Encarregado de cantina · CBO 5101-30

Encarregado de cantina · CBO 5101-30

CBO 510130 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examin

Também chamado de Chefe de bar · Chefe de barewomen · Chefe de bartander · Encarregado de bar e restaurante · Subchefe de bar · Supervisor de bar

O ofício do Encarregado de cantina em uma frase CBO 510130

Síntese

O Encarregado de cantina (CBO 5101-30) supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes. Elabora relatórios de operação e de avaliação. Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho. Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 5101-30 se traduz na rotina

Planeja as rotinas de trabalho em serviços de bar, no estabelecimento especializado em servir bebidas ou no interior de estabelecimentos maiores, tais como uma unidade do departamento de alimentos e bebidas de hotéis ou uma área delimitada de restaurantes. Define as funções da equipe de trabalho e descreve os procedimentos de execução dos serviços. Programa o abastecimento do bar, pesquisando os preços de matérias-primas e produtos.

Atende clientes do bar, recepcionando-os e orientando seus pedidos. Verifica o fundamento de reclamações dos clientes. Controla a emissão de comandas.

Realiza o controle do suprimento de matérias-primas e produtos para o bar, monitorando o consumo e realizando aquisição para reposição. Controla o recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos adquiridos. Examina prazo de validade dos produtos.

Supervisiona a preparação de bebidas e petiscos. Pesquisa e cria novas receitas.

Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes sobre produtos e serviços. Avalia o tempo de espera e a qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes. Avalia a apresentação dos coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas.

Verifica o estado de conservação das instalações do bar, realizando pequenos reparos. Providencia serviços de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços. Monitora a realização dos serviços de dedetização e desratização.

Monitora o funcionamento dos equipamentos, realizando pequenos reparos ou providenciando serviços de manutenção. Propõe a substituição de equipamentos tecnologicamente ultrapassados por novos. Realiza triagem de utensílios para descarte ou reparo.

Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços. Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe. Soluciona situações de conflito na equipe ou problemas entre a equipe e os clientes.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas. Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho. Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas. Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação. Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento. Organiza treinamento para execução de novas receitas, novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos. Simula atividades para aprendizagem. Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas e produtos, elaborando documento com informações de vendas, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes.

Mantém a organização e a limpeza do bar, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios.

Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Pulso do mercado para CBO Encarregado de cantina

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 5101-30 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo negativo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasSaldo negativo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 5101-30

Os principais empregadores concentram-se em: Restaurantes, Lanchonetes, Organização de Eventos, Bares com Música Ao Vivo, Hotéis, Fornecimento de Refeições (Empresas).

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Saberes que sustentam o CBO 5101-30

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 11 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente333
Ciências exatas e informáticaCiência da computaçãoSistemas de informação334
Matemática e estatísticaEstatística333
Matemática aplicada333
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática333
Internet334
Ciências sociais aplicadasDireitoLegislação aplicada à área ocupacional333
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho334
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação e expressão444
Português instrumental433
Inglês instrumental333
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 44 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosLevantamento de informaçõesPesquisa de satisfação334
Planejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho333
Processos administrativos e organizacionaisRotinas de suprimento323
Processos de recursos humanosDinâmica das relações interpessoais444
Liderança444
Rotinas de administração de pessoas333
Rotinas de desenvolvimento de pessoas334
Rotinas de recrutamento e seleção de pessoal334
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação do desempenho da equipe de trabalho334
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - levantamento de necessidades de treinamento334
Qualidade e produtividadeAferição de produtividade334
Gestão da qualidade323
Saúde e segurançaErgonomia333
Segurança no trabalho334
Limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicasPortaria e vigilânciaControle de movimentação de pessoas e mercadorias444
ZeladoriaManutenção e reparos de primeiro nível222
Processos de comércioAtendimento ao clienteCódigo do consumidor333
Serviços de atendimento ao cliente334
ComprasCotação334
Controle e armazenagemControle de estoques344
Tipos de armazenagem344
Processos de produção industrialConstrução civil e obras públicasInstalações223
Informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumoFabricação artesanal de alimentos333
Processos de conservação de alimentos334
Processos de fabricação de bebidas222
Serviços da saúde e bem-estarNutrição e dietéticaBoas práticas na manipulação de alimentos344
Higiene dos alimentos344
Serviços financeiros e afinsTecnologia dos serviços financeiros e afinsMatemática financeira233
Turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazerGastronomia e alimentaçãoClassificação das bebidas444
Harmonização de bebidas e comidas444
Pedidos: anotação, abertura, fechamento de contas444
Planejamento e administração de bares, restaurantes, confeitarias e padarias233
Preparação de bebidas e coquetéis444
Procedimentos de mise em place433
Seleção de materiais (utensílios e equipamentos) de alimentação333
Técnicas de armazenamento de alimentos e bebidas444
Técnicas de manipulação de alimentos e bebidas445
Tipos e perfis de clientes (características, desejos, necessidades)333
Outros conhecimentos de gastronomia e alimentação - fundamentos de enologia334
Outros conhecimentos de gastronomia e alimentação - fundamentos de gastronomia334
Outros conhecimentos de gastronomia e alimentação - novas práticas e protocolos aplicados aos serviços de bares e restaurantes445
Outros conhecimentos de gastronomia e alimentação - supervisão de serviços de bar445
Outros conhecimentos de gastronomia e alimentação - técnicas de apresentação de coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas445
Normas técnicas e regulamentadoras para turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazerNormas técnicas para gastronomia e alimentação444

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 12 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Escuta ativa44
Expressão oral44
Compreensão escrita33
Expressão escrita33
Negociação34
Habilidade de orientar serviços44
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções33
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)22
Trabalho com númerosTranscrição de dados33
Comparação de dados33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 15 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta33
Flexibilidade dinâmica33
Força de tronco33
Força estática33
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão44
Destreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual44
Coordenação multimembros33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Reconhecimento de fala33
Clareza de fala44
Percepção de profundidade33
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Discriminação de cor visual44
Habilidades práticas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...44
Troca de informações33
Fornecimento de informações43
Cooperação33
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços44
Supervisão44
Coordenação44
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas22
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade33

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 4 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho3
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores3
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Verbos do dia a dia do CBO 510130

O que se faz na prática
Elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes
Avaliar comportamento do funcionário com o cliente
Pesquisar receitas de preparo de bebidas
Executar preparação de alimentos e bebidas
Orientar pedido do cliente
Promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis
Estabelecer rotinas de passagem de turnos
Elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente
Programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes
Controlar emissão de comandas
Elaborar cronogramas de execução de tarefas
Sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Encarregado de cantina (CBO 5101-30) pertence à família dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios, dentro do grande grupo dos trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados .

Profissões irmãs na família CBO 5101

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Encarregado de cantina

CBO 510130

Qual é o CBO do Encarregado de cantina?

O código é CBO 5101-30 (ou CBO 510130 sem o hífen), dentro da família 5101 (Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios), no grande grupo 5 (Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados ).

O que faz um Encarregado de cantina?

Supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes. Elabora relatórios de operaçã…

Que formação é necessária para o CBO 5101-30?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Restaurantes, Lanchonetes, Organização de Eventos, Bares com Música Ao Vivo.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 5101-30

Mesmo subgrupo · CBO 510