Salário para o cargo de Educador social
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social

Um Educador social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.706,65 e R$ 3.745,23, com a média salarial de R$ 2.153,64 e o salário mediana em R$ 2.039,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.153,64 25.843,73 538,41 10,82
1º Quartil 1.706,65 20.479,78 426,66 8,58
Salário Mediana 2.039,00 24.468,00 509,75 10,25
3º Quartil 2.856,27 34.275,27 714,07 14,35
Teto Salarial 3.745,23 44.942,77 936,31 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.966 - 3.713 2.324,44 1.966,16 2.155,00 3.065,77 3.713,36
Porto Alegre - RS 1.487 - 3.517 2.045,18 1.487,02 1.890,00 2.903,91 3.517,30
Rio de Janeiro - RJ 1.651 - 4.381 2.315,21 1.650,96 1.970,00 3.616,88 4.380,87
Belo Horizonte - MG 1.479 - 3.602 2.110,11 1.478,55 2.000,00 2.973,53 3.601,63
Fortaleza - CE 1.477 - 2.651 1.725,08 1.477,32 1.580,00 2.189,01 2.651,39
Brasília - DF 1.543 - 3.279 1.901,03 1.542,75 1.620,00 2.707,06 3.278,88
Recife - PE 1.602 - 3.205 1.919,16 1.602,26 1.700,00 2.645,84 3.204,73
Campinas - SP 1.922 - 3.967 2.525,89 1.922,12 2.475,00 3.274,87 3.966,62
Londrina - PR 1.680 - 3.412 2.076,83 1.679,76 1.900,00 2.816,69 3.411,66
Salvador - BA 1.412 - 3.792 1.890,23 1.412,17 1.515,00 3.130,45 3.791,69
Santo André - SP 1.644 - 3.479 2.113,63 1.643,95 1.921,00 2.872,61 3.479,39
Curitiba - PR 1.631 - 3.689 2.128,86 1.631,48 1.970,00 3.045,36 3.688,63
Juiz de Fora - MG 1.507 - 2.360 1.691,47 1.507,32 1.615,00 1.948,23 2.359,75
Contagem - MG 1.655 - 3.462 2.247,22 1.655,31 2.202,00 2.857,94 3.461,62
Vitoria - ES 1.628 - 2.710 1.891,39 1.628,36 1.864,00 2.237,00 2.709,53
Canoas - RS 1.549 - 2.553 1.753,24 1.549,08 1.580,00 2.107,39 2.552,54
Caxias do Sul - RS 1.996 - 3.698 2.610,96 1.996,45 2.717,00 3.053,22 3.698,15
Florianópolis - SC 1.724 - 4.579 2.454,06 1.724,10 2.081,00 3.780,15 4.578,63
São José do Rio Preto - SP 1.900 - 6.178 2.746,65 1.899,80 1.960,88 5.100,85 6.178,30
Piracicaba - SP 1.859 - 3.564 2.524,46 1.859,00 2.638,00 2.942,74 3.564,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.741 - 3.667 2.253,67 1.740,72 2.070,10 3.027,67 3.667,20
Rio Grande do Sul 1.486 - 3.388 2.004,36 1.486,06 1.890,00 2.796,89 3.387,68
Minas Gerais 1.471 - 3.955 2.108,32 1.470,88 1.830,00 3.265,06 3.954,74
Rio de Janeiro 1.583 - 4.324 2.273,81 1.583,38 1.970,00 3.570,03 4.324,13
Paraná 1.618 - 3.427 2.077,64 1.617,56 1.907,00 2.829,13 3.426,73
Santa Catarina 1.674 - 3.632 2.166,59 1.674,04 1.982,21 2.998,66 3.632,07
Pernambuco 1.487 - 3.103 1.871,05 1.486,76 1.700,00 2.561,68 3.102,79
Espírito Santo 1.505 - 3.404 1.973,39 1.505,19 1.813,00 2.810,53 3.404,20
Ceará 1.477 - 2.656 1.721,65 1.476,97 1.580,00 2.192,77 2.655,94
Distrito Federal 1.543 - 3.279 1.901,03 1.542,75 1.620,00 2.707,06 3.278,88
Bahia 1.412 - 3.596 1.855,64 1.412,00 1.515,00 2.968,87 3.595,98
Mato Grosso do Sul 1.506 - 6.370 2.700,21 1.505,71 2.038,00 5.259,21 6.370,12
Goiás 1.440 - 6.264 2.519,55 1.440,34 1.700,00 5.171,76 6.264,19
Amazonas 1.412 - 3.415 1.818,86 1.412,00 1.500,00 2.819,58 3.415,16
Piauí 1.412 - 2.724 1.646,33 1.412,00 1.412,00 2.248,90 2.723,94
Pará 1.425 - 11.416 3.683,89 1.425,02 2.000,00 9.425,08 11.415,94
Rio Grande do Norte 1.513 - 8.763 3.272,82 1.513,35 2.076,00 7.234,47 8.762,61
Paraíba 1.429 - 3.691 2.026,27 1.428,57 1.761,37 3.047,50 3.691,22
Mato Grosso 1.540 - 5.198 2.694,60 1.539,67 2.500,00 4.291,92 5.198,50
Rondônia 1.431 - 3.768 2.033,71 1.431,17 1.748,00 3.111,25 3.768,44
Maranhão 1.536 - 3.973 2.074,12 1.535,64 1.736,00 3.280,51 3.973,45
Alagoas 1.416 - 3.303 1.860,74 1.416,00 1.725,00 2.727,13 3.303,18
Roraima 1.524 - 3.116 2.246,00 1.523,88 2.450,00 2.573,00 3.116,49
Sergipe 1.412 - 3.256 1.860,57 1.412,00 1.757,00 2.688,43 3.256,31
Acre 1.412 - 2.135 1.543,25 1.412,00 1.499,00 1.762,67 2.134,99
Tocantins 1.816 - 5.829 3.470,00 1.816,00 4.000,00 4.812,50 5.829,04
Amapá 1.950 - 5.201 3.035,63 1.949,50 2.949,50 4.294,00 5.201,02


