Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- comunicar-se;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- registrar controles de estoque;
- selecionar material pedagógico;
- demonstrar flexibilidade;
- dialogar com os alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- adequar material pedagógico;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- auto avaliar-se;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar a produção científica da área;
- tomar providências em casos de emergência;
- simular situações atuais de trabalho;
- criar situações operacionais de atividades;
- expressar-se com clareza;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- demonstrar capacidade de organização;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- preencher diários de classe ou similares;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- limpar os equipamentos;
- preparar material didático;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar liderança;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- conferir a execução da manutenção;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- sistematizar a legislação na sua área;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- analisar as avaliações;
- participar de campanhas educativas;
- negociar projetos e cursos;
- demonstrar criatividade;
- selecionar recursos didáticos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- dialogar com os outros professores;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- integrar-se em eventos da área;
- preparar recursos audiovisuais;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- elaborar os planos de aula;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- comprovar experiência na área específica;
- identificar novas fontes para atualização;
- promover intercâmbios institucionais;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- orientar os alunos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- executar a manutenção preventiva;
- comprovar certificação das competências;
- agir eticamente na profissão;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas