Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de informática
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- elaborar material pedagógico;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- comprovar certificação das competências;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preencher diários de classe ou similares;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- promover intercâmbios institucionais;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar tolerância e paciência;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar capacidade de organização;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- agir eticamente na profissão;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- dialogar com os outros professores;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar criatividade;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- sistematizar a produção científica da área;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- executar a manutenção preventiva;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- registrar controles de estoque;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- organizar exposições de produtos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- orientar os alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- simular situações atuais de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- revisar material pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- preparar material didático;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- auto avaliar-se;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- limpar os equipamentos;
- participar de campanhas educativas;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- criar situações de trabalho em equipe;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- adequar material pedagógico;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- negociar projetos e cursos;
- integrar-se em eventos da área;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- identificar novas fontes para atualização;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar a legislação na sua área;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- selecionar material pedagógico;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- expressar-se com clareza;
- comprovar experiência na área específica;
- tomar providências em casos de emergência;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- analisar as avaliações;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar liderança;
- investigar diferentes recursos didáticos;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas