Salário para o cargo de Diretor de produção na agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção na agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

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Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção na agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • avaliar desempenho da produção;
  • participar de negociações;
  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • traçar estratégias comerciais;
  • administrar os recursos da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • estabelecer planejamento estratégico;

Atividades

  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • evidenciar organização;
  • avaliar qualidade da produção;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • desenvolver flexibilidade;
  • demonstrar responsabilidade;
  • definir estratégias operacionais;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • representar legalmente a empresa;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • avaliar concorrência;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • definir critérios de investimento;
  • demonstrar disciplina;
  • definir consultorias;
  • evidenciar liderança;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • demonstrar criatividade;
  • atender à legislação vigente;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • resolver problemas emergenciais;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • avaliar novas tecnologias;
  • aumentar rentabilidade;
  • participar de órgãos de classe;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • demonstrar persistência;
  • evidenciar ética profissional;
  • participar da elaboração de contratos;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • raciocinar estrategicamente;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • controlar investimentos;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • controlar a evolução da produção;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • negociar compras e vendas;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar senso político;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • administrar informações meteorológicas;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • cultivar visão holística;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • controlar execução dos investimentos;
  • demonstrar iniciativa;
  • autorizar necessidade de compras;
  • demonstrar autoridade;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • aprovar recursos;
  • participar de eventos técnicos;
  • definir indicadores de mercado;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • definir programas de investimento;
  • promover parcerias;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • definir auditorias;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;


Setores que mais contratam Diretor de produção na agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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