Salário para o cargo de Comentarista de rádio e televisão
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de rádio e televisão

Um Comentarista de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • narrar transmissão de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar eventos;
  • comentar os fatos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • anunciar produtos e serviços;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • entrevistar pessoas;

  • Atividades

    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • anunciar chamadas;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • apresentar os participantes do evento;
    • ancorar programas;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • ler o texto no ar;
    • locutar documentários;
    • noticiar fatos;
    • descrever o evento;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • posicionar os participantes do evento;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • editar material gravado;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • seguir o roteiro do evento;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • chamar os comerciais;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • delimitar o conteúdo;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • gravar reportagens;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • envolver o entrevistado;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • ajustar a narração ao evento;
    • administrar tempo para o evento;
    • apresentar programações diversas;
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • provocar o entrevistado;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • editar textos;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • interromper o entrevistado;
    • redigir a notícia;
    • opinar a respeito do evento;
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • formular perguntas;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • selecionar material;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • fazer enquete;
    • ler os comerciais no ar;
    • anunciar programação;
    • organizar as informações;
    • demonstrar cordialidade;
    • passar o texto;
    • construir a cena;
    • demonstrar credibilidade;
    • ensaiar a apresentação;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • animar o programa;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • participar da definição da pauta;
    • checar as informações;
    • demonstrar dinamismo;
    • chamar reportagem;


    Setores que mais contratam Comentarista de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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