Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado
CBO 4241-15 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisas de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisas de mercado

Um Entrevistador de pesquisas de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.542,33 e R$ 2.961,51, com a média salarial de R$ 1.810,14 e o salário mediana em R$ 1.648,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.810,14 21.721,70 452,54 8,61
1º Quartil 1.542,33 18.507,95 385,58 7,34
Salário Mediana 1.648,00 19.776,00 412,00 7,84
3º Quartil 2.258,57 27.102,88 564,64 10,74
Teto Salarial 2.961,51 35.538,12 740,38 14,08


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.569 - 1.959 1.580,89 1.568,97 1.569,00 1.616,98 1.958,53
São Paulo - SP 1.664 - 2.978 1.908,59 1.664,06 1.725,00 2.459,03 2.978,45
Cotia - SP 1.725 - 4.916 2.383,56 1.725,15 1.780,00 4.059,04 4.916,43
Brasília - DF 1.480 - 3.196 1.780,68 1.480,00 1.480,30 2.638,95 3.196,38
Santos - SP 1.470 - 2.237 1.616,50 1.470,27 1.548,00 1.846,59 2.236,64
Barueri - SP 1.665 - 2.140 1.721,21 1.665,11 1.726,00 1.766,67 2.139,84
São José do Rio Preto - SP 1.741 - 2.347 1.785,48 1.741,00 1.741,00 1.938,00 2.347,36
Francisco Beltrão - PR 1.720 - 2.326 1.809,09 1.720,00 1.800,00 1.920,00 2.325,56
Manaus - AM 1.412 - 1.797 1.427,05 1.412,00 1.412,00 1.483,50 1.796,86
Rio de Janeiro - RJ 1.622 - 5.626 2.716,24 1.621,75 2.024,00 4.644,51 5.625,56
Belo Horizonte - MG 1.877 - 2.982 2.065,03 1.877,00 1.972,00 2.462,18 2.982,27
Guanambi - BA 1.463 - 1.772 1.463,00 1.463,00 1.463,00 1.463,00 1.772,03
São José dos Campos - SP 1.578 - 2.189 1.648,43 1.578,25 1.578,25 1.807,00 2.188,69
Rio Claro - SP 1.993 - 3.129 2.262,33 1.993,33 2.164,00 2.583,33 3.129,01
Anápolis - GO 1.424 - 3.001 1.730,42 1.424,00 1.510,00 2.477,67 3.001,02
São Luís - MA 1.485 - 1.926 1.555,07 1.484,50 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Florianópolis - SC 1.740 - 5.457 2.588,38 1.740,00 1.900,00 4.505,50 5.457,20
Campinas - SP 2.218 - 5.234 2.904,00 2.218,00 2.638,00 4.321,50 5.234,33
João Pessoa - PB 1.412 - 1.961 1.584,50 1.412,00 1.619,00 1.619,00 1.960,98
Belém - PA 1.412 - 2.029 1.485,50 1.412,00 1.412,00 1.675,00 2.028,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.605 - 3.267 1.952,02 1.604,61 1.726,00 2.697,08 3.266,79
Paraná 1.565 - 2.045 1.597,74 1.564,78 1.569,00 1.688,64 2.045,33
Distrito Federal 1.480 - 3.196 1.780,68 1.480,00 1.480,30 2.638,95 3.196,38
Rio de Janeiro 1.412 - 4.855 2.201,90 1.412,00 1.680,00 4.008,57 4.855,31
Minas Gerais 1.414 - 3.026 1.908,51 1.414,14 1.972,00 2.498,35 3.026,07
Goiás 1.412 - 3.327 1.776,95 1.412,00 1.510,00 2.747,00 3.327,25
Amazonas 1.412 - 1.797 1.427,05 1.412,00 1.412,00 1.483,50 1.796,86
Bahia 1.438 - 1.976 1.494,78 1.437,50 1.463,00 1.631,50 1.976,12
Santa Catarina 1.714 - 5.384 2.621,41 1.713,90 1.950,00 4.444,75 5.383,61
Maranhão 1.485 - 1.959 1.563,96 1.484,50 1.590,00 1.617,00 1.958,56
Paraíba 1.439 - 2.347 1.649,78 1.438,50 1.619,00 1.938,00 2.347,36
Ceará 1.412 - 2.199 1.520,75 1.412,00 1.433,00 1.815,50 2.198,99
Pernambuco 1.460 - 2.663 1.908,43 1.460,00 2.000,00 2.199,00 2.663,49
Pará 1.412 - 2.029 1.485,50 1.412,00 1.412,00 1.675,00 2.028,81
Mato Grosso do Sul 1.437 - 2.422 1.634,80 1.437,00 1.650,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisas de mercado

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • preparar dados para análise;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • realizar triagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;

  • Atividades

    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • coletar preços no comércio;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • elaborar gráficos;
    • corrigir informação levantada;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • evidenciar senso de organização;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • conferir cálculos;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • organizar base de dados;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar programas estatísticos;
    • manter pontualidade;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • identificar a demanda da família;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • aplicar questionário de opinião;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • elaborar tabelas;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • controlar a especificação do produto;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • selecionar o formulário adequado;
    • esclarecer dúvidas;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • cadastrar famílias;
    • identificar a composição familiar;
    • verificar coerência da resposta;
    • recuperar informação não preenchida;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • demonstrar imparcialidade;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • quantificar consumo de produtos;
    • demonstrar credibilidade;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • atualizar cadastro da família;
    • cadastrar domicílios;
    • agir com perseverança;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • demonstrar discernimento;
    • verificar cadastro;
    • agendar entrevistas;
    • verificar dados;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • identificar a situação da família;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • registrar com fidedignidade;
    • codificar informações;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • estimar tendências;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • atender as famílias;
    • apresentar boa dicção;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • sugerir alterações em questionários;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisas de mercado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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