Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas
- Supervisores de joalheria, vidraria, cerâmica
- Supervisores de vidraria, cerâmica
Principais locais de trabalho
Supervisores de vidraria, cerâmica atuam em empresas de produtos minerais não metálicos, principalmente na fabricação de vidros, produtos e cristais. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de uma linha de produção ou célula. Trabalham em ambiente fechado, em horários variados: diurno, noturno ou em sistema de rodízio, sujeitos a pressão e estresse no cumprimento de metas de produção.
O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de vidraria, cerâmica
O acesso à ocupação pode se dar de duas formas. A mais comum é o recrutamento de pessoal com curso de técnico em cerâmica em nível médio e, para o exercício como titular, experiência na área de três a quatro anos. A segunda possibilidade é a ascensão de trabalhadores de chão-de-fábrica que acumularam conhecimentos tácitos ao longo dos anos, tendo como escolaridade mínima, o nível médio. Essa ascensão é acompanhada, geralmente, de formação profissional modular e treinamentos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mestre da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão)
Supervisores de vidraria, cerâmica devem:
- manter sistema da qualidade;
- comunicar-se de forma oral e escrita;
- assegurar o funcionamento dos equipamentos;
- resolver problemas técnicos;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar custos/orçamentos;
- dirigir equipe de trabalho;
- otimizar o processo produtivo;
- coordenar a produção;
- zelar pela saúde e segurança no trabalho;
Atividades
- manter-se atualizado;
- demonstrar conhecimento técnico;
- analisar dados estatísticos de acidentes;
- redigir relatórios;
- interagir com o pcp;
- acompanhar manutenção;
- organizar grupos de trabalho;
- identificar novas tecnologias;
- propor orçamentos;
- demonstrar iniciativa;
- solicitar manutenção;
- aplicar ferramentas da qualidade;
- agir com ética;
- examinar resultados da produção;
- eliminar condições inseguras;
- participar de eventos de segurança;
- analisar a produtividade;
- controlar volume da produção;
- identificar problemas técnicos;
- analisar programação de produção;
- demonstrar capacidade de inovação;
- solicitar pesquisa de preços;
- registrar ações de melhoria;
- implementar ações corretivas e preventivas;
- implementar ações para redução de custos;
- acompanhar assiduidade;
- monitorar a operação de equipamentos;
- identificar necessidades de manutenção;
- identificar condições inseguras;
- avaliar desempenho da equipe de trabalho;
- planejar férias;
- levantar alternativas de insumo;
- orientar a preparação e ou regulagem de equipamentos;
- analisar causas dos problemas;
- administrar conflitos;
- avaliar processos;
- organizar fluxo da produção;
- coordenar reuniões;
- identificar possibilidades de melhorias;
- ouvir argumentações;
- descrever procedimentos e instruções;
- especificar perfil;
- interagir com outros setores;
- avaliar alternativas de insumos;
- requisitar materiais;
- garantir o cumprimento de normas de segurança;
- motivar equipe de trabalho;
- levantar necessidades de treinamento;
- programar manutenção;
- alocar pessoas;
- treinar pessoal;
- propor alteração no leiaute;
- trabalhar em equipe;
- liderar equipe de trabalho;
- examinar o resultado da manutenção;
- assegurar o cumprimento de procedimentos e instruções;
- alterar processo produtivo;
- adaptar equipamentos;
- analisar indicadores de qualidade;
- providenciar matéria-prima e insumos;
- indicar a aquisição de novos equipamentos;
- monitorar orçamentos;
- testar novos equipamentos;
- implementar ações para solução de problemas;
- participar do processo de seleção de pessoal;
- utilizar instrumentos de comunicação;
- distribuir tarefas;
- transmitir ordens;
- demonstrar empatia;
- participar do desenvolvimento de novos produtos e equipamentos;
- melhorar métodos de trabalho;
- supervisionar condições do ambiente de trabalho;
- participar da reestruturação do quadro de pessoal;
- delegar atribuições;
- controlar a qualidade da produção;
- demonstrar capacidade de atenção auditiva (saber ouvir);
Setores que mais contratam Mestre da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão) no mercado de trabalho
- Construção de edifícios
- Fabricação de outros produtos de minerais não-metálicos
- Fabricação de embalagens de vidro
- Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
- Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras