Salário para o cargo de Diretor de produção na agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção na agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

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Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção na agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • avaliar desempenho da produção;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de negociações;
  • administrar os recursos da empresa;
  • traçar estratégias comerciais;

Atividades

  • demonstrar autoridade;
  • evidenciar organização;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • demonstrar objetividade;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • desenvolver flexibilidade;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • demonstrar criatividade;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • autorizar necessidade de compras;
  • avaliar qualidade da produção;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • definir indicadores de mercado;
  • definir critérios de investimento;
  • evidenciar liderança;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • definir estratégias operacionais;
  • demonstrar responsabilidade;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • controlar investimentos;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • atender à legislação vigente;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • controlar execução dos investimentos;
  • aprovar recursos;
  • demonstrar senso político;
  • participar de eventos técnicos;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • avaliar concorrência;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • representar legalmente a empresa;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • participar de órgãos de classe;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • administrar informações meteorológicas;
  • demonstrar persistência;
  • definir auditorias;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • avaliar novas tecnologias;
  • resolver problemas emergenciais;
  • demonstrar disciplina;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • definir programas de investimento;
  • cultivar visão holística;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • participar da elaboração de contratos;
  • demonstrar iniciativa;
  • raciocinar estrategicamente;
  • controlar a evolução da produção;
  • aumentar rentabilidade;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • evidenciar ética profissional;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • definir consultorias;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • promover parcerias;
  • negociar compras e vendas;


Setores que mais contratam Diretor de produção na agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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