Salário para o cargo de Entrevistador social
CBO 4241-30 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador social

Um Entrevistador social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.586,54 e R$ 3.023,45, com a média salarial de R$ 1.873,43 e o salário mediana em R$ 1.802,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.873,43 22.481,13 468,36 9,05
1º Quartil 1.586,54 19.038,47 396,63 7,66
Salário Mediana 1.802,00 21.624,00 450,50 8,70
3º Quartil 2.305,81 27.669,73 576,45 11,13
Teto Salarial 3.023,45 36.281,38 755,86 14,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.548 - 2.450 1.834,65 1.548,29 1.945,00 2.023,00 2.450,32
Rio de Janeiro - RJ 1.790 - 2.615 1.972,38 1.789,82 1.970,00 2.159,03 2.615,08
Cuiabá - MT 1.676 - 2.293 1.796,02 1.676,13 1.860,00 1.893,44 2.293,39
Petrópolis - RJ 1.526 - 1.908 1.538,26 1.526,00 1.526,00 1.575,03 1.907,73
São Paulo - SP 1.749 - 2.881 2.004,47 1.749,23 1.945,00 2.378,65 2.881,09
Porto Alegre - RS 1.858 - 2.389 1.924,07 1.857,78 1.972,00 1.972,00 2.388,55
Maringá - PR 1.458 - 1.766 1.458,03 1.458,00 1.458,00 1.458,11 1.766,11
Belo Horizonte - MG 1.735 - 4.588 2.385,82 1.735,40 2.061,00 3.787,95 4.588,08
Contagem - MG 1.643 - 2.203 1.766,42 1.642,63 1.802,00 1.819,05 2.203,29
Macatuba - SP 1.472 - 1.896 1.515,52 1.472,13 1.486,00 1.565,63 1.896,33
São Gonçalo - RJ 1.755 - 2.305 1.795,00 1.755,00 1.761,05 1.902,91 2.304,86
São José dos Campos - SP 2.151 - 3.430 2.643,98 2.151,25 2.832,00 2.832,00 3.430,20
Santa Rita do Sapucaí - MG 1.422 - 1.784 1.446,22 1.422,00 1.445,26 1.472,70 1.783,78
Ilha Solteira - SP 1.700 - 2.158 1.745,82 1.700,00 1.782,00 1.782,00 2.158,41
Barra Longa - MG 1.816 - 2.200 1.816,00 1.816,00 1.816,00 1.816,00 2.199,59
Santa Maria - RS 1.637 - 2.217 1.755,63 1.636,77 1.830,00 1.830,00 2.216,55
Cascavel - PR 1.627 - 2.048 1.662,10 1.627,00 1.691,00 1.691,00 2.048,19
Curitiba - PR 1.489 - 2.052 1.606,69 1.488,86 1.616,36 1.693,86 2.051,65
Manaus - AM 1.600 - 2.372 1.703,87 1.600,00 1.600,00 1.958,29 2.371,93
Brasília - DF 1.909 - 2.626 2.074,48 1.909,14 2.108,00 2.168,00 2.625,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.484 - 2.848 1.874,97 1.483,70 1.945,00 2.351,32 2.847,99
Rio de Janeiro 1.523 - 2.488 1.779,14 1.523,49 1.761,05 2.054,38 2.488,32
Minas Gerais 1.461 - 3.596 2.024,54 1.461,11 1.816,00 2.968,58 3.595,63
Rio Grande do Sul 1.660 - 2.495 1.873,90 1.660,34 1.878,00 2.059,88 2.494,99
Paraná 1.454 - 2.039 1.539,72 1.453,94 1.458,00 1.683,81 2.039,48
Mato Grosso 1.655 - 2.700 1.871,25 1.655,44 1.860,00 2.229,00 2.699,83
Amazonas 1.600 - 2.372 1.703,87 1.600,00 1.600,00 1.958,29 2.371,93
Distrito Federal 1.909 - 2.626 2.074,48 1.909,14 2.108,00 2.168,00 2.625,95
Goiás 3.325 - 5.544 4.155,20 3.325,00 4.412,00 4.577,33 5.544,20
Acre 1.412 - 3.137 2.354,40 1.412,00 2.590,00 2.590,00 3.137,09
Espírito Santo 1.412 - 1.756 1.439,14 1.412,00 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Ceará 1.477 - 3.073 2.003,92 1.477,00 1.988,50 2.537,00 3.072,89
Santa Catarina 1.627 - 2.410 1.722,45 1.627,00 1.692,00 1.989,50 2.409,74
Bahia 1.412 - 3.400 1.801,30 1.412,00 1.657,00 2.807,00 3.399,92
Sergipe 1.412 - 3.250 2.216,00 1.412,00 2.151,00 2.683,00 3.249,73
Pará 2.237 - 2.710 2.237,00 2.237,00 2.237,00 2.237,00 2.709,52


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador social

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • realizar triagem;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • verificar consistência da informação;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar paciência;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • controlar a especificação do produto;
    • verificar dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • manter pontualidade;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • corrigir informação levantada;
    • verificar cadastro;
    • identificar a demanda da família;
    • sugerir alterações em questionários;
    • coletar preços no comércio;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • cadastrar domicílios;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • quantificar consumo de produtos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • elaborar gráficos;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • esclarecer dúvidas;
    • atender as famílias;
    • identificar a situação da família;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • aplicar questionário de opinião;
    • registrar com fidedignidade;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • verificar coerência da resposta;
    • selecionar o formulário adequado;
    • recuperar informação não preenchida;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • demonstrar imparcialidade;
    • evidenciar senso de organização;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • estimar tendências;
    • organizar base de dados;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • agendar entrevistas;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • codificar informações;
    • agir com perseverança;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar discernimento;
    • demonstrar credibilidade;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • cadastrar famílias;
    • apresentar boa dicção;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • elaborar tabelas;
    • conferir cálculos;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • atualizar cadastro da família;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;


    Setores que mais contratam Entrevistador social no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de engenharia
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de televisão aberta
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades associativas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Outras obras de engenharia civil




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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