Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- comunicar-se;
Atividades
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- dialogar com os outros professores;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- analisar as avaliações;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- comprovar experiência na área específica;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preparar recursos audiovisuais;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- agir eticamente na profissão;
- integrar-se em eventos da área;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- orientar os alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar material didático;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- limpar os equipamentos;
- conferir a execução da manutenção;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar tolerância e paciência;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- criar situações operacionais de atividades;
- elaborar os planos de aula;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar criatividade;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- promover intercâmbios institucionais;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar flexibilidade;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- dialogar com os alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- participar de campanhas educativas;
- auto avaliar-se;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- executar a manutenção preventiva;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- expressar-se com clareza;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- adequar material pedagógico;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar as normas técnicas;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar capacidade de organização;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- selecionar material pedagógico;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar perseverança;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- registrar controles de estoque;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- simular situações atuais de trabalho;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- fixar metas educacionais para a escola;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- demonstrar liderança;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- comprovar certificação das competências;
- preencher planilhas de custo;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas