Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel
- Trabalhadores da preparação de pasta de papel
- Preparadores de pasta para fabricação de papel
Cargos relacionados:
- Operador de branqueador de pasta para fabricação de papel
- Ajudante de fabricação de celulose
- Operador de digestor de pasta para fabricação de papel
- Operador de máquina de secar celulose
- Operador de lavagem e depuração de pasta para fabricação de papel
- Refinador de pasta/celulose para fabricação de papel
- Condutor de máquina de secagem na fabricação de pasta/celulose
- Preparador de massa para fabricação de papel
- Condutor de máquina de secagem de celulose
- Cilindreiro na preparação de pasta para fabricação de papel
- Branqueador de pasta de celulose para fabricação de papel
Principais locais de trabalho
Preparadores de pasta para fabricação de papel atuam na fabricação de papel e derivados e de produtos químicos como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto e em diferentes horários: diurno, noturno ou no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Também podem atuar em grandes alturas ou confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Preparadores de pasta para fabricação de papel
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Operador de sdcd
Preparadores de pasta para fabricação de papel devem:
- organizar o turno de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- verificar os insumos para a obtenção da pasta de celulose;
- trabalhar com segurança;
- controlar o processo de obtenção de pasta de celulose;
- monitorar o processo de fabricação da pasta de celulose;
- preparar equipamentos para fabricação de pasta de celulose;
Atividades
- comunicar alterações de processo para o setor do papel;
- ligar os equipamentos;
- demonstrar flexibilidade;
- utilizar recursos de informática;
- monitorar amperagem dos equipamentos;
- verificar as condições de funcionamento dos equipamentos;
- conferir a liberação dos equipamentos pela manutenção;
- repassar informações do processo para o turno seguinte;
- controlar alvura;
- inspecionar as condições de segurança do local de trabalho;
- utilizar epi e epc;
- separar as impurezas;
- consultar os valores de alvura, gramatura e os relatórios (físico e digital) da qualidade;
- consultar sobre a disponibilidade de água para o processo;
- ler informações nos livros de comunicação;
- consultar sobre a disponibilidade de vapor para processo;
- peneirar pasta de celulose;
- inspecionar a limpeza dos equipamentos;
- controlar ph;
- atender às convocações para eventos sobre segurança;
- adicionar vapor no branqueamento da pasta de celulose;
- obedecer procedimentos de parada;
- identificar desvios entre o resultado de laboratório e o registro do painel de controle;
- analisar informações do turno de trabalho;
- monitorar variáveis do processo;
- instruir novos funcionários sobre condições inseguras;
- consultar sobre a disponibilidade de ar comprimido;
- propor revisão dos itens das normas de segurança;
- comunicar supervisão a capacidade e utilização dos equipamentos (amperagem);
- comunicar o funcionamento dos equipamentos para as outras áreas;
- demonstrar controle emocional;
- tomar decisões;
- dosar produtos químicos;
- comunicar aos supervisores da liberação dos equipamentos para manutenção;
- inspecionar cavaco, pasta e celulose em processamento;
- isolar equipamentos para manutenção;
- interpretar resultados de ensaios laboratoriais;
- demonstrar liderança;
- consultar sobre a disponibilidade de produtos químicos para branqueamento da pasta de celulose;
- preencher relatórios de produção e qualidade (físico e digital);
- cumprir ordem de fabricação;
- comunicar a supervisão sobre condições inseguras;
- identificar áreas de risco;
- elaborar análise de risco;
- demonstrar comprometimento com resultados;
- demonstrar visão sistêmica;
- regular a temperatura do equipamento conforme tabela do fabricante;
- analisar registros de funcionamento dos equipamentos;
- verificar a disponibilidade pasta de celulose para branqueamento;
- analisar ensaios de residual do processo;
- inspecionar desgaste dos equipamentos;
- instruir a equipe de trabalho;
- comunicar-se com eficiência;
- monitorar as especificações do produto pasta de celulose (alvura, viscosidade, freness);
- controlar estocagem da pasta de celulose branquiada;
- inspecionar o funcionamento dos equipamentos (ruído, vibração, vazamento);
- controlar tempo de retenção para branqueamento;
- demonstrar iniciativa;
- consultar sobre a disponibilidade de energia elétrica para processo;
- controlar viscosidade;
- cumprir as normas de segurança da empresa;
- trabalhar em equipe;
- sinalizar áreas de risco;