Salário para o cargo de Diretor de relações de trabalho
CBO 1232-10 > Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Diretor de relações de trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Lideram atividades do departamento pessoal, formulam políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa, conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

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Principais locais de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de relações de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:

  • formular políticas de cargos, salários e benefícios;
  • desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
  • conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
  • liderar atividades do departamento pessoal;
  • coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • propor políticas de responsabilidade social da empresa;
  • recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
  • adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
  • acompanhar plano e custo de treinamento;
  • acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
  • mostrar flexibilidade;
  • trabalhar com pessoas;
  • assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
  • desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
  • formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
  • elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
  • aprovar campanhas sociais;
  • acompanhar evolução da folha de pagamentos;
  • participar da aprovação do orçamento de treinamento;
  • supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
  • participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
  • propor desenho de fluxograma organizacional;
  • avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
  • agir com ética profissional;
  • aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
  • estudar o clima organizacional da empresa em foco;
  • propor políticas de movimentação de pessoal;
  • assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • negociar;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
  • solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
  • desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
  • mostrar liderança;
  • reciclar-se constantemente;
  • acompanhar estado da arte da remuneração variável;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • dimensionar quadro de funcionários;
  • participar de seminários, na área de recursos humanos;
  • definir políticas e planos de benefícios;
  • aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
  • conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
  • avaliar planos de benefícios;
  • avaliar o passivo trabalhista;
  • elaborar estratégias de contenção de custos;
  • supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
  • participar nas definições dos eventos corporativos;
  • conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
  • participar na elaboração das metas orçamentárias;
  • acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
  • orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
  • trabalhar em equipe;
  • agir como facilitador;
  • acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
  • participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
  • participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
  • assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
  • aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
  • estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
  • demonstrar capacidade de empreender;
  • promover programas de integração entre as empresas;
  • participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • avaliar cultura da empresa;


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