Salário para o cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.474,02 e R$ 3.159,24, com a média salarial de R$ 1.818,12 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.818,12 21.817,48 454,53 8,40
1º Quartil 1.474,02 17.688,25 368,51 6,81
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,62
3º Quartil 2.409,37 28.912,44 602,34 11,13
Teto Salarial 3.159,24 37.910,86 789,81 14,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.626 - 3.406 1.951,93 1.626,11 1.650,00 2.811,90 3.405,86
Cuiabá - MT 1.412 - 1.965 1.465,21 1.412,00 1.412,00 1.622,24 1.964,90
Vitoria - ES 1.412 - 3.203 1.722,88 1.412,00 1.412,00 2.644,11 3.202,63
Belo Horizonte - MG 1.420 - 2.977 1.774,33 1.419,60 1.600,00 2.458,11 2.977,33
Santo André - SP 1.735 - 2.588 1.950,85 1.734,59 1.974,00 2.136,94 2.588,33
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 3.707 2.012,58 1.412,00 1.900,00 3.060,36 3.706,80
Fortaleza - CE 1.412 - 3.955 1.877,28 1.412,00 1.443,00 3.264,95 3.954,61
São Gonçalo - RJ 1.555 - 2.297 1.743,53 1.555,07 1.761,00 1.896,41 2.296,99
Contagem - MG 1.526 - 2.216 1.676,01 1.526,25 1.650,00 1.829,85 2.216,36
Jundiaí - SP 2.970 - 4.266 3.375,53 2.969,57 3.500,00 3.521,74 4.265,64
Brasília - DF 1.412 - 2.793 1.648,58 1.412,00 1.434,00 2.305,95 2.793,04
Cataguases - MG 1.636 - 1.982 1.636,00 1.636,00 1.636,00 1.636,00 1.981,57
Campina Grande - PB 1.413 - 1.807 1.431,76 1.412,88 1.413,00 1.491,63 1.806,71
Goiânia - GO 1.515 - 3.482 2.027,89 1.514,56 1.600,00 2.875,00 3.482,29
São José dos Campos - SP 1.775 - 2.226 1.822,66 1.775,46 1.838,00 1.838,00 2.226,24
Nova Lima - MG 1.751 - 2.132 1.757,96 1.751,33 1.760,00 1.760,00 2.131,76
Porto Alegre - RS 1.635 - 2.478 1.764,67 1.634,83 1.689,00 2.045,83 2.477,97
Assis - SP 1.870 - 2.581 2.047,30 1.870,45 2.090,00 2.131,00 2.581,13
Canoas - RS 1.689 - 2.521 1.784,92 1.689,00 1.689,00 2.081,40 2.521,05
João Pessoa - PB 1.412 - 1.743 1.418,84 1.412,00 1.412,00 1.439,36 1.743,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.615 - 3.545 2.019,48 1.614,67 1.800,00 2.926,59 3.544,77
Mato Grosso 1.412 - 2.065 1.488,31 1.412,00 1.412,00 1.704,88 2.065,01
Minas Gerais 1.461 - 3.193 1.849,29 1.460,67 1.649,00 2.636,41 3.193,30
Espírito Santo 1.412 - 3.286 1.744,43 1.412,00 1.412,00 2.712,77 3.285,79
Rio de Janeiro 1.412 - 3.078 1.865,15 1.412,00 1.761,00 2.541,50 3.078,34
Ceará 1.412 - 3.553 1.800,32 1.412,00 1.443,00 2.933,20 3.552,78
Rio Grande do Sul 1.585 - 2.468 1.748,67 1.585,44 1.689,00 2.037,22 2.467,54
Paraíba 1.412 - 1.773 1.425,23 1.412,00 1.413,00 1.464,09 1.773,35
Distrito Federal 1.412 - 2.793 1.648,58 1.412,00 1.434,00 2.305,95 2.793,04
Goiás 1.485 - 3.529 2.023,24 1.485,16 1.600,00 2.913,68 3.529,14
Paraná 1.412 - 2.718 1.659,13 1.412,00 1.412,00 2.243,89 2.717,87
Bahia 1.413 - 3.323 2.005,72 1.412,50 2.118,00 2.743,79 3.323,36
Pernambuco 1.412 - 2.331 1.574,81 1.412,00 1.412,00 1.924,11 2.330,54
Santa Catarina 1.421 - 2.575 1.637,64 1.420,70 1.500,00 2.126,20 2.575,32
Pará 1.437 - 2.484 1.693,77 1.436,80 1.605,05 2.050,85 2.484,05
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.561 1.605,86 1.412,00 1.425,00 2.114,34 2.560,96
Amazonas 1.442 - 4.677 2.367,58 1.441,56 2.000,00 3.861,67 4.677,37
Rondônia 1.412 - 2.759 1.764,29 1.412,00 1.736,00 2.277,71 2.758,84
Tocantins 1.412 - 2.007 1.477,38 1.412,00 1.412,00 1.657,33 2.007,41
Mato Grosso do Sul 1.720 - 2.422 1.874,58 1.720,00 1.810,00 2.000,00 2.422,46
Alagoas 1.412 - 1.930 1.462,38 1.412,00 1.412,00 1.593,25 1.929,79
Piauí 1.412 - 2.182 1.521,73 1.412,00 1.416,00 1.801,29 2.181,78
Maranhão 1.412 - 2.134 1.550,53 1.412,00 1.511,13 1.762,00 2.134,19
Roraima 2.070 - 2.507 2.070,00 2.070,00 2.070,00 2.070,00 2.507,25
Amapá 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • verificar consistência da informação;
  • realizar triagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • evidenciar senso de organização;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • codificar informações;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • cadastrar famílias;
    • aplicar questionário de opinião;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • sugerir alterações em questionários;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • elaborar gráficos;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • manter pontualidade;
    • verificar coerência da resposta;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • conferir cálculos;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • registrar com fidedignidade;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • demonstrar discernimento;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • demonstrar paciência;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar programas estatísticos;
    • identificar a composição familiar;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • selecionar o formulário adequado;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • coletar preços no comércio;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • identificar a situação da família;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • verificar cadastro;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • demonstrar imparcialidade;
    • atender as famílias;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • controlar a especificação do produto;
    • elaborar tabelas;
    • quantificar consumo de produtos;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • verificar dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • estimar tendências;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • atualizar cadastro da família;
    • organizar base de dados;
    • corrigir informação levantada;
    • agir com perseverança;
    • agendar entrevistas;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • esclarecer dúvidas;
    • apresentar boa dicção;
    • cadastrar domicílios;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • demonstrar credibilidade;
    • recuperar informação não preenchida;


    Setores que mais contratam Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à agricultura
    • Serviços de engenharia
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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