Salário para o cargo de Oficial do registro de distribuições
CBO 2413-20 > Tabeliães e registradores

Oficial do registro de distribuições - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Oficial do registro de distribuições

Um Oficial do registro de distribuições trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.458,50 e R$ 5.754,77, com a média salarial de R$ 2.448,80 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Oficial do registro de distribuições

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.448,80 29.385,60 612,20 11,52
1º Quartil 1.458,50 17.502,00 364,63 6,86
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 8,24
3º Quartil 4.388,83 52.666,00 1.097,21 20,65
Teto Salarial 5.754,77 69.057,24 1.438,69 27,08


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.240 - 8.543 4.136,17 2.240,00 3.512,00 7.053,00 8.542,81
Petrópolis - RJ 1.412 - 1.770 1.421,80 1.412,00 1.412,00 1.461,00 1.769,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.240 - 8.543 4.136,17 2.240,00 3.512,00 7.053,00 8.542,81
Rio de Janeiro 1.412 - 1.770 1.421,80 1.412,00 1.412,00 1.461,00 1.769,61


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Oficial do registro de distribuições

Tabeliães e registradores devem:

  • aconselhar o usuário do serviço;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • conservar acervo;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • autenticar documentos e fatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar informações;
  • registrar atos e fatos jurídicos;

  • Atividades

    • suportar pressões externas;
    • agir eticamente;
    • administrar acervo;
    • atuar com eficiência;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • matricular imóveis;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • registrar escritos particulares;
    • analisar a vontade do usuário;
    • examinar documentos;
    • aprovar testamento cerrado;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • fazer uso da paciência;
    • protocolar títulos;
    • fornecer informações verbais;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • escrever corretamente;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • coordenar os serviços;
    • lavrar protestos de títulos;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • empreender inovações;
    • elaborar informações estatísticas;
    • autenticar livros;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • promover atualização dos funcionários;
    • registrar nascimentos;
    • agir com imparcialidade;
    • redigir atas notariais;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • adquirir equipamentos;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • cancelar registros;
    • apontar soluções para problemas;
    • registrar casamentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • recolher tributos dos usuários;
    • adequar espaço físico;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • selecionar funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • guardar sigilo;
    • empregar criatividade;
    • raciocinar logicamente;
    • treinar pessoal;
    • agir com urbanidade;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • emitir notificações;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • averbar alterações de estado civil;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • registrar embarcações marítimas;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • ler o ato ao usuário;
    • prenotar títulos;
    • receber pagamentos de títulos;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • expressar-se com clareza;
    • pagar tributos;
    • decidir rapidamente;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • registrar contratos marítimos;
    • ouvir o usuário;
    • registrar protesto de títulos;
    • expedir intimações;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • registrar óbitos;
    • registrar títulos e documentos;
    • registrar operações imobiliárias;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • fornecer certidões;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;


    Setores que mais contratam Oficial do registro de distribuições no mercado de trabalho

    • Educação infantil - pré-escola
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Cartórios
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Fotocópias
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Comércio varejista de carnes - açougues
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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