Salário para o cargo de Gerente de departamento de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de vendas

Um Gerente de departamento de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar cenários;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • estabelecer política comercial;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar demanda do cliente;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar desempenho;
    • cobrar ações;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • gerenciar equipes;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • liderar pessoas;
    • pesquisar mercado;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • captar recursos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • revisar planos;
    • realizar escuta ativa;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • negociar com partes interessadas;
    • monitorar contratos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • entrevistar candidatos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • realizar campanhas de vendas;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • formular plano de incentivos;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • mediar conflitos;
    • analisar contexto;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • saber ouvir;
    • administrar orçamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar com clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar demanda reclamatória;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar tendências do mercado;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • examinar currículos;
    • tomar decisões;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • mapear processo de decisão;
    • gerir lucratividade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • elaborar orçamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • contratar serviços de terceiros;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • representar empresa publicamente;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • elaborar relatórios;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • estabelecer diálogo;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • definir perfis profissionais;
    • delegar atribuições;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • monitorar mídias;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • pensar estrategicamente;
    • agir com empatia;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • dimensionar equipe;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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