Salário para o cargo de Instrutor de treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • organizar exposições de produtos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demonstrar criatividade;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • orientar os alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preparar material didático;
  • conferir a execução da manutenção;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • executar a manutenção preventiva;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • demonstrar liderança;
  • analisar as avaliações;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • comprovar certificação das competências;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • comprovar experiência na área específica;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • revisar material pedagógico;
  • expressar-se com clareza;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de campanhas educativas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • selecionar material pedagógico;
  • negociar projetos e cursos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • selecionar recursos didáticos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com os outros professores;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • preencher planilhas de custo;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • registrar controles de estoque;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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