Salário para o cargo de Instrutor educacional
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Instrutor educacional

Um Instrutor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.706,65 e R$ 3.745,23, com a média salarial de R$ 2.153,64 e o salário mediana em R$ 2.039,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.153,64 25.843,73 538,41 10,82
1º Quartil 1.706,65 20.479,78 426,66 8,58
Salário Mediana 2.039,00 24.468,00 509,75 10,25
3º Quartil 2.856,27 34.275,27 714,07 14,35
Teto Salarial 3.745,23 44.942,77 936,31 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.966 - 3.713 2.324,44 1.966,16 2.155,00 3.065,77 3.713,36
Porto Alegre - RS 1.487 - 3.517 2.045,18 1.487,02 1.890,00 2.903,91 3.517,30
Rio de Janeiro - RJ 1.651 - 4.381 2.315,21 1.650,96 1.970,00 3.616,88 4.380,87
Belo Horizonte - MG 1.479 - 3.602 2.110,11 1.478,55 2.000,00 2.973,53 3.601,63
Fortaleza - CE 1.477 - 2.651 1.725,08 1.477,32 1.580,00 2.189,01 2.651,39
Brasília - DF 1.543 - 3.279 1.901,03 1.542,75 1.620,00 2.707,06 3.278,88
Recife - PE 1.602 - 3.205 1.919,16 1.602,26 1.700,00 2.645,84 3.204,73
Campinas - SP 1.922 - 3.967 2.525,89 1.922,12 2.475,00 3.274,87 3.966,62
Londrina - PR 1.680 - 3.412 2.076,83 1.679,76 1.900,00 2.816,69 3.411,66
Salvador - BA 1.412 - 3.792 1.890,23 1.412,17 1.515,00 3.130,45 3.791,69
Santo André - SP 1.644 - 3.479 2.113,63 1.643,95 1.921,00 2.872,61 3.479,39
Curitiba - PR 1.631 - 3.689 2.128,86 1.631,48 1.970,00 3.045,36 3.688,63
Juiz de Fora - MG 1.507 - 2.360 1.691,47 1.507,32 1.615,00 1.948,23 2.359,75
Contagem - MG 1.655 - 3.462 2.247,22 1.655,31 2.202,00 2.857,94 3.461,62
Vitoria - ES 1.628 - 2.710 1.891,39 1.628,36 1.864,00 2.237,00 2.709,53
Canoas - RS 1.549 - 2.553 1.753,24 1.549,08 1.580,00 2.107,39 2.552,54
Caxias do Sul - RS 1.996 - 3.698 2.610,96 1.996,45 2.717,00 3.053,22 3.698,15
Florianópolis - SC 1.724 - 4.579 2.454,06 1.724,10 2.081,00 3.780,15 4.578,63
São José do Rio Preto - SP 1.900 - 6.178 2.746,65 1.899,80 1.960,88 5.100,85 6.178,30
Piracicaba - SP 1.859 - 3.564 2.524,46 1.859,00 2.638,00 2.942,74 3.564,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.741 - 3.667 2.253,67 1.740,72 2.070,10 3.027,67 3.667,20
Rio Grande do Sul 1.486 - 3.388 2.004,36 1.486,06 1.890,00 2.796,89 3.387,68
Minas Gerais 1.471 - 3.955 2.108,32 1.470,88 1.830,00 3.265,06 3.954,74
Rio de Janeiro 1.583 - 4.324 2.273,81 1.583,38 1.970,00 3.570,03 4.324,13
Paraná 1.618 - 3.427 2.077,64 1.617,56 1.907,00 2.829,13 3.426,73
Santa Catarina 1.674 - 3.632 2.166,59 1.674,04 1.982,21 2.998,66 3.632,07
Pernambuco 1.487 - 3.103 1.871,05 1.486,76 1.700,00 2.561,68 3.102,79
Espírito Santo 1.505 - 3.404 1.973,39 1.505,19 1.813,00 2.810,53 3.404,20
Ceará 1.477 - 2.656 1.721,65 1.476,97 1.580,00 2.192,77 2.655,94
Distrito Federal 1.543 - 3.279 1.901,03 1.542,75 1.620,00 2.707,06 3.278,88
Bahia 1.412 - 3.596 1.855,64 1.412,00 1.515,00 2.968,87 3.595,98
Mato Grosso do Sul 1.506 - 6.370 2.700,21 1.505,71 2.038,00 5.259,21 6.370,12
Goiás 1.440 - 6.264 2.519,55 1.440,34 1.700,00 5.171,76 6.264,19
Amazonas 1.412 - 3.415 1.818,86 1.412,00 1.500,00 2.819,58 3.415,16
Piauí 1.412 - 2.724 1.646,33 1.412,00 1.412,00 2.248,90 2.723,94
Pará 1.425 - 11.416 3.683,89 1.425,02 2.000,00 9.425,08 11.415,94
Rio Grande do Norte 1.513 - 8.763 3.272,82 1.513,35 2.076,00 7.234,47 8.762,61
Paraíba 1.429 - 3.691 2.026,27 1.428,57 1.761,37 3.047,50 3.691,22
Mato Grosso 1.540 - 5.198 2.694,60 1.539,67 2.500,00 4.291,92 5.198,50
Rondônia 1.431 - 3.768 2.033,71 1.431,17 1.748,00 3.111,25 3.768,44
Maranhão 1.536 - 3.973 2.074,12 1.535,64 1.736,00 3.280,51 3.973,45
Alagoas 1.416 - 3.303 1.860,74 1.416,00 1.725,00 2.727,13 3.303,18
Roraima 1.524 - 3.116 2.246,00 1.523,88 2.450,00 2.573,00 3.116,49
Sergipe 1.412 - 3.256 1.860,57 1.412,00 1.757,00 2.688,43 3.256,31
Acre 1.412 - 2.135 1.543,25 1.412,00 1.499,00 1.762,67 2.134,99
Tocantins 1.816 - 5.829 3.470,00 1.816,00 4.000,00 4.812,50 5.829,04
Amapá 1.950 - 5.201 3.035,63 1.949,50 2.949,50 4.294,00 5.201,02


