Salário para o cargo de Designer instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Designer instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Designer instrucional

Um Designer instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Designer instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • coordenar reuniões;
    • elaborar textos de orientação;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar os planos diretores;
    • criar espaços de participação/interação;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • compreender o contexto;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • auto avaliar-se;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular o senso crítico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • administrar conflitos;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • demonstrar flexibilidade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • traçar cronograma de execução;
    • trabalhar em equipe;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • estimular valores estéticos;
    • definir estratégias de ensino;
    • assessorar o trabalho docente;
    • analisar resultados das avaliações;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • descrever atividades;
    • respeitar as diversidades;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • administrar a demanda por vagas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • traçar metas educacionais;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • selecionar referencial teórico;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • desenvolver a autoestima;
    • acompanhar processo de revisão;
    • administrar tempo;
    • garantir a integridade instrucional;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • administrar recursos de trabalho;
    • respeitar a autoria do educador;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • identificar público alvo;
    • entrevistar;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • orientar equipe de produção;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estudar continuamente;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • demonstrar versatilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • definir mídias;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • interagir com os pais;
    • observar o desempenho das classes;
    • dimensionar carga horária;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • definir processos de avaliação;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • divulgar deliberações;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • socializar informações;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • validar material revisado;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • realizar controle de qualidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • formar-se continuamente;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • construir sistema de avaliação;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • respeitar a alteridade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • definir escopo;
    • promover estudos de caso;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • organizar encontro de educandos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • roteirizar material;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • participar das avaliações externas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • demonstrar proatividade;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • mapear conteúdo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estimular a criatividade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • promover trocas de experiências;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • dimensionar os problemas;
    • elaborar objetivos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • analisar o desempenho das classes;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • equalizar informações;
    • mapear competências;
    • definir abordagem de comunicação;
    • acompanhar equipe de produção;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar relatórios;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • validar produto final;
    • traçar objetivos educacionais;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • organizar grupos de estudos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estimular o respeito mútuo;
    • estimular o senso de justiça;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • emitir pareceres;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • atualizar-se continuamente;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular a cooperação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • avaliar a instituição escolar;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • elaborar atividades;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • selecionar bibliografia;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Designer instrucional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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