Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Entrevistadores, recenseadores
- Entrevistadores e recenseadores
Cargos relacionados:
- Agente de pesquisa
- Entrevistador de preços
- Entrevistador de mídia
- Entrevistador de campo
- Pesquisador de preços
- Entrevistador de pesquisa em profundidade
- Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)
- Coletador de preços
- Recenseador
- Técnico em estatística (escriturário)
- Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)
- Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
Principais locais de trabalho
Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Entrevistador de pesquisas de mercado
Entrevistadores e recenseadores devem:
- cadastrar informantes e famílias;
- verificar consistência da informação;
- aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
- aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
- demonstrar competências pessoais;
- coletar preços de bens e serviços;
- efetuar entrevistas de opinião pública;
- participar do planejamento da atividade de campo;
Atividades
- conferir instrumentos de coleta;
- cadastrar domicílios;
- aplicar formulários de preços em empresas;
- coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
- manter pontualidade;
- demonstrar credibilidade;
- verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
- efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
- indicar exclusão e mudanças em cadastros;
- corrigir informação levantada;
- quantificar consumo de produtos;
- registrar com fidedignidade;
- demonstrar paciência;
- agendar entrevistas;
- aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
- esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
- evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
- preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
- cumprir cronograma da pesquisa;
- apresentar legibilidade de grafia;
- aplicar questionário de opinião;
- efetuar entrevista em profundidade;
- verificar coerência da resposta;
- instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
- apresentar boa dicção;
- aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
- procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
- recuperar informação não preenchida;
- coletar preços no comércio;
- aplicar questionário de fidelidade de marca;
- aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
- verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
- evidenciar senso de organização;
- identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- receber treinamento para realização da pesquisa;
- aplicar pré-teste do questionário;
- identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
- demonstrar noções de microinformática;
- demonstrar objetividade na coleta de dados;
- demonstrar capacidade de comunicar-se;
- agir com perseverança;
- organizar roteiro da pesquisa;
- substituir domicílios amostrados e informantes;
- aplicar teste de aceitação de produto;
- sugerir alterações em questionários;
- levantar informações de preços, por meio eletrônico;
- esclarecer objetivo da pesquisa;
- demonstrar discernimento;
- cadastrar novas empresas e novas construções;
- demonstrar imparcialidade;
Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisas de mercado no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Pesquisas de mercado e de opinião pública
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de livros
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Serviços de cartografia, topografia e geodésia
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Serviços de engenharia
- Construção de edifícios
- Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Treinamento em informática