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor educacional

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • planejar trabalho;

  • Atividades

    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • abrir procedimento de atendimento;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • alterar estratégias;
    • desenvolver oficinas;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • apontar alternativas;
    • servir de exemplo;
    • analisar casos;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • construir hábitos;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • definir estratégias;
    • demonstrar persistência;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir objetivos;
    • verificar denúncias;
    • demonstrar coragem;
    • respeitar diferenças;
    • realizar rondas;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • mapear público-alvo;
    • receber demanda espontânea;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • revistar as celas;
    • realizar terapias em grupo;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • realizar atividades artísticas;
    • participar da elaboração das normas;
    • exercitar atividade de escuta;
    • fazer devolutiva;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • trocar experiências;
    • permanecer em estado de alerta;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • receber denúncias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração de questionários;
    • demonstrar entusiasmo;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • identificar internos em situação de risco;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • analisar práticas;
    • pesquisar histórico familiar;
    • demonstrar criatividade;
    • criar vínculos;
    • requisitar serviços;
    • notificar pessoas e entidades;
    • monitorar comportamento;
    • agir sob pressão;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • analisar resultados;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • registrar ocorrências;
    • passar o plantão;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • demonstrar autocontrole;
    • trabalhar em equipe;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • acolher educando;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • estabelecer cronograma;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • resgatar autoestima;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • realizar visitas domiciliares;
    • conscientizar sobre riscos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • definir metas;
    • identificar público-alvo;
    • administrar conflitos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • encaminhar documentação oficial;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • agendar visitas;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • denunciar situação de risco;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • avaliar ações;
    • preencher documentos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • assumir riscos;
    • tomar decisões;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • buscar identificação e empatia;
    • avistar assistidos/usuários;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • inspirar confiança;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • demonstrar pró atividade;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • contornar situações adversas;
    • despertar esperança;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • levantar dados estatísticos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • planejar eventos;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • definir rotina administrativa;


    Setores que mais contratam Instrutor educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Orfanatos
    • Atividades associativas
    • Albergues assistenciais
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista