Salário para o cargo de Operador de telemarketing bilíngüe
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing bilíngüe

Um Operador de telemarketing bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,27 e R$ 2.989,03, com a média salarial de R$ 1.789,13 e o salário mediana em R$ 1.649,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.789,13 21.469,58 447,28 9,41
1º Quartil 1.490,27 17.883,24 372,57 7,84
Salário Mediana 1.649,79 19.797,48 412,45 8,68
3º Quartil 2.279,56 27.354,77 569,89 12,00
Teto Salarial 2.989,03 35.868,39 747,26 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.449 - 3.310 1.947,30 1.448,55 1.800,00 2.733,02 3.310,32
Barueri - SP 1.412 - 2.269 1.580,03 1.412,00 1.500,00 1.873,32 2.269,02
Jundiaí - SP 1.592 - 2.384 1.735,97 1.591,76 1.690,00 1.968,26 2.384,01
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.157 1.571,81 1.500,47 1.503,00 1.781,14 2.157,37
Curitiba - PR 1.432 - 3.387 1.933,24 1.432,15 1.700,00 2.796,59 3.387,31
Brasília - DF 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio de Janeiro - RJ 1.555 - 3.330 2.014,59 1.555,14 2.000,00 2.749,01 3.329,68
Belo Horizonte - MG 1.434 - 3.198 1.941,32 1.434,16 1.800,00 2.639,97 3.197,61
Goiânia - GO 1.412 - 3.371 1.812,24 1.412,00 1.500,00 2.783,01 3.370,87
Vila Velha - ES 1.774 - 2.226 1.797,67 1.773,60 1.790,00 1.837,40 2.225,51
Recife - PE 1.449 - 2.086 1.576,99 1.449,23 1.563,00 1.722,23 2.086,02
São Caetano do Sul - SP 1.462 - 3.265 1.813,27 1.462,48 1.568,00 2.695,80 3.265,24
Guarulhos - SP 1.810 - 3.995 2.539,91 1.809,95 2.550,00 3.298,19 3.994,87
Valparaiso de Goiás - GO 1.624 - 2.794 1.876,81 1.624,40 1.789,00 2.307,02 2.794,33
Mogi das Cruzes - SP 1.508 - 2.683 1.729,49 1.507,55 1.581,00 2.214,96 2.682,83
Blumenau - SC 1.859 - 2.786 2.013,88 1.859,03 1.948,00 2.300,40 2.786,31
Salvador - BA 1.412 - 1.962 1.471,89 1.412,00 1.412,00 1.619,66 1.961,77
Sorocaba - SP 1.714 - 2.532 1.815,92 1.713,64 1.716,00 2.090,71 2.532,34
Taboão da Serra - SP 1.691 - 2.913 1.947,69 1.690,78 1.756,00 2.404,70 2.912,65
Fortaleza - CE 1.419 - 2.632 1.684,18 1.419,30 1.602,50 2.173,22 2.632,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 2.985 1.800,11 1.436,70 1.690,00 2.464,03 2.984,51
Paraná 1.441 - 3.260 1.904,32 1.441,24 1.700,00 2.691,37 3.259,87
Minas Gerais 1.412 - 3.018 1.756,60 1.412,00 1.515,00 2.491,73 3.018,06
Rio de Janeiro 1.520 - 3.150 1.926,15 1.520,22 1.787,00 2.600,40 3.149,68
Goiás 1.412 - 3.165 1.819,92 1.412,00 1.625,00 2.613,19 3.165,18
Santa Catarina 1.567 - 3.197 1.979,45 1.566,82 1.918,00 2.639,41 3.196,94
Distrito Federal 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio Grande do Sul 1.514 - 3.210 1.925,14 1.514,11 1.758,00 2.649,92 3.209,66
Pernambuco 1.415 - 2.135 1.575,05 1.415,33 1.563,00 1.762,76 2.135,11
Espírito Santo 1.557 - 2.275 1.753,87 1.557,03 1.790,00 1.878,44 2.275,22
Bahia 1.412 - 1.978 1.481,80 1.412,00 1.419,00 1.633,37 1.978,39
Ceará 1.412 - 2.308 1.558,96 1.412,00 1.422,00 1.905,22 2.307,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.897 1.461,17 1.412,00 1.412,00 1.565,77 1.896,51
Sergipe 1.507 - 2.025 1.589,29 1.507,44 1.589,00 1.671,72 2.024,84
Acre 1.412 - 1.915 1.491,13 1.412,00 1.497,00 1.580,65 1.914,53
Mato Grosso 1.443 - 2.976 1.845,83 1.442,55 1.728,00 2.456,73 2.975,67
Piauí 1.471 - 2.259 1.621,77 1.470,53 1.580,00 1.864,87 2.258,78
Maranhão 1.412 - 1.955 1.520,02 1.412,00 1.560,00 1.613,96 1.954,88
Amazonas 1.451 - 2.202 1.605,03 1.451,27 1.544,16 1.817,64 2.201,58
Mato Grosso do Sul 1.418 - 2.268 1.581,32 1.417,73 1.500,00 1.872,73 2.268,30
Pará 1.412 - 1.813 1.432,41 1.412,00 1.412,00 1.496,57 1.812,69
Paraíba 1.423 - 2.034 1.521,63 1.422,50 1.503,00 1.679,50 2.034,26
Alagoas 1.412 - 2.594 1.599,80 1.412,00 1.423,00 2.142,00 2.594,45
Tocantins 1.412 - 2.120 1.502,80 1.412,00 1.440,00 1.750,00 2.119,65
Rondônia 1.600 - 2.907 1.971,71 1.600,00 2.000,00 2.400,00 2.906,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing bilíngüe

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • apresentar produtos e serviços;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • negociar descontos;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • abordar o cliente;
    • informar prazo de entrega;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • avaliar perfil de consumo;
    • fornecer informações;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • ouvir mensagem do cliente;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar paciência;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • informar sanções contratuais;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • orientar usuário de telefonia;
    • finalizar contato;
    • calcular encargos do débito;
    • atualizar listas;
    • administrar conflitos;
    • depurar informações;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • consultar supervisor;
    • consultar manuais;
    • negociar valor de débitos;
    • realizar triagem de atendimento;
    • esclarecer dúvidas;
    • finalizar pendências de serviços;
    • definir formas de pagamento;
    • trabalhar em equipe;
    • argumentar com o cliente;
    • identificar-se ao cliente;
    • consultar histórico;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar clientes potenciais;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar empatia;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • oferecer benefícios variados;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • agendar retorno (follow-up);
    • finalizar pendência técnica;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • descrever o produto;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar objetividade;
    • consultar área técnica;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • informar restrições ao crédito;
    • identificar problemas;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • negociar valores;
    • confirmar dados;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • registrar informações com precisão;
    • tomar decisões;
    • informar relação custo-benefício;
    • autocontrolar-se;
    • solicitar informações ao cliente;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • seguir o código de ética;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • efetivar a venda;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • atualizar cadastro por telefone;
    • registrar respostas em papel;
    • aplicar questionário;
    • comunicar débitos;
    • oferecer vantagens;
    • negociar datas de pagamento;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • confirmar dados cadastrais;
    • enviar mensagens pós-atendimento;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing bilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: