Salário para o cargo de Operador de rádio
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio

Um Operador de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.670,12 e R$ 5.176,02, com a média salarial de R$ 2.533,99 e o salário mediana em R$ 1.946,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.533,99 30.407,88 633,50 12,72
1º Quartil 1.670,12 20.041,46 417,53 8,38
Salário Mediana 1.946,00 23.352,00 486,50 9,77
3º Quartil 3.947,46 47.369,48 986,86 19,82
Teto Salarial 5.176,02 62.112,28 1.294,01 25,98


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.761 - 6.641 3.694,68 1.761,47 3.873,00 5.482,51 6.640,58
Macaé - RJ 2.864 - 6.164 4.014,73 2.863,67 4.345,00 5.089,35 6.164,38
São Paulo - SP 1.596 - 2.821 1.852,74 1.596,34 1.688,00 2.329,16 2.821,15
Vitoria - ES 2.161 - 4.530 2.880,04 2.160,54 2.824,00 3.740,23 4.530,27
Alfredo Chaves - ES 4.345 - 5.263 4.345,00 4.345,00 4.345,00 4.345,00 5.262,79
São Bernardo do Campo - SP 1.837 - 2.620 1.921,95 1.837,00 1.837,00 2.163,19 2.620,12
Porto Alegre - RS 1.460 - 2.570 1.777,26 1.459,85 1.854,00 2.122,14 2.570,40
Curitiba - PR 1.412 - 2.549 1.666,07 1.412,00 1.452,67 2.104,17 2.548,63
Maceió - AL 1.481 - 2.444 1.730,40 1.480,78 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.574 1.618,41 1.412,00 1.508,00 2.125,00 2.573,86
Florianópolis - SC 2.148 - 3.067 2.420,69 2.148,43 2.503,00 2.532,10 3.066,96
Capão da Canoa - RS 1.723 - 2.246 1.796,91 1.723,00 1.854,00 1.854,00 2.245,62
Aracaju - SE 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Cotia - SP 1.837 - 2.440 1.880,71 1.837,00 1.837,00 2.014,50 2.440,02
Cascavel - PR 1.637 - 2.540 1.835,38 1.636,57 1.768,00 2.097,00 2.539,95
Serra - ES 1.878 - 2.482 1.984,88 1.877,96 2.049,00 2.049,00 2.481,81
Novo Hamburgo - RS 1.723 - 3.487 2.038,08 1.723,00 1.854,00 2.878,83 3.486,93
São José dos Campos - SP 1.553 - 2.970 1.769,87 1.553,00 1.553,00 2.452,38 2.970,40
Itaguaí - RJ 1.500 - 2.493 1.762,73 1.500,00 1.832,00 2.058,40 2.493,20
Sapucaia do Sul - RS 1.796 - 2.224 1.824,10 1.796,00 1.832,00 1.836,40 2.224,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.020 - 6.284 3.674,48 2.020,13 3.873,00 5.188,38 6.284,32
São Paulo 1.584 - 3.169 1.960,48 1.584,09 1.837,00 2.616,63 3.169,34
Espírito Santo 1.892 - 5.270 3.116,39 1.891,91 2.824,00 4.351,18 5.270,28
Rio Grande do Sul 1.646 - 2.613 1.866,73 1.646,41 1.854,00 2.157,00 2.612,62
Minas Gerais 1.412 - 2.195 1.529,12 1.412,00 1.413,00 1.811,88 2.194,60
Paraná 1.412 - 2.757 1.813,40 1.412,00 1.768,00 2.276,26 2.757,08
Santa Catarina 1.521 - 3.531 2.209,54 1.520,52 2.472,00 2.915,43 3.531,25
Alagoas 1.472 - 2.444 1.717,29 1.471,50 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Sergipe 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Mato Grosso 1.660 - 2.711 1.898,82 1.659,71 1.830,00 2.238,29 2.711,08
Pernambuco 1.989 - 6.391 3.894,52 1.989,00 4.555,00 5.276,60 6.391,18
Goiás 1.412 - 3.401 1.843,43 1.412,00 1.587,00 2.807,62 3.400,68
Distrito Federal 1.554 - 3.127 1.962,91 1.553,69 1.819,84 2.581,50 3.126,79
Bahia 1.711 - 7.711 3.190,73 1.711,00 3.000,00 6.366,00 7.710,69
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.751 1.664,73 1.412,00 1.500,00 2.271,00 2.750,70
Pará 1.900 - 5.243 3.147,78 1.900,00 3.481,00 4.329,00 5.243,41
Ceará 1.412 - 3.309 2.543,51 1.412,00 2.732,14 2.732,14 3.309,25


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • comunicar-se;
  • cadastrar informações;
  • treinar funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • prestar serviços;
  • monitorar atendimentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • difundir alerta aos funcionários;
    • consultar código de grupo;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • manter sigilo;
    • fazer monitoria ativa;
    • lançar ligações manualmente;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • falar formalmente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • adequar o tom de voz;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • informar ramais;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • registrar reclamações de trote;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • preencher bilhete;
    • informar tarifas;
    • documentar serviços prestados;
    • demonstrar pontualidade;
    • orientar trajeto do motorista;
    • programar pabx;
    • transmitir recados;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar horário de atendimento;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • operar pabx;
    • demonstrar agilidade;
    • identificar origem da chamada;
    • participar de cursos específicos;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • acionar despertador automático;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • demonstrar cordialidade;
    • transmitir informações corretamente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar prontidão;
    • especificar atendimentos diários;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • controlar frequência de funcionários;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • digitar teclados;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar números de telefones internos;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • ouvir o cliente;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • trocar senha do cliente;
    • atualizar código de grupo;
    • retornar contato com cliente;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • enviar mensagens;
    • demonstrar segurança;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • demonstrar objetividade;
    • pronunciar-se claramente;
    • enviar correio eletrônico;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • saudar o cliente;
    • dominar o idioma inglês;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • consultar terminal de informações;
    • monitorar tempo de pausa;
    • sugerir agenda de folgas;
    • identificar tipo de chamada;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar alteração de número telefônico;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • elaborar revezamento;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • programar mensagem;
    • localizar pessoas;
    • propor medidas corretivas;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • ler mensagem para cliente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • demonstrar entusiasmo;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • interceptar ligações;
    • demonstrar imparcialidade;
    • relatar informações de troca de turno;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • anotar recados;
    • atualizar cadastro;
    • acessar códigos;
    • demonstrar paciência;
    • redigir ordens de serviço;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • acompanhar ligação;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • preencher boleto de tarifa;
    • simular situações reais;
    • retransmitir mensagens;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • cadastrar números de telefones;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • digitar mensagem;
    • identificar pontos de melhoria;
    • gravar informações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • registrar pendências de informações;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar autocontrole;
    • bloquear ligações;


    Setores que mais contratam Operador de rádio no mercado de trabalho

    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Uti móvel
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Obras de montagem industrial
    • Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por uti móvel
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional