Salário para o cargo de Operador de atendimento aeroviário
CBO 3425-35 > Técnicos em transportes aéreos

Operador de atendimento aeroviário - Descrição, atividades e funções do cargo

Elaboram e implementam programa de segurança de vôo e plano de emergência aeronáutica. Controlam tráfego aéreo em solo e no ar, promovem a segurança aeroportuária. Planejam vôos, despacham vôos, embarcam e desembarcam passageiros. Realizam inspeção em áreas restritas de segurança. Fiscalizam atividades do sistema de aviação civil e ministram treinamento.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em transportes (logística)
        • Técnicos em transportes aéreos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em transportes aéreos

O exercício desse cargo requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de atendimento aeroviário

Técnicos em transportes aéreos devem:

  • promover segurança aeroportuária;
  • planejar voo;
  • despachar voos;
  • desembarcar passageiros;
  • comunicar-se;
  • realizar inspeção em Áreas restritas de segurança (ars);
  • ministrar treinamento;
  • embarcar passageiros e bagagens;
  • atender clientes e usuários do sistema de aviação civil;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar tráfego aéreo;
  • prover segurança de voos;

Atividades

  • acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica;
  • registrar reclamações de clientes e usuários;
  • objetividade;
  • recolher assinaturas no manifesto de peso e balanceamento;
  • vender bilhetes;
  • usar epi;
  • capacidade de visão sistêmica;
  • encaminhar passageiros em conexão;
  • organização;
  • informar quantidade de serviços de bordo;
  • clareza;
  • conferir documentação e bilhete;
  • capacidade de observação;
  • acompanhar fechamento das portas da aeronave;
  • comunicar à administração sobre presença de objetos abandonados;
  • providenciar acomodações e indenizações em casos de overbooking, cancelamento, atraso e retorno conforme legislação específica;
  • trabalhar em equipe;
  • atenção focada e difusa;
  • participar de reuniões;
  • identificar passageiros faltantes ao embarque;
  • etiquetar bagagem;
  • falar em público;
  • divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (sipaer);
  • capacidade sensorial;
  • notificar à administração sobre focos de incêndio e invasão no sítio aeroportuário;
  • conferir total de passageiros embarcados;
  • agir com autocontrole;
  • providenciar atendimento de emergências médicas;
  • informar passageiros armados sobre existência de outros na mesma situação;
  • autorizar fechamento da porta da aeronave;
  • guardar bagagem desacompanhada (rush, extraviada ou esquecida);
  • informar tripulação quantidade de pessoas a bordo e existência de passageiros especiais;
  • solicitar isolamento de áreas;
  • acuidade visual;
  • efetuar chamadas de embarque segundo prioridades;
  • determinar distribuição de carga e bagagem nos porões;
  • conferir documentação específica para transporte de objetos atípicos;
  • acondicionar, segundo legislação vigente, objetos especiais declarados;
  • direcionar passageiros para sala de desembarque;
  • notificar comandante sobre existência de passageiros armados a bordo;
  • preencher formulário de manifesto de peso e balanceamento;
  • providenciar recolhimento de objetos que possam causar danos às aeronaves;
  • iniciativa;
  • acompanhar estagiários e treinandos;
  • resolução de problemas;
  • retirar bagagem dos passageiros faltantes ao embarque;
  • manter certificado de habilitação em dia (certificado de habilitação técnica-cht e certificado de habilitação em segurança-chs);
  • informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado;
  • chamar lista de espera;
  • enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes;
  • abrir processo de falta ou danificação de bagagem;
  • desembarcar passageiros especiais (doentes, prisioneiros, grávidas e com dificuldade de locomoção);
  • capacidade de liderança;
  • identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros;
  • instruir pessoal em cursos de qualificação;
  • destacar cartão de embarque;
  • fazer reservas de voo;
  • recolher informações passadas pelo planejamento de voo;
  • acionar órgão competente;
  • acompanhar procedimentos de segurança;
  • alimentar o sistema informativo de voo (siv) com dados atualizados;
  • fornecer informações gerais;
  • elaborar relatórios;
  • rapidez de reflexos;
  • capacidade de síntese;
  • contornar situações adversas;
  • efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia;


Setores que mais contratam Operador de atendimento aeroviário no mercado de trabalho

  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Manutenção e reparação de aeronaves
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Produção e promoção de eventos esportivos
  • Cursos de pilotagem
  • Transporte rodoviário de carga
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular




Profissões em Destaque: