Salário para o cargo de Instrutor de treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar flexibilidade;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • auto avaliar-se;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • agir eticamente na profissão;
  • limpar os equipamentos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • orientar os alunos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar certificação das competências;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • analisar as avaliações;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • selecionar material pedagógico;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • expressar-se com clareza;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar liderança;
  • preencher planilhas de custo;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • elaborar os planos de aula;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • dialogar com os alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preparar material didático;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • selecionar recursos didáticos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • negociar projetos e cursos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • registrar controles de estoque;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • integrar-se em eventos da área;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • organizar exposições de produtos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • participar de campanhas educativas;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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