Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
- Diretores de Áreas de apoio
- Diretores de recursos humanos e relações de trabalho
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.
Funções e atividades do Diretor de relações de trabalho
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:
- demonstrar competências pessoais;
- liderar atividades do departamento pessoal;
- formular políticas de cargos, salários e benefícios;
- participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
- desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
- coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
- conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
Atividades
- participar nas definições dos eventos corporativos;
- avaliar o passivo trabalhista;
- assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
- negociar;
- participar na elaboração das metas orçamentárias;
- trabalhar em equipe;
- participar da aprovação do orçamento de treinamento;
- elaborar estratégias de contenção de custos;
- propor desenho de fluxograma organizacional;
- supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
- participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
- participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
- avaliar planos de benefícios;
- adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
- recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
- propor políticas de responsabilidade social da empresa;
- agir como facilitador;
- estudar o clima organizacional da empresa em foco;
- avaliar cultura da empresa;
- recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
- elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
- acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
- participar de seminários, na área de recursos humanos;
- estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
- demonstrar capacidade de empreender;
- aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
- desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
- definir políticas e planos de benefícios;
- acompanhar estado da arte da remuneração variável;
- trabalhar com pessoas;
- avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
- recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
- participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
- aprovar campanhas sociais;
- dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
- formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
- promover programas de integração entre as empresas;
- acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
- acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
- mostrar flexibilidade;
- propor políticas de movimentação de pessoal;
- aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
- acompanhar plano e custo de treinamento;
- conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
- mostrar liderança;
- acompanhar evolução da folha de pagamentos;
- dimensionar quadro de funcionários;
- solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
- orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
- participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
- aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
- analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
- agir com ética profissional;
- reciclar-se constantemente;
- aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
- assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
- supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
- assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;