Salário para o cargo de Operador de telemarketing especializado
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing especializado

Um Operador de telemarketing especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,27 e R$ 2.989,03, com a média salarial de R$ 1.789,13 e o salário mediana em R$ 1.649,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.789,13 21.469,58 447,28 9,41
1º Quartil 1.490,27 17.883,24 372,57 7,84
Salário Mediana 1.649,79 19.797,48 412,45 8,68
3º Quartil 2.279,56 27.354,77 569,89 12,00
Teto Salarial 2.989,03 35.868,39 747,26 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.449 - 3.310 1.947,30 1.448,55 1.800,00 2.733,02 3.310,32
Barueri - SP 1.412 - 2.269 1.580,03 1.412,00 1.500,00 1.873,32 2.269,02
Jundiaí - SP 1.592 - 2.384 1.735,97 1.591,76 1.690,00 1.968,26 2.384,01
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.157 1.571,81 1.500,47 1.503,00 1.781,14 2.157,37
Curitiba - PR 1.432 - 3.387 1.933,24 1.432,15 1.700,00 2.796,59 3.387,31
Brasília - DF 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio de Janeiro - RJ 1.555 - 3.330 2.014,59 1.555,14 2.000,00 2.749,01 3.329,68
Belo Horizonte - MG 1.434 - 3.198 1.941,32 1.434,16 1.800,00 2.639,97 3.197,61
Goiânia - GO 1.412 - 3.371 1.812,24 1.412,00 1.500,00 2.783,01 3.370,87
Vila Velha - ES 1.774 - 2.226 1.797,67 1.773,60 1.790,00 1.837,40 2.225,51
Recife - PE 1.449 - 2.086 1.576,99 1.449,23 1.563,00 1.722,23 2.086,02
São Caetano do Sul - SP 1.462 - 3.265 1.813,27 1.462,48 1.568,00 2.695,80 3.265,24
Guarulhos - SP 1.810 - 3.995 2.539,91 1.809,95 2.550,00 3.298,19 3.994,87
Valparaiso de Goiás - GO 1.624 - 2.794 1.876,81 1.624,40 1.789,00 2.307,02 2.794,33
Mogi das Cruzes - SP 1.508 - 2.683 1.729,49 1.507,55 1.581,00 2.214,96 2.682,83
Blumenau - SC 1.859 - 2.786 2.013,88 1.859,03 1.948,00 2.300,40 2.786,31
Salvador - BA 1.412 - 1.962 1.471,89 1.412,00 1.412,00 1.619,66 1.961,77
Sorocaba - SP 1.714 - 2.532 1.815,92 1.713,64 1.716,00 2.090,71 2.532,34
Taboão da Serra - SP 1.691 - 2.913 1.947,69 1.690,78 1.756,00 2.404,70 2.912,65
Fortaleza - CE 1.419 - 2.632 1.684,18 1.419,30 1.602,50 2.173,22 2.632,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 2.985 1.800,11 1.436,70 1.690,00 2.464,03 2.984,51
Paraná 1.441 - 3.260 1.904,32 1.441,24 1.700,00 2.691,37 3.259,87
Minas Gerais 1.412 - 3.018 1.756,60 1.412,00 1.515,00 2.491,73 3.018,06
Rio de Janeiro 1.520 - 3.150 1.926,15 1.520,22 1.787,00 2.600,40 3.149,68
Goiás 1.412 - 3.165 1.819,92 1.412,00 1.625,00 2.613,19 3.165,18
Santa Catarina 1.567 - 3.197 1.979,45 1.566,82 1.918,00 2.639,41 3.196,94
Distrito Federal 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio Grande do Sul 1.514 - 3.210 1.925,14 1.514,11 1.758,00 2.649,92 3.209,66
Pernambuco 1.415 - 2.135 1.575,05 1.415,33 1.563,00 1.762,76 2.135,11
Espírito Santo 1.557 - 2.275 1.753,87 1.557,03 1.790,00 1.878,44 2.275,22
Bahia 1.412 - 1.978 1.481,80 1.412,00 1.419,00 1.633,37 1.978,39
Ceará 1.412 - 2.308 1.558,96 1.412,00 1.422,00 1.905,22 2.307,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.897 1.461,17 1.412,00 1.412,00 1.565,77 1.896,51
Sergipe 1.507 - 2.025 1.589,29 1.507,44 1.589,00 1.671,72 2.024,84
Acre 1.412 - 1.915 1.491,13 1.412,00 1.497,00 1.580,65 1.914,53
Mato Grosso 1.443 - 2.976 1.845,83 1.442,55 1.728,00 2.456,73 2.975,67
Piauí 1.471 - 2.259 1.621,77 1.470,53 1.580,00 1.864,87 2.258,78
Maranhão 1.412 - 1.955 1.520,02 1.412,00 1.560,00 1.613,96 1.954,88
Amazonas 1.451 - 2.202 1.605,03 1.451,27 1.544,16 1.817,64 2.201,58
Mato Grosso do Sul 1.418 - 2.268 1.581,32 1.417,73 1.500,00 1.872,73 2.268,30
Pará 1.412 - 1.813 1.432,41 1.412,00 1.412,00 1.496,57 1.812,69
Paraíba 1.423 - 2.034 1.521,63 1.422,50 1.503,00 1.679,50 2.034,26
Alagoas 1.412 - 2.594 1.599,80 1.412,00 1.423,00 2.142,00 2.594,45
Tocantins 1.412 - 2.120 1.502,80 1.412,00 1.440,00 1.750,00 2.119,65
Rondônia 1.600 - 2.907 1.971,71 1.600,00 2.000,00 2.400,00 2.906,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing especializado

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;

  • Atividades

    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • depurar informações;
    • aplicar questionário;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • consultar histórico;
    • fornecer informações;
    • identificar-se ao cliente;
    • autocontrolar-se;
    • informar relação custo-benefício;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • registrar respostas em papel;
    • direcionar atendimento;
    • identificar problemas;
    • negociar valor de débitos;
    • acionar serviços emergenciais;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • calcular encargos do débito;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • negociar valores;
    • administrar conflitos;
    • consultar supervisor;
    • apresentar produtos e serviços;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • oferecer soluções;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • orientar o usuário;
    • esclarecer dúvidas;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar objetividade;
    • orientar usuário de telefonia;
    • informar restrições ao crédito;
    • informar prazo de entrega;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • agendar retorno (follow-up);
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • finalizar pendência técnica;
    • negociar descontos;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • consultar manuais;
    • avaliar perfil de consumo;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • confirmar dados;
    • realizar triagem de atendimento;
    • finalizar pendências de serviços;
    • efetivar a venda;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • seguir o código de ética;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • descrever o produto;
    • definir formas de pagamento;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer benefícios variados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • tomar decisões;
    • argumentar com o cliente;
    • abordar o cliente;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • solicitar informações ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • identificar clientes potenciais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • registrar informações com precisão;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • finalizar contato;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • consultar área técnica;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • atualizar listas;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing especializado no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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