Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.799,90 e R$ 5.897,63, com a média salarial de R$ 2.786,16 e o salário mediana em R$ 2.088,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.786,16 33.433,90 696,54 12,90
1º Quartil 1.799,90 21.598,80 449,97 8,33
Salário Mediana 2.088,00 25.056,00 522,00 9,67
3º Quartil 4.497,79 53.973,45 1.124,45 20,82
Teto Salarial 5.897,63 70.771,61 1.474,41 27,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.040 - 16.500 5.136,22 2.040,00 2.800,00 13.622,50 16.499,98
Angra dos Reis - RJ 1.786 - 6.056 2.634,83 1.786,00 2.115,50 5.000,00 6.056,15
São Pedro da Aldeia - RJ 1.803 - 2.385 1.836,20 1.803,00 1.803,00 1.969,00 2.384,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.821 - 9.554 3.655,14 1.821,40 2.562,50 7.888,20 9.554,42
Rio de Janeiro 1.753 - 4.983 2.447,67 1.753,00 2.000,00 4.114,17 4.983,20
Minas Gerais 1.519 - 4.293 2.230,36 1.518,67 2.000,00 3.544,57 4.293,29
Paraná 1.764 - 6.541 2.921,50 1.764,33 2.272,00 5.400,00 6.540,64
Rio Grande do Sul 1.477 - 2.810 1.797,50 1.477,00 1.723,00 2.320,00 2.810,05
Bahia 1.919 - 5.774 2.824,78 1.919,00 2.500,00 4.767,00 5.773,93
Espírito Santo 1.610 - 5.131 2.410,20 1.610,00 1.954,00 4.236,00 5.130,77
Santa Catarina 1.844 - 10.303 3.698,20 1.844,00 2.214,00 8.506,00 10.302,72


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • executar rotinas administrativas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar compras;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover vendas de produtos e serviços;

  • Atividades

    • supervisionar serviços de recepção;
    • tomar decisões;
    • elaborar cardápio;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • viabilizar treinamento;
    • atender fiscalizações;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • verificar arrumação de salões;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • participar da promoção de ações sociais;
    • pesquisar novas receitas;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • autorizar compras;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • coordenar execução de obras;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • controlar documentação;
    • supervisionar serviços de governança;
    • controlar desperdícios;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • identificar segmentos de turismo;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • controlar reposição de uniformes;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • propor reformas de instalações;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • demonstrar fluência verbal;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • controlar inventários;
    • atender auditorias;
    • elaborar carta de bebidas;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • definir fornecedores;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • promover reuniões da equipe;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • demonstrar dinamismo;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • criar planos de incentivo;
    • relacionar-se com a mídia;
    • atender fornecedores;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • alocar recursos;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • elaborar orçamento;
    • motivar equipes;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • propor investimentos;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • assumir responsabilidade;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • medir satisfação do cliente;
    • liderar equipes;
    • definir equipes de trabalho;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • administrar conflitos;


    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Motéis
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Pensões (alojamento)
    • Albergues assistenciais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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