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • avaliar processo de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;
  • comunicar-se;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;

  • Atividades

    • receber informações sobre violação de direitos;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • participar da elaboração de questionários;
    • registrar ocorrências;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • demonstrar autocontrole;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • apontar alternativas;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • realizar atividades artísticas;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • definir rotina administrativa;
    • alterar estratégias;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • revistar o interno e visitantes;
    • administrar conflitos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • encaminhar documentação oficial;
    • participar da elaboração das normas;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • denunciar situação de risco;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • permanecer em estado de alerta;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • inspirar confiança;
    • trocar experiências;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • analisar práticas;
    • agir sob pressão;
    • levantar dados estatísticos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • identificar internos em situação de risco;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • notificar pessoas e entidades;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • realizar rondas;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • contornar situações adversas;
    • desenvolver oficinas;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • acolher educando;
    • planejar eventos;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • agendar visitas;
    • mapear público-alvo;
    • analisar resultados;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • pesquisar histórico familiar;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • definir metodologia de trabalho;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • avistar assistidos/usuários;
    • buscar identificação e empatia;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • servir de exemplo;
    • despertar esperança;
    • verificar denúncias;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • tomar decisões;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • realizar terapias em grupo;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • definir estratégias;
    • avaliar ações;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • preencher documentos;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • receber denúncias;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • assumir riscos;
    • resgatar autoestima;
    • exercitar atividade de escuta;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • requisitar serviços;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • realizar visitas domiciliares;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • passar o plantão;
    • demonstrar persistência;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • revistar as celas;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • estabelecer cronograma;
    • fazer devolutiva;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • recepcionar educando/ interno;
    • definir objetivos;
    • demonstrar coragem;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • construir hábitos;
    • identificar público-alvo;
    • monitorar comportamento;
    • demonstrar pró atividade;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • criar vínculos;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • respeitar diferenças;
    • analisar casos;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar flexibilidade;
    • receber demanda espontânea;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • demonstrar entusiasmo;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • definir metas;


    Setores que mais contratam Educador social no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Orfanatos
    • Atividades associativas
    • Albergues assistenciais
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista