Categorias profissionais do cargo
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- Pesquisadores das ciências da agricultura
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pesquisadores das ciências da agricultura trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pesquisadores das ciências da agricultura
A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções e atividades do Pesquisador em ciências da zootecnia
Pesquisadores das ciências da agricultura devem:
- divulgar informações;
- demonstrar competências pessoais;
- capacitar recursos humanos;
- comunicar-se;
- elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
- prestar serviços, assessoria e consultoria;
- executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
- planejar pesquisa científica;
Atividades
- apontar resultados esperados;
- realizar análises de laboratório;
- caracterizar problema de pesquisa;
- emitir laudos e pareceres técnicos;
- coletar dados secundários;
- desenvolver raciocínio indutivo;
- realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico;
- avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia;
- definir equipe de trabalho;
- expressar liderança;
- orientar bolsistas e estagiários;
- organizar eventos e dias-de-campo;
- identificar agências e fontes de financiamento;
- revisar artigos técnicos e científicos;
- organizar publicações técnicas;
- avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento;
- desenvolver expressão escrita;
- avaliar resultados de pesquisa;
- avaliar impacto ambiental da tecnologia;
- conceder entrevistas;
- definir linhas de treinamento;
- consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores;
- instalar unidades demonstrativas;
- elaborar cronogramas físico e financeiro;
- verificar cumprimento de metas;
- analisar dados coletados;
- elaborar orçamento;
- evidenciar criatividade;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver concentração;
- implantar experimentos e unidades de observação;
- consultar meios de comunicação;
- captar recursos;
- desenvolver expressão oral;
- produzir material educativo;
- evidenciar persistência;
- acompanhar execução de atividades;
- formular hipóteses;
- identificar parceiros e colaboradores de projeto;
- redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas;
- participar de bancas examinadoras;
- revisar bibliografia;
- preencher formulários de agências de fomento;
- adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços;
- prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais;
- orientar estudantes de pós-graduação;
- definir linhas de pesquisa;
- identificar problema de pesquisa;
- apresentar trabalhos em eventos científicos;
- treinar técnicos e produtores;
- descrever material e métodos;
- proferir palestras e conferências;
- produzir bens e insumos selecionados;
- evidenciar organização;
- redigir relatórios técnicos e financeiros;
- desenvolver senso crítico;
- desenvolver raciocínio dedutivo;
- cultivar curiosidade;
- desenvolver capacidade de síntese;
- definir objetivos e metas;
- avaliar impacto econômico da tecnologia;
- definir ações de difusão de resultados de projeto;
- avaliar demandas de mercado e da sociedade;
- organizar dados;
- assessorar instituições na solução de problemas específicos;
- demonstrar fluência verbal;
- ministrar aulas;
- expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos;
- avaliar impacto social da tecnologia;
Setores que mais contratam Pesquisador em ciências da zootecnia no mercado de trabalho
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais