Salário para o cargo de Maître - no serviço de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - no serviço de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître - no serviço de alimentação

Um Maître - no serviço de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître - no serviço de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître - no serviço de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • escolher matéria-prima;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • recepcionar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar venda de bilhetes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • encaminhar clientes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • acompanhar visitações;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • liderar equipe;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • programar abastecimento dos setores;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • motivar funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • registrar pedido do cliente;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • atender reclamações;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar estado das instalações;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • orientar pedido do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • demonstrar agilidade;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar emissão de comandas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • orientar execução dos serviços;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • acomodar clientes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • implementar sanções disciplinares;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de programas de treinamento;
    • demonstrar bom senso;
    • aplicar normas do condomínio;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • executar preparação de bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;


    Setores que mais contratam Maître - no serviço de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista