Salário para o cargo de Instrutor de treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de treinamento comercial

Um Instrutor de treinamento comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.459,73 e R$ 10.391,41, com a média salarial de R$ 4.663,74 e o salário mediana em R$ 3.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de treinamento comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.663,74 55.964,89 1.165,94 25,28
1º Quartil 2.459,73 29.516,71 614,93 13,33
Salário Mediana 3.834,00 46.008,00 958,50 20,78
3º Quartil 7.924,93 95.099,18 1.981,23 42,96
Teto Salarial 10.391,41 124.696,90 2.597,85 56,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.034 - 13.249 5.352,69 2.033,72 3.978,00 10.938,30 13.248,80
Belo Horizonte - MG 1.624 - 9.603 4.037,80 1.624,29 2.688,00 7.928,38 9.603,10
Rio de Janeiro - RJ 1.610 - 9.745 3.816,58 1.609,60 2.550,00 8.045,63 9.745,11
Barueri - SP 1.760 - 11.425 4.376,58 1.759,58 3.049,00 9.432,40 11.424,81
São Luís - MA 1.924 - 7.389 3.487,70 1.924,10 2.688,00 6.100,53 7.389,14
Curitiba - PR 2.056 - 10.384 4.725,23 2.055,58 3.500,00 8.573,50 10.384,48
Cuiabá - MT 3.820 - 8.394 5.495,55 3.819,77 5.748,00 6.930,53 8.394,47
Uberlândia - MG 1.640 - 8.162 3.270,96 1.640,46 2.135,00 6.738,66 8.162,06
João Pessoa - PB 3.165 - 4.327 3.426,26 3.164,54 3.483,00 3.572,31 4.326,89
Campo Grande - MS 3.145 - 12.355 8.229,60 3.144,76 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Imperatriz - MA 2.181 - 7.210 3.521,75 2.181,33 3.259,00 5.953,00 7.210,45
São Caetano do Sul - SP 1.975 - 10.724 4.638,85 1.975,09 3.511,00 8.854,08 10.724,33
Recife - PE 1.633 - 3.804 2.120,65 1.633,19 1.872,00 3.140,93 3.804,39
Brasília - DF 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Fortaleza - CE 1.797 - 10.379 5.726,97 1.797,31 7.051,00 8.569,21 10.379,28
Campinas - SP 1.840 - 10.649 4.773,34 1.840,16 4.000,00 8.791,74 10.648,82
Balsas - MA 1.910 - 6.106 3.169,01 1.909,67 2.444,00 5.041,00 6.105,81
Goiânia - GO 1.572 - 8.776 3.580,58 1.572,22 2.787,00 7.245,61 8.776,10
Teresina - PI 2.370 - 9.391 5.751,78 2.370,06 6.633,00 7.752,94 9.390,60
São Bernardo do Campo - SP 2.241 - 10.640 5.038,01 2.240,82 4.500,00 8.784,43 10.639,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.880 - 11.016 4.722,96 1.880,48 3.834,00 9.094,52 11.015,56
Minas Gerais 1.871 - 9.831 5.294,04 1.870,72 6.336,00 8.116,34 9.830,76
Paraná 2.192 - 9.175 5.594,07 2.191,82 6.985,00 7.574,65 9.174,64
Maranhão 2.043 - 6.725 3.374,48 2.043,28 2.688,00 5.552,07 6.724,83
Mato Grosso 2.953 - 10.131 5.583,47 2.953,39 5.748,00 8.364,09 10.130,84
Santa Catarina 1.783 - 5.139 2.617,27 1.782,79 2.226,30 4.242,80 5.139,01
Rio de Janeiro 1.618 - 9.382 3.725,54 1.617,72 2.550,00 7.746,12 9.382,34
Paraíba 2.957 - 4.284 3.364,88 2.956,53 3.483,00 3.537,00 4.284,12
Piauí 4.278 - 11.774 6.812,69 4.277,63 6.633,00 9.720,60 11.773,88
Mato Grosso do Sul 4.342 - 12.355 8.579,61 4.342,40 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Ceará 2.220 - 10.699 6.291,03 2.219,82 7.051,00 8.833,35 10.699,22
Bahia 1.684 - 9.774 4.637,96 1.684,29 4.287,00 8.069,69 9.774,25
Rio Grande do Sul 1.631 - 8.276 3.420,28 1.631,10 2.603,00 6.832,41 8.275,62
Pernambuco 1.631 - 5.825 2.569,72 1.630,90 1.872,00 4.808,81 5.824,57
Espírito Santo 2.038 - 6.331 3.446,16 2.037,79 3.470,00 5.227,17 6.331,31
Goiás 1.532 - 7.989 3.337,85 1.532,00 2.591,00 6.595,70 7.988,91
Distrito Federal 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Rio Grande do Norte 1.562 - 4.423 2.492,18 1.561,83 2.422,00 3.651,38 4.422,65
Alagoas 2.022 - 5.862 3.737,85 2.022,38 4.380,00 4.839,32 5.861,53
Amazonas 1.528 - 5.814 2.957,39 1.527,67 1.758,50 4.800,00 5.813,90
Pará 1.427 - 4.482 2.413,88 1.426,67 2.500,00 3.700,33 4.481,95
Sergipe 1.412 - 3.387 1.803,07 1.412,00 1.597,00 2.796,33 3.387,00
Acre 1.412 - 4.015 2.765,67 1.412,00 3.168,00 3.314,67 4.014,82
Rondônia 1.486 - 13.566 4.224,88 1.485,85 2.520,00 11.200,00 13.565,78
Tocantins 1.412 - 3.028 1.799,33 1.412,00 1.816,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • elaborar material pedagógico;

  • Atividades

    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • registrar controles de estoque;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • preencher planilhas de custo;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • demonstrar liderança;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • conferir a execução da manutenção;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • revisar material pedagógico;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • dialogar com os outros professores;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • negociar projetos e cursos;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • comprovar certificação das competências;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • demonstrar criatividade;
    • integrar-se em eventos da área;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • expressar-se com clareza;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • auto avaliar-se;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • organizar exposições de produtos;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • elaborar os planos de aula;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • comprovar experiência na área específica;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • adequar material pedagógico;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • selecionar material pedagógico;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • participar de campanhas educativas;
    • selecionar recursos didáticos;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • agir eticamente na profissão;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • analisar as avaliações;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • limpar os equipamentos;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • demonstrar perseverança;
    • orientar os alunos;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • dialogar com os alunos;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • preparar material didático;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;


    Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de teleatendimento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares
    • Promoção de vendas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor