Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa em profundidade - Descrição, atividades e funções do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa em profundidade

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar consistência da informação;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;

Atividades

  • conferir instrumentos de coleta;
  • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
  • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
  • evidenciar senso de organização;
  • esclarecer objetivo da pesquisa;
  • agir com perseverança;
  • aplicar pré-teste do questionário;
  • recuperar informação não preenchida;
  • substituir domicílios amostrados e informantes;
  • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
  • demonstrar credibilidade;
  • apresentar legibilidade de grafia;
  • cumprir cronograma da pesquisa;
  • demonstrar paciência;
  • cadastrar novas empresas e novas construções;
  • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
  • demonstrar noções de microinformática;
  • cadastrar domicílios;
  • efetuar pesquisa de audiência;
  • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
  • organizar roteiro da pesquisa;
  • agendar entrevistas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
  • efetuar entrevista em profundidade;
  • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
  • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
  • registrar com fidedignidade;
  • manter pontualidade;
  • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
  • demonstrar discernimento;
  • receber treinamento para realização da pesquisa;
  • tabular dados de pesquisas específicas;
  • demonstrar imparcialidade;
  • demonstrar objetividade na coleta de dados;
  • demonstrar capacidade de comunicar-se;
  • verificar coerência da resposta;
  • aplicar questionário de opinião;
  • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
  • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
  • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
  • apresentar boa dicção;
  • sugerir alterações em questionários;
  • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
  • corrigir informação levantada;


Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa em profundidade no mercado de trabalho

  • Pesquisas de mercado e de opinião pública
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de ensino
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Agências de publicidade




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