma experiência positiva.

Avalia proposta de trabalho, analisando natureza e temática do evento e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho. Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho.

Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando detalhamento das locações, espaços externos, pavilhões, auditórios e outros espaços de eventos, incluindo as dimensões, condições de iluminação natural ou artificial, regras de ocupação do espaço, especificações das instalações elétricas e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica. Elabora esboços e perspectivas cênicas e estudo volumétrico. Pesquisa características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos. Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais, realidade aumentada, efeitos visuais e holográficos.

Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico e temática do evento, especificando elementos estruturais da cenografia, materiais para a construção dos elementos estruturais, paisagismo e decoração conforme conceito artístico.

Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais. Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção. Especifica tecnologias necessárias para efeitos visuais, sonoros e sensoriais, quando necessários ao conceito artístico do evento. Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica. Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto. Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia. Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.

Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico na construção da cenografia, as equipes de decoração e paisagismo, de eletricistas, e de efeitos especiais e sonoros. Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte dos objetos cênicos e cenários para o local do evento.

Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montadores em espaços internos e externos.

Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral.

Adapta a cenografia a novos lugares e espaços, redimensionando o projeto cenográfico, adaptando a construção da cenografia, reelaborando a montagem, supervisionando os ajustes da adaptação cenográfica.

Mantém-se atualizado em história da arte e tendências em cenografia de eventos.

Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia de eventos, sobretudo no uso de recursos digitais e de interatividade e obtenção de efeitos especiais. Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos. Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação e visualização do projeto cenográfico.

Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.

Pulso do mercado para CBO Cenógrafo de eventos

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2623-15 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 2623-15

Os principais empregadores concentram-se em: Organização de Eventos, Agências de Trabalho Temporário, Locação de Móveis, Produção Musical.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.

Saberes que sustentam o CBO 2623-15

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 156 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia Outros elementos do campo ecologia 4 4 4
Outros elementos (ecologia) gestão de resíduos 4 4 4
Outros elementos do campo ecologia 4 4 4
Outros elementos (ecologia) sustentabilidade: uso, reuso e reciclagem de materiais 4 4 4
Ciências exatas e da terra Matemática Geometria e topologia 4 4 4
Outros elementos (geometria e topologia) geometria descritiva 4 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 5 5
Informática 4 5 5
Internet 4 5 5
Internet 4 5 5
Software específico 4 5 5
Outros elementos (software específico) softwares de modelagem 3d para criação de projetos de arquitetura cenográfica (sketchup) 4 5 5
Software específico 4 5 5
Outros elementos (software específico) softwares para gestão de projetos cenográficos 4 5 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 3 3 3
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) computação gráfica aplicada 3 3 3
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 5 5
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) estratégias digitais para divulgação do portfólio do cenógrafo 4 5 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 4 4
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto cenográfico 4 4 4
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 4 4
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) recursos digitais para criação artística 4 4 4
Ciências humanas Antropologia Outros elementos do campo antropologia 3 4 4
Outros elementos (antropologia) antropologia cultural - cultura brasileira 3 4 4
Outros elementos do campo antropologia 3 3 3
Outros elementos (antropologia) antropologia da arte e da linguagem 3 3 3
Filosofia Ética 4 5 5
Ética 4 5 5
História História do brasil 3 3 3
Outros elementos (história do brasil) fundamentos de história do brasil 3 3 3
Outros elementos do campo história 3 3 3
Outros elementos (história) fundamentos de história geral 3 3 3
Psicologia Psicologia social 3 4 4
Processos grupais e de comunicação 3 4 4
Ciências sociais aplicadas Administração Administração de empresas 4 5 5
Outros elementos (administração de empresas) fundamentos de gestão: plano de negócios, elaboração de projetos, captação de recursos, gestão de recursos, gestão de fornecedores, outros 4 5 5
Arquitetura e urbanismo Fundamentos de arquitetura e urbanismo 4 5 5
Outros elementos (fundamentos de arquitetura e urbanismo) arquitetura cenográfica 4 5 5
Fundamentos de arquitetura e urbanismo 4 4 4
Outros elementos (fundamentos de arquitetura e urbanismo) elementos de arquitetura 4 4 4
Projeto de arquitetura e urbanismo 4 4 4
Outros elementos (projeto de arquitetura e urbanismo) arquitetura e acessibilidade 4 4 4
Projeto de arquitetura e urbanismo 4 4 4
Outros elementos (projeto de arquitetura e urbanismo) ergonomia e conforto ambiental 4 4 4
Projeto de arquitetura e urbanismo 4 4 4
Outros elementos (projeto de arquitetura e urbanismo) materiais e elementos arquitetônicos do local do evento: possibilidades de intervenções no espaço da locação, acessibilidade, segurança 4 4 4
Tecnologia de arquitetura e urbanismo e adequação ambiental 4 4 4
Outros elementos (tecnologia de arquitetura e urbanismo e adequação ambiental) espaços construídos, uso de locações e espaços virtuais 4 4 4
Tecnologia de arquitetura e urbanismo e adequação ambiental 4 4 4
Outros elementos (tecnologia de arquitetura e urbanismo e adequação ambiental) estruturas e materiais cênicos 4 4 4
Paisagismo 3 4 4
Outros elementos (paisagismo) composição paisagística 3 4 4
Design de interiores e decoração 3 4 4
Outros elementos (design de interiores e decoração) decoração de interiores 3 4 4
Design de interiores e decoração 4 4 4
Outros elementos (design de interiores e decoração) fundamentos de decoração aplicados à cenografia 4 4 4
Comunicação Teoria da comunicação 4 4 4
Teoria da comunicação 4 4 4
Relações públicas e propaganda 4 4 4
Outros elementos (relações públicas e propaganda) divulgação e fortalecimento da marca 4 4 4
Relações públicas e propaganda 3 4 4
Outros elementos (relações públicas e propaganda) fidelização e encantamento o cliente 3 4 4
Comunicação visual 4 5 5
Comunicação visual 4 5 5
Comunicação visual 4 5 5
Outros elementos (comunicação visual) aspectos contemporâneos da comunicação no contexto cinematográfico 4 5 5
Comunicação visual 4 4 4
Outros elementos (comunicação visual) conceitos de espaços instagramáveis 4 4 4
Comunicação visual 4 5 5
Outros elementos (comunicação visual) estéticas visuais 4 5 5
Direito Direitos especiais 3 4 4
Outros elementos (direitos especiais) direito autoral, direito artístico os diversos tipos de contratos do direito musical 3 4 4
Engenharias Engenharia civil Estruturas 3 4 4
Estruturas de madeiras 3 4 4
Estruturas 3 4 4
Estruturas metálicas 3 4 4
Estruturas 3 4 4
Outros elementos (estruturas) técnicas construtivas de estruturas cenográficas 3 4 4
Engenharia elétrica e eletrônica Outros elementos do campo engenharia elétrica e eletrônica 4 4 4
Outros elementos (engenharia elétrica e eletrônica) luminotécnica: projeto de iluminação, aspectos físicos e perceptivos da luz, variáveis de conforto e desempenho nos ambientes, estudo dos efeitos luminosos 4 4 4
Linguística, letras e artes Artes Fundamentos e crítica das artes 3 3 3
Crítica da arte 3 3 3
Fundamentos e crítica das artes 3 3 3
História da arte 3 3 3
Fundamentos e crítica das artes 4 4 4
Outros elementos (fundamentos e crítica das artes) estética aplicada em artes cênicas 4 4 4
Fundamentos e crítica das artes 4 4 4
Outros elementos (fundamentos e crítica das artes) narrativas sonoras 4 4 4
Fundamentos e crítica das artes 4 4 4
Outros elementos (fundamentos e crítica das artes) processos de criação 4 4 4
Fundamentos e crítica das artes 4 4 4
Outros elementos (fundamentos e crítica das artes) teoria da cor e da forma 4 4 4
Artes plásticas 4 4 4
Outros elementos (artes plásticas) desenho artístico e arquitetônico 4 4 4
Artes plásticas 4 4 4
Outros elementos (artes plásticas) desenho tecnológico para cenografia 4 4 4
Teatro 5 5 5
Cenografia 5 5 5
Teatro 4 4 4
Outros elementos (teatro) adereços cênicos 4 4 4
Teatro 4 4 4
Outros elementos (teatro) cenários lúdicos 4 4 4
Teatro 4 5 5
Outros elementos (teatro) elementos cenográficos estruturais, complementares e decorativos 4 5 5
Teatro 4 5 5
Outros elementos (teatro) elementos da cenografia para eventos: decoração do espaço, palco, painéis, telões, pisos, iluminação, sonorização, vestuário da equipe participante do evento, sinalização do local, outros 4 5 5
Teatro 4 5 5
Outros elementos (teatro) estudo do espaço cênico 4 5 5
Teatro 4 4 4
Outros elementos (teatro) iluminação cênica 4 4 4
Teatro 4 4 4
Outros elementos (teatro) processos criativos em cenografia 4 4 4
Teatro 4 5 5
Outros elementos (teatro) técnica de montagem cênica 4 5 5
Fotografia 3 4 4
Outros elementos (fotografia) fundamentos de fotografia 3 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) artes digitais 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) cenografia para casamentos de luxo 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) cenografia para cerimoniais de luxo 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) cenografia para eventos esportivos 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) cenografia para shows e grandes eventos musicais 4 4 4
Outros elementos do campo artes 3 3 3
Outros elementos (artes) direção de espetáculo 3 3 3
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) efeitos visuais e sonoros 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) empreendedorismo e produção cultural 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 5 5
Outros elementos (artes) estudo de viabilidade técnica do projeto cenográfico 4 5 5
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) eventos temáticos 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) eventos virtuais 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 5 5
Outros elementos (artes) planejamento de eventos complexos 4 5 5
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) tecnologias interativas para eventos 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) tipologia de eventos: feiras, conferências, festivais de música, shows, casamentos, formaturas, aniversários e outros 4 4 4
Outros elementos do campo artes 4 4 4
Outros elementos (artes) visita técnica à locação/estúdio: planta baixa, dimensões, instalações elétricas, registro fotográfico da locação/estúdio, outros 4 4 4
Letras Língua portuguesa 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 4
Línguas estrangeiras modernas 3 3 3
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) língua inglesa 3 3 3
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Metodologia de projetos 3 4 4
Desenvolvimento de projetos 3 4 4
Metodologia de projetos 3 4 4
Elaboração de projeto 3 4 4
Tecnologias estratégicas Tecnologias estratégicas 3 4 4
Análise de riscos 3 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Persuasão 5 5
Negociação 5 5
Habilidade de orientar serviços 5 5
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - criatividade 5 5
Outras - visão espacial 5 5
Raciocínio Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Trabalho com números Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 5 5
Equilíbrio corporal bruto 5 5
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Destreza manual 4 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 5 5
Visão periférica 4 4
Discriminação de cor visual 5 5
Habilidades práticas 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 5 5
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 4 4
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços 5 5
Supervisão 4 4
Coordenação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de habilidades artísticas 5 5
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas 5 5
Habilidades organizacionais Gerenciamento de recursos materiais 5 5
Gerenciamento de recursos financeiros 4 4
Gerenciamento de recursos humanos 5 5
Análise de riscos 5 5
Gerenciamento de riscos 5 5

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 6 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 4
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho com previsão de mudanças 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.

Verbos do dia a dia do CBO 262315

O que se faz na prática
Elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro
Atualizar-se em dramaturgia
Redimensionar projeto cenográfico
Desenvolver percepção visual e espacial
Definir conceitos com diretores
Analisar dramaturgicamente textos e roteiros
Orçar materiais
Coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem
Participar de entidades de classe
Planejar áreas de ação cênica
Definir ajuste da cenografia com equipe técnica
Supervisionar equipe de efeitos especiais

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Cenógrafo de eventos (CBO 2623-15) pertence à família dos Cenógrafos, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
26 Comunicadores, artistas e religiosos
262 Profissionais de espetáculos e das artes
2623 Cenógrafos
262315 Cenógrafo de eventos

Profissões irmãs na família CBO 2623

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Cenógrafo de eventos

CBO 262315

Qual é o CBO do Cenógrafo de eventos?

O código é CBO 2623-15 (ou CBO 262315 sem o hífen), dentro da família 2623 (Cenógrafos), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Cenógrafo de eventos?

Elabora o conceito artístico da cenografia de eventos, a partir do tipo e características do evento, pesquisando os objetivos do cliente, temáticas, perfil dos participantes e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da cenografia, visando criar a ambientação adequada para receber as pessoas e contribuir para que a experiência seja positiva. Elabora o projeto cenográfico a part…

Que formação é necessária para o CBO 2623-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Organização de Eventos, Agências de Trabalho Temporário, Locação de Móveis, Produção Musical.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2623-15

Mesmo subgrupo · CBO 262