Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamentos industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
Atividades
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- executar a manutenção preventiva;
- dialogar com os outros professores;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- selecionar recursos didáticos;
- comprovar experiência na área específica;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar perseverança;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- promover intercâmbios institucionais;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- revisar material pedagógico;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preparar recursos audiovisuais;
- preencher planilhas de custo;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar situações operacionais de atividades;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- adequar material pedagógico;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- agir eticamente na profissão;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- organizar exposições de produtos;
- expressar-se com clareza;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- identificar novas fontes para atualização;
- demonstrar capacidade de organização;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- comprovar certificação das competências;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- orientar os alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- sistematizar a produção científica da área;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- sistematizar as normas técnicas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar liderança;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preencher diários de classe ou similares;
- integrar-se em eventos da área;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- dialogar com os alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar criatividade;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- analisar as avaliações;
- auto avaliar-se;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preparar material didático;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- selecionar material pedagógico;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- simular situações atuais de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- negociar projetos e cursos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar tolerância e paciência;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas