Salário para o cargo de Diretor de produção na agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção na agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

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Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção na agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • participar de negociações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • traçar estratégias comerciais;
  • administrar os recursos da empresa;
  • avaliar desempenho da produção;

Atividades

  • raciocinar estrategicamente;
  • avaliar qualidade da produção;
  • participar de eventos técnicos;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • demonstrar senso político;
  • avaliar concorrência;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • controlar investimentos;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • cultivar visão holística;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • evidenciar organização;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • negociar compras e vendas;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • definir estratégias operacionais;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • atender à legislação vigente;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • demonstrar persistência;
  • administrar informações meteorológicas;
  • demonstrar autoridade;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • definir consultorias;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • participar da elaboração de contratos;
  • aumentar rentabilidade;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • autorizar necessidade de compras;
  • demonstrar objetividade;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • controlar a evolução da produção;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • evidenciar ética profissional;
  • resolver problemas emergenciais;
  • demonstrar responsabilidade;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • aprovar recursos;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • representar legalmente a empresa;
  • definir critérios de investimento;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • demonstrar disciplina;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • avaliar novas tecnologias;
  • desenvolver flexibilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • participar de órgãos de classe;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • definir programas de investimento;
  • definir auditorias;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • evidenciar liderança;
  • promover parcerias;
  • controlar execução dos investimentos;
  • definir indicadores de mercado;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • evidenciar comprometimento profissional;


Setores que mais contratam Diretor de produção na agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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