Salário para o cargo de Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias
CBO 2152-20 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias

Um Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.493,28 e R$ 40.002,54, com a média salarial de R$ 15.074,27 e o salário mediana em R$ 12.655,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.074,27 180.891,29 3.768,57 71,26
1º Quartil 4.493,28 53.919,35 1.123,32 21,24
Salário Mediana 12.655,50 151.866,00 3.163,88 59,82
3º Quartil 30.507,64 366.091,72 7.626,91 144,21
Teto Salarial 40.002,54 480.030,44 10.000,63 189,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 13.181 - 46.279 24.963,91 13.181,00 24.230,00 38.208,43 46.279,19
Belém - PA 1.421 - 2.673 1.698,90 1.420,67 1.701,00 2.206,50 2.672,58
Santos - SP 5.018 - 36.066 18.513,60 5.018,00 16.000,00 29.776,00 36.065,58
Brasil Novo - PA 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 11.625 - 44.346 23.322,76 11.624,89 23.846,15 36.612,56 44.346,23
Pará 1.412 - 5.042 2.144,69 1.412,00 1.553,00 4.163,10 5.042,47
São Paulo 5.018 - 36.066 18.513,60 5.018,00 16.000,00 29.776,00 36.065,58


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • realizar serviços em terra;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • administrar seção de máquinas;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • treinar tripulantes;
  • gerenciar tripulantes;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • gerenciar sistemas de manutenção;

  • Atividades

    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • inspecionar navios;
    • auditar navio;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • contatar prestadores de serviços;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • providenciar reparos;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • controlar estoque de materiais;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • dominar informática;
    • analisar relatórios técnicos;
    • participar da previsão orçamentária;
    • administrar conflitos;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • demonstrar coragem;
    • simular exercícios de colisão;
    • demonstrar capacidade didática;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • raciocinar logicamente;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • demonstrar solidariedade;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • avaliar custo de reparo;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • ter flexibilidade profissional;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • demonstrar criatividade;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • organizar equipes de trabalho;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • tomar decisões;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • suportar privação familiar e social;
    • ter ética profissional;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • demonstrar iniciativa;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • exercer liderança;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • coordenar compra de combustível;
    • registrar atividades da embarcação;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • expressar-se oralmente;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • assegurar disciplina;
    • acompanhar docagem de navios;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • agir com dinamismo;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • verificar sistema de comunicação;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • testar sistema de governo do navio;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • identificar necessidades de contratação;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • demonstrar motivação;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • fazer cumprir disciplina;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • planejar atividades de bordo;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • tratar efluentes;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • otimizar processo de carregamento;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • sugerir ações de controle ambiental;


    Setores que mais contratam Inspetor de manutenção de máquinas aquaviárias no mercado de trabalho

    • Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Frigorífico - abate de bovinos
    • Extração de petróleo e gás natural
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Obras portuárias, marítimas e fluviais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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