Salário para o cargo de Diretor de relações de trabalho
CBO 1232-10 > Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Diretor de relações de trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Lideram atividades do departamento pessoal, formulam políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa, conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

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Principais locais de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de relações de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:

  • desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
  • coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
  • formular políticas de cargos, salários e benefícios;
  • conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • liderar atividades do departamento pessoal;

Atividades

  • propor desenho de fluxograma organizacional;
  • acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
  • demonstrar capacidade de empreender;
  • avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
  • participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
  • supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
  • reciclar-se constantemente;
  • elaborar estratégias de contenção de custos;
  • aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
  • avaliar planos de benefícios;
  • adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
  • propor políticas de responsabilidade social da empresa;
  • acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
  • aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
  • recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
  • trabalhar com pessoas;
  • mostrar flexibilidade;
  • aprovar campanhas sociais;
  • conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
  • supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
  • participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
  • acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
  • aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
  • elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
  • participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • acompanhar evolução da folha de pagamentos;
  • formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • participar de seminários, na área de recursos humanos;
  • dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
  • propor políticas de movimentação de pessoal;
  • agir como facilitador;
  • analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
  • agir com ética profissional;
  • mostrar liderança;
  • avaliar cultura da empresa;
  • acompanhar plano e custo de treinamento;
  • orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
  • assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
  • assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
  • participar nas definições dos eventos corporativos;
  • desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
  • definir políticas e planos de benefícios;
  • solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
  • acompanhar estado da arte da remuneração variável;
  • assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • promover programas de integração entre as empresas;
  • avaliar o passivo trabalhista;
  • participar da aprovação do orçamento de treinamento;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • estudar o clima organizacional da empresa em foco;
  • dimensionar quadro de funcionários;
  • trabalhar em equipe;
  • aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
  • estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
  • desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
  • negociar;
  • participar na elaboração das metas orçamentárias;


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