Salário para o cargo de Mestre de bateria
CBO 2626-15 > Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Mestre de bateria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Compõem e arranjam obras musicais, regem e dirigem grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. Estudam, pesquisam e ensinam música. Editoram partituras, elaboram textos e prestam consultoria na área musical.

Quanto ganha um Mestre de bateria

Um Mestre de bateria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.591,76 e R$ 9.062,35, com a média salarial de R$ 3.509,01 e o salário mediana em R$ 2.254,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mestre de bateria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.509,01 42.108,14 877,25 20,35
1º Quartil 1.591,76 19.101,12 397,94 9,23
Salário Mediana 2.254,83 27.057,96 563,71 13,08
3º Quartil 6.911,33 82.935,99 1.727,83 40,09
Teto Salarial 9.062,35 108.748,16 2.265,59 52,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 13.659 4.637,22 1.453,30 3.339,50 11.277,17 13.659,24
Belo Horizonte - MG 1.487 - 7.083 3.284,59 1.487,40 2.543,90 5.847,87 7.083,11
Salvador - BA 1.721 - 4.427 2.423,63 1.721,23 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Fortaleza - CE 1.073 - 5.152 2.241,12 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.650 - 3.826 2.666,38 1.650,00 2.512,59 3.158,96 3.826,23
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 6.662 3.699,72 1.380,05 3.750,36 5.500,00 6.661,77
Porto Alegre - RS 1.250 - 4.845 2.807,85 1.250,00 3.000,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 25.647 6.605,60 1.281,46 2.426,63 21.174,04 25.646,63
Minas Gerais 1.330 - 6.253 2.672,19 1.329,64 2.049,18 5.162,48 6.252,95
Rio Grande do Sul 1.171 - 7.183 2.845,88 1.170,90 2.100,00 5.930,59 7.183,30
Rio de Janeiro 1.518 - 6.524 3.025,47 1.517,79 2.512,59 5.386,11 6.523,81
Paraná 1.209 - 3.656 2.079,30 1.209,00 2.115,90 3.018,34 3.655,90
Ceará 1.073 - 5.152 2.264,65 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Bahia 1.706 - 4.427 2.360,71 1.705,71 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Santa Catarina 1.200 - 4.007 2.081,96 1.200,00 2.042,65 3.308,30 4.007,11
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.418 2.332,10 1.045,00 2.432,70 3.647,38 4.417,82
Espírito Santo 1.045 - 10.226 3.724,80 1.045,00 2.400,00 8.442,84 10.226,22
Goiás 1.200 - 9.503 3.240,96 1.200,00 2.400,00 7.845,75 9.503,01


Principais locais de trabalho

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.


Funções e atividades do Mestre de bateria

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos devem:

  • pesquisar na Área musical;
  • ensinar música;
  • estudar música;
  • reger grupos vocais e/ou instrumentais;
  • elaborar textos sobre música;
  • compor músicas;
  • realizar direção musical;
  • prestar consultoria musical;
  • demonstrar competências pessoais;
  • arranjar músicas;
  • editorar música;

  • Atividades

    • prestar consultoria em edições musicais;
    • prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
    • supervisionar a produção musical;
    • selecionar músicos solistas;
    • prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
    • ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
    • registrar composição por meio de grafia musical;
    • analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
    • realizar perícia técnica na área musical;
    • elaborar comunicações para congressos;
    • conceber dramaturgia musical;
    • aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
    • registrar a tradição musical oral;
    • desenvolver pesquisas em composição;
    • realizar design sonoro através de multimeios;
    • redigir roteiros;
    • estudar novos recursos tecnológicos;
    • correpetir instrumentistas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais;
    • correpetir cantores;
    • elaborar críticas;
    • desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
    • desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
    • conceber o evento musical;
    • acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
    • criar material pedagógico;
    • ensinar composição musical;
    • elaborar edições práticas;
    • propor soluções musicais a demandas específicas;
    • criar material sonoro por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • definir o padrão de editoração da obra musical;
    • participar de júri;
    • supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
    • trabalhar em equipe;
    • compor peças instrumentais;
    • elaborar notação musical apropriada à composição;
    • restaurar partituras;
    • aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
    • elaborar projetos musicais;
    • orquestrar a obra musical;
    • estudar instrumentos musicais;
    • reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
    • reger e dirigir ensaios gerais;
    • compor canções (música e/ou letra);
    • aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
    • dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais);
    • participar de comissões de seleção de obras musicais;
    • redigir notas de programa;
    • pesquisar gêneros e estilos musicais;
    • registrar arranjo por meio de grafia musical;
    • compor trilhas musicais para veículos audiovisuais e multimídias.;
    • editorar partituras musicais;
    • participar de eventos culturais e congressos;
    • selecionar músicos instrumentistas;
    • definir proposta interpretativa;
    • reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
    • elaborar edições críticas;
    • redefinir a forma musical;
    • ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
    • revisar trabalho de copistas;
    • copiar partituras musicais;
    • definir critérios para seleção de premiação de músicos;
    • definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
    • reger e dirigir espetáculo musical ao vivo;
    • ensinar regência;
    • elaborar harmonização vocal para coral;
    • supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
    • estudar repertório;
    • coordenar atividades musicais em televisão;
    • redefinir ritmo da composição musical;
    • planejar o evento musical;
    • conhecer outras línguas;
    • redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
    • dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
    • registrar composição por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
    • estabelecer cronograma conforme repertório selecionado;
    • transcrever músicas;
    • compor peças vocais;
    • assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
    • compor peças mistas (vocais, instrumentais, eletroacústicas);
    • elaborar verbetes para dicionário;
    • coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
    • adaptar obras musicais;
    • definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo;
    • manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
    • definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
    • elaborar pareceres;
    • coordenar atividades musicais em rádio;
    • criar material sonoro por meio acústico;
    • compor música para espetáculos dramático-musicais;
    • selecionar músicos cantores;
    • pesquisar e selecionar repertório para o evento;
    • participar de comissões de seleção de músicos;
    • redefinir melodia da composição musical;
    • registrar arranjo por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
    • ensinar arranjo;
    • coordenar processo de gravação;
    • redefinir harmonia da composição musical;
    • estudar repertório;
    • realizar ensaio com o grupo todo;
    • escolher edição da partitura da obra a ser executada;
    • desenvolver pesquisas em musicologia;
    • desenvolver material pedagógico;
    • orientar projetos de pesquisa em música;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
    • compor peças eletroacústicas;
    • elaborar resenhas e artigos de livros;
    • demonstrar capacidade de administrar;
    • realizar revisão de partituras;
    • participar de bancas acadêmicas;
    • aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba);


    Setores que mais contratam Mestre de bateria no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino fundamental
    • Produção musical
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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