Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- prestar serviços À comunidade;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
Atividades
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- dialogar com os alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- expressar-se com clareza;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- revisar material pedagógico;
- agir eticamente na profissão;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- participar de campanhas educativas;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- auto avaliar-se;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- fixar metas educacionais para a escola;
- organizar exposições de produtos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- tomar providências em casos de emergência;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- sistematizar as normas técnicas;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- simular situações atuais de trabalho;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- demonstrar perseverança;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar a legislação na sua área;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar material didático;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- demonstrar liderança;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de organização;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- orientar os alunos;
- registrar controles de estoque;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- promover intercâmbios institucionais;
- integrar-se em eventos da área;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preencher diários de classe ou similares;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- limpar os equipamentos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- analisar as avaliações;
- selecionar material pedagógico;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- dialogar com os outros professores;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- comprovar experiência na área específica;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- executar a manutenção preventiva;
- negociar projetos e cursos;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar a produção científica da área;
- comprovar certificação das competências;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar criatividade;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas