Salário para o cargo de Oficial do registro de imóveis
CBO 2413-25 > Tabeliães e registradores

Oficial do registro de imóveis - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Oficial do registro de imóveis

Um Oficial do registro de imóveis trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.359,82 e R$ 16.056,08, com a média salarial de R$ 6.154,38 e o salário mediana em R$ 4.050,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Oficial do registro de imóveis

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.154,38 73.852,59 1.538,60 28,88
1º Quartil 2.359,82 28.317,86 589,96 11,07
Salário Mediana 4.050,00 48.600,00 1.012,50 19,01
3º Quartil 12.245,05 146.940,65 3.061,26 57,46
Teto Salarial 16.056,08 192.672,99 4.014,02 75,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goianésia - GO 1.606 - 3.204 2.268,20 1.606,00 2.645,00 2.645,00 3.203,70
Cafelândia - SP 1.626 - 7.034 2.992,00 1.626,00 2.021,00 5.807,50 7.034,22
Palmeira das Missões - RS 2.344 - 16.352 5.407,33 2.344,00 3.850,00 13.500,00 16.351,61
Pitanga - PR 2.862 - 9.084 5.181,00 2.862,00 5.181,00 7.500,00 9.084,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.820 - 25.981 8.760,32 1.820,40 5.403,50 21.450,20 25.981,13
São Paulo 1.835 - 13.090 4.995,25 1.835,00 3.920,00 10.807,60 13.090,49
Goiás 1.671 - 10.655 3.721,67 1.670,67 2.645,00 8.797,00 10.655,19
Rio Grande do Sul 2.285 - 24.400 6.902,09 2.285,00 4.800,00 20.145,00 24.400,23
Santa Catarina 5.262 - 17.457 10.262,44 5.262,00 10.775,00 14.413,00 17.457,46
Bahia 1.412 - 6.750 2.746,63 1.412,00 1.725,00 5.572,50 6.749,58
Paraná 2.862 - 9.084 5.181,00 2.862,00 5.181,00 7.500,00 9.084,23
Tocantins 7.812 - 15.414 11.743,20 7.812,00 12.726,00 12.726,00 15.414,11


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Oficial do registro de imóveis

Tabeliães e registradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • autenticar documentos e fatos;
  • prestar informações;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • conservar acervo;

  • Atividades

    • expedir intimações;
    • ler o ato ao usuário;
    • coordenar os serviços;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • aprovar testamento cerrado;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • registrar contratos marítimos;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • prenotar títulos;
    • autenticar livros;
    • atuar com eficiência;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • apontar soluções para problemas;
    • fornecer certidões;
    • raciocinar logicamente;
    • averbar alterações de estado civil;
    • selecionar funcionários;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • elaborar informações estatísticas;
    • decidir rapidamente;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • redigir atas notariais;
    • expressar-se com clareza;
    • registrar nascimentos;
    • fazer uso da paciência;
    • registrar operações imobiliárias;
    • contratar serviços de terceiros;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • protocolar títulos;
    • ouvir o usuário;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • guardar sigilo;
    • escrever corretamente;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • matricular imóveis;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • adequar espaço físico;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • registrar casamentos;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • adquirir equipamentos;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • registrar embarcações marítimas;
    • analisar a vontade do usuário;
    • registrar protesto de títulos;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • registrar escritos particulares;
    • suportar pressões externas;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • agir com urbanidade;
    • registrar óbitos;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • emitir notificações;
    • treinar pessoal;
    • lavrar protestos de títulos;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • agir com imparcialidade;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • empreender inovações;
    • empregar criatividade;
    • pagar tributos;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • recolher tributos dos usuários;
    • promover atualização dos funcionários;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • receber pagamentos de títulos;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • agir eticamente;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • examinar documentos;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • fornecer informações verbais;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • registrar títulos e documentos;
    • administrar acervo;
    • manter-se atualizado;
    • cancelar registros;


    Setores que mais contratam Oficial do registro de imóveis no